Beber água emagrece? Aprenda como funciona essa forma de perder peso!

Beber água emagrece? Aprenda como funciona essa forma de perder peso!

Muitas pessoas que estão em busca de alcançar um maior bem-estar se perguntam se beber água emagrece.

Sem dúvida, este é um questionamento bastante relevante, visto que é comum encontrar comentários no dia-a-dia sobre a importância de beber água para emagrecer.

A água é, de fato, um líquido altamente importante para a vida humana. Ela serve para nos auxiliar em nossas atividades diárias, como na lavagem de louças, roupas e até mesmo em nosso banho.

Além disso, o líquido, quando potável, serve para hidratar e regular o organismo humano como um todo.

Dessa forma, a água também pode ser uma grande aliada do processo de emagrecimento. Neste artigo, vamos explicar como ela auxilia na perda de peso e como ela deve ser ingerida segundo o consenso de especialistas.

Portanto, acompanhe o texto até o final e tenha uma boa leitura!

É verdade que beber muita água emagrece? 

A relação direta entre beber muita água e emagrecer pode ser vista como um mito. Contudo, é inegável que a água pode desempenhar um papel muito importante no processo de emagrecimento.

Então, afinal, beber água emagrece ou não?

Apesar de ser essencial para a vida e a saúde de todo o corpo, o líquido, por si só, não é capaz de reduzir o peso de uma pessoa.

É importante destacar esta questão, pois, pessoas leigas costumam acreditar que a água possui propriedades especiais capazes de possibilitar diretamente o emagrecimento, e isso não é verdade.

De toda maneira, o consumo de água pode auxiliar na perda de peso por conta de uma série de motivos que explicaremos no decorrer do artigo.  

Outro ponto a ser considerado é a quantidade ideal de água que pode ser ingerida. Tomar muita água pode não ser uma boa opção, já que pode causar um certo desequilíbrio na concentração de eletrólitos no organismo humano. 

Quando consumimos água em uma quantidade acima do necessário, podemos desequilibrar, por exemplo, o sódio no sangue, o que pode causar a hiponatremia. 

Sendo assim, é indicado tomar a dose ideal de água, definida por profissionais e grandes organizações de saúde.

Então, resumidamente, a água é altamente relevante para o funcionamento do organismo humano, mas sozinha não é capaz de possibilitar o emagrecimento.

Como a água ajuda na perda de peso?

Mesmo que a água não faça mágica, a afirmação de que beber água emagrece não é totalmente incorreta.

A água, conforme já destacado anteriormente, pode exercer um papel bastante relevante no processo de perda de peso.

Ela, por exemplo, é capaz de causar uma maior sensação de saciedade, evitando assim que as pessoas comam além do que necessitam.

De todo modo, a afirmação de que beber água emagrece pode ser sustentada por uma série de benefícios que o líquido oferece para o corpo humano.

Foto de mulher bebendo água

Confira de quais maneiras a água pode participar do processo de emagrecimento:

Melhora a performance em atividades físicas

Para emagrecer, é necessário ter hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, boas noites de sono e a prática de atividades físicas.

A água é fundamental para otimizar a resistência física nos exercícios. Quando estamos realizando atividades físicas, podemos eliminar de 1 a 2 litros de água do corpo. 

Para que a performance se mantenha boa e estável, é importante que o indivíduo reponha a água do corpo. Por isso, é importante que uma boa quantidade de água seja consumida antes, durante e depois dos exercícios.

É recomendado que, depois da atividade física, você consuma, no mínimo, 50% a mais do que o suor perdido. Para ter uma ideia de quanta água perdeu, pese o seu corpo. A cada 100 gramas perdidas considere 100 ml de suor produzido.

A água também atua promovendo uma boa movimentação dos tecidos conjuntivos, articulações e músculos. O funcionamento dos pulmões, do coração e de outros órgãos também são beneficiados pelo consumo de água.

Por isso, ingira água antes, durante e depois do exercício. Em dias mais quentes, capriche na quantidade.

Diminui a retenção de líquidos

Consumir água mineral pode ser relevante para uma melhor circulação do sangue e dos outros fluidos do corpo. Sendo assim, o organismo pode combater a retenção de líquidos.

Geralmente, quando há retenção de líquidos, há maior sensação de inchaço. Ao reduzir a retenção, é comum que as pessoas já notem uma grande diferença na aparência do seu corpo.

Promove o bom funcionamento do intestino

O intestino funciona melhor quando ingerimos uma boa quantidade de água. Uma boa dica é associar o consumo de fibras com água. Ingerir alimentos ricos em fibra e água pode melhorar o trânsito intestinal.

Sendo assim, a digestão pode ser melhorada. A sensação de saciedade também pode ser potencializada com o consumo de fibras e água.

Pode controlar a pressão arterial

A água, sobretudo mineral, é uma boa aliada de pessoas com hipertensão arterial que buscam emagrecer. O líquido com os seus componentes, como cálcio e magnésio, pode fortalecer e aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Além disso, por proporcionar o bom funcionamento do organismo, a circulação sanguínea também é afetada positivamente.

Causa maior sensação de saciedade

A água é conhecida por promover uma maior sensação de saciedade. Isso significa que, quem toma água na quantidade adequada, deve se sentir mais saciado e, portanto, comer menos.

Aliar esse fator a outros hábitos saudáveis pode ser uma boa medida para começar a emagrecer.

Auxilia na queima de calorias

De acordo com algumas pesquisas científicas, a água auxilia a queimar calorias. Um estudo de 2014, por exemplo, mostrou que um grupo de 12 pessoas, após ingerir certa quantidade de água, apresentou uma queima de calorias entre 2% e 3% maior do que o normal.

Facilita a eliminação de resíduos do corpo

Um corpo desidratado tem mais dificuldade na eliminação de dejetos corporais, como a urina e as fezes.

A água ajuda os rins na filtragem de toxinas e resíduos. Se o corpo não tem água suficiente, os rins costumam reter líquidos. Como já citado, a retenção de líquido incha o corpo e causa a sensação de um maior tamanho.

Pode substituir líquidos calóricos

Foto de homem bebendo água

No dia-a-dia consumimos bastante líquidos que possuem calorias, como refrigerantes, sucos e outras bebidas adocicadas.

Se essas bebidas são substituídas por água, uma bebida sem calorias, é capaz que a perda de peso seja beneficiada.

A diferença não é tão expressiva, mas ela existe, como alguns estudos comprovam.

Participa do processo de queimação de gordura

O corpo não é capaz de metabolizar corretamente os carboidratos e as gorduras armazenadas sem água.

A metabolização da gordura, por exemplo, é chamada de lipólise. Antes desse processo, é necessário ocorrer a hidrólise, que é basicamente caracterizada pela integração de moléculas de água com triglicerídeos.

Sendo assim, tomar a dose ideal de água é fundamental para que o processo de queima de gordura seja realizado plenamente.

Quantos litros de água para perder peso?

Correto, agora que você entendeu que, de certa forma, beber água emagrece, deve estar se perguntando qual é a quantidade do líquido que deve ingerir. É isso que explicaremos abaixo:

Como já abordado no artigo, apenas o consumo de água não pode causar a perda de peso. No entanto, a associação de hábitos saudáveis como dieta, prática de atividades físicas e consumo adequado de água pode sim promover o emagrecimento.

Geralmente, as pessoas recomendam a ingestão diária de água de 2 a 3 litros. Contudo, esse valor depende de uma série de fatores, como:

  • idade;
  • sexo;
  • frequência de atividade física;
  • clima.

Uma das fórmulas mais conhecidas para definir a quantidade ideal de água diária leva em consideração o peso corporal. Para saber quanto de água você precisa tomar por dia, considere o cálculo:

Peso corporal x 35 ml

Em um exemplo prático, imaginemos que alguém de 90 kg queira descobrir a dose diária ideal de água. Sendo assim, o cálculo seria:

90 x 0,035 = 3,15 litros 

É importante ressaltar que não é necessário esperar sentir sede para tomar água. Sede é um indicativo de que você precisa de água imediatamente.

Você precisa tomar água regularmente durante o dia, levando em consideração a quantidade indicada pela fórmula aqui apresentada ou pela média de 2 a 3 litros.

Pode beber muita água de uma só vez? Riscos de beber muita água

Muitas pessoas conseguem ingerir grandes quantidades de água de uma só vez. Existem pessoas que, por exemplo, bebem até 500 ml em um curto período de tempo e não apresentam problemas.

Contudo, é muito mais recomendável beber água em pequenas quantidades ao longo do dia. Tomar água em excesso pode causar a diluição de minerais importantes e até desconforto gastrointestinal.

Qual a forma correta de beber água para emagrecer?

Foto de homem tomando água.

Não existe uma única forma correta de beber água. A principal dica é que uma dose ideal seja consumida por dia. Além disso, também é preciso que você considere fatores como a umidade e o clima para focar ainda mais na hidratação.

É altamente relevante que você beba água antes mesmo de sentir sede, pois a sede indica o início de uma desidratação leve.

Você também deve tomar água potável, é claro. Águas sem tratamento apresentam contaminantes como bactérias, vírus e produtos químicos.

Se você deseja beber água para emagrecer, será preciso contar com ela pura ou sem adição de qualquer substância calórica. Caso prefira, pode tomar água aromatizada ou chá sem açúcar.

É recomendado ingerir água em até 30 minutos antes das refeições e a partir de 40 minutos após as mesmas. Este período de tempo serve para evitar qualquer interferência na digestão.

Para estimular a hidratação, busque consumir alimentos com alto teor de água, como frutas (melancia, melão, tomate, morango, uva, por exemplo) e legumes (alface, pepino e aipo, por exemplo).

Ao sair de casa, leve água em uma garrafa. Abasteça sempre que possível.

Quanto mais água mais emagrece?

Não necessariamente. O consumo de água é muito importante para diversos processos do metabolismo humano, mas não significa que quanto mais água tomar, mais você emagrece.

Continue ingerindo uma boa quantidade de água para que o seu organismo continue regulado.

O que ajuda a perder peso mais rapidamente?

A perda de peso depende de uma série de fatores, como a realização de atividades físicas, um bom sono, uma dieta bem montada e muito mais.

Para perder peso mais rapidamente você deve adotar todos os hábitos saudáveis citados acima. Além disso, será necessário que você gaste mais calorias do que ingere diariamente.

Ou seja, será necessário ingerir alimentos que forneçam os nutrientes necessários para o funcionamento do seu corpo, que causam a sensação de saciedade, mas estes nunca poderão ter mais calorias do que você perde.

É importante destacar a relevância do acompanhamento com profissionais qualificados, como:

  • nutricionistas;
  • nutrólogos;
  • endocrinologistas;
  • personal trainers. 

Em alguns casos, suprir e repor nutrientes será bastante fundamental para uma rotina saudável. Nessas situações, é possível contar com suplementos alimentares.

A Belt Nutrition é uma empresa que produz e comercializa suplementos alimentares com alto padrão de qualidade. 

Em seu catálogo de produtos, é possível encontrar suplementos de diversos tipos, para diferentes funções, como polivitamínicos e minerais, probióticos, termogênicos, proteicos, antioxidantes, hipercalóricos e muitos outros.

Atendendo às necessidades nutricionais de crianças, adultos, idosos, atletas, pacientes bariátricos e outros grupos que buscam por mais saúde e qualidade de vida, a Belt Nutrition se destaca no mercado.

Conheça os suplementos alimentares eficientes, seguros e altamente nutricionais da Belt Nutrition para iniciar uma fase mais saudável da sua vida!

Conclusão

Este artigo teve como objetivo principal dar respostas à dúvida “beber água emagrece?”.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.

Entretanto, o líquido vital, por si só, não é capaz de ser o responsável pela perda de peso. Mantenha hidratando-se regularmente, sobretudo em dias quentes, de baixa umidade, ou quando você realizar atividades físicas que promovem o suor.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Bariátrica antes e depois: saiba o que muda com a cirurgia”

Acesse nosso blog para ler mais conteúdos e dicas sobre saúde, bem-estar e suplementação!