Descubra qual a importância do sexo para o nosso corpo

Descubra qual a importância do sexo para o nosso corpo

No dia 6 de setembro foi comemorado o dia do sexo. Muito além do prazer e diversão, o ato sexual é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Sendo considerado uma das necessidades humanas mais básicas, ele tem papéis para nosso organismo que você nem imagina.

Vamos explorar juntos, qual a importância do sexo, seus benefícios e como que a sua libido pode ser melhorada, de forma simples? Confira.

Qual a importância do sexo para a saúde?

O ato sexual sempre foi tratado com muito tabus, preconceitos e até rituais durante toda a história humana. Por muito tempo, era ligado apenas a um de seus papéis - a reprodução e continuidade da família.

Por conta desses preconceitos e limitações, pouco se explorava sobre os outros aspectos do sexo - sempre muito associado a libertinagem e luxúria. Porém, com o desenvolvimento da ciência em saúde, começou-se a explorar além dessa visão simbólica e social do ato.

Maslow - um famoso psicólogo americano, precursor da hierarquia de necessidades (ou pirâmide de Maslow) - já elencou em seus estudos, o sexo na base de sua pirâmide. Essa posição é destinada às necessidades inerentes à sobrevivência, como se alimentar, dormir e respirar.

Agora, é sabido que o sexo auxilia na manutenção e fortalecimento de diversas funções biológicas do organismo. Saúde cardiovascular, mental, neurológica e metabólica são as mais favorecidas pelo ato. Confira algumas das reações do sexo no seu organismo, durante e depois:

1 - Reações fisiológicas durante o ato:

Ao ser estimulado, o organismo libera imediatamente diversos hormônios importantes e acelera a circulação sanguínea, especialmente nas regiões pubianas. Com mais sangue correndo nas veias, a circulação de oxigênio é melhorada, elevando a taxa de oxigenação nos músculos.

Além disso, nutrientes essenciais são distribuídos mais rapidamente, elevando a absorção e aproveitamento de vitaminas e minerais. Extremidades, como cabelos e unhas, são especialmente beneficiados.

O sexo também libera os neurotransmissores endorfina e serotonina. Ambos são responsáveis pela sensação de bem-estar, melhora de humor e relaxamento. Também ajudam a combater o estresse, ansiedade e depressão, auxiliando o sistema imune.

2 - A curto prazo:

No dia que precede, as reações fisiológicas benéficas ainda continuam fazendo efeito no organismo. Com mais oxigenação e hormônios ligados à saúde neurológica circulando, o sono é regulado - uma vez que tanto a endorfina, quanto a serotonina - ajudam a produzir melatonina.

O desempenho físico e mental também é aprimorado, já que os músculos ainda estão cheios de energia e os nutrientes estão circulando.

3 - A médio e longo prazo

Ter uma rotina saudável de sexo, com determinada frequência, auxilia a fortalecer não apenas a saúde física, mas também a mental. As vantagens do sexo para a saúde humana são infinitos.

Especialistas comprovam que, indivíduos com atividade sexual constante, tendem a apresentar menos os sintomas de depressão, ansiedade e estresse crônico. 

Enquanto a imunidade também tende a ser maior, pois estimula a resistência física e combate a oxidação e inflamação do organismo.

Benefícios do sexo, quais são?

beneficios do sexo para o corpo - belt

Como você pode perceber, o sexo ativa diversas partes do nosso corpo, realizando ações - diretas e indiretas - que geram ganhos durante um longo período. Mas, abaixo listamos alguns dos benefícios mais associados à atividade sexual frequente:

  • Melhora a circulação e oxigenação nos tecidos, estimulando uma boa saúde cardiovascular;
  • Combate os sintomas e consequências do estresse, ansiedade e depressão;
  • Aumenta a qualidade do sono e promove mais energia e bem-estar;
  • Dá mais beleza e força para pele, cabelo e unhas;
  • Exercita diversos músculos, especialmente os próximos à região pubiana, melhorando o controle de funções como a bexiga;
  • Com mais oxigênio no cérebro e presença dos neurotransmissores positivos, aumenta aspectos cognitivos como a memória;
  • Aumenta a resistência física e a imunidade;
  • Combate a dor, especialmente as crônicas, entre outros.

Como melhorar a saúde sexual?

Para ter uma vida sexual mais prazerosa e saudável, sua libido precisa estar bem. Ela é a energia do sexo, responsável pelo desejo do ato. A libido que estimula o prazer, garantindo os benefícios que apresentamos acima.

Para isso, manter uma rotina equilibrada - com exercícios regulares, alimentação balanceada e controle de estresse - é fundamental para ter uma boa libido e garantir o prazer sexual. Aliado a isso, a redução de maus hábitos, como fumar, beber e outros, também é essencial para manter sua vida sexual em dia.

Mas, quando a libido está baixa ou existe o desejo de melhorar a vitalidade e garantir mais prazer e recorrência. Nesses casos, a melhor opção é recorrer para a suplementação!

Conheça a Belt Nutrition, sua loja oficial de suplementação

Agora que você já sabe qual a importância do sexo para nosso organismo e conhece seus principais benefícios, que tal melhorar agora mesmo essa vitalidade? 

Possuímos uma linha completa para aumentar sua libido e garantir todo o prazer e vantagens que só o sexo promove. Confira agora mesmo nossos produtos da linha vida sexual e comece a usufruir dos prazeres e benefícios do sexo!



Produtos Relacionados