Bariátrica antes e depois: saiba o que muda com a cirurgia

Bariátrica antes e depois: saiba o que muda com a cirurgia

A cirurgia bariátrica é uma intervenção utilizada como parte do tratamento da obesidade. Por ser um procedimento cirúrgico que mexe com o tamanho do estômago, tem diversas consequências fisiológicas e também afeta o estilo de vida. Nesse sentido, é importante entender como funciona o antes e depois da bariátrica.

Acompanhe este artigo conosco para entender o que é essa cirurgia e como funcionam os principais aspectos relacionados com o antes e depois da bariátrica, sendo eles: a saúde física, mental, a alimentação, a absorção de nutrientes, entre outros detalhes que você deve saber antes de resolver fazer esse procedimento.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que envolve diferentes técnicas com comprovação científica realizadas para a diminuição do estômago em pessoas que apresentam obesidade grave. Tal definição é adotada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Nos últimos anos, essa intervenção também vem sendo indicada para pessoas sem obesidade grave, mas que têm doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal ou doenças que podem piorar quando o indivíduo é obeso. 

Quando a cirurgia bariátrica é recomendada?

Foto de pessoa se exercitando.

Via de regra, a bariátrica é recomendada quando as estratégias convencionais para redução de peso (modificações na dieta, atividade física e uso de medicamentos) não surtem mais o efeito esperado.

Caso essas alternativas tenham falhado, a equipe de saúde precisa avaliar diversos aspectos, como a idade, o índice de massa corporal (IMC) e a presença de outras doenças; a partir dessa avaliação pode ser indicada ou não a cirurgia para redução do estômago.

Critérios para realização da cirurgia bariátrica

Entre os principais critérios para indicação da cirurgia bariátrica, de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), estão idade maior que 18 anos e menor que 65 anos, IMC maior que 40 pontos ou maior que 35 na presença de doenças como diabetes e hipertensão.  

Como é a vida depois da cirurgia bariátrica?

Agora que já vimos algumas informações gerais sobre o tema, vamos nos aprofundar na comparação entre o antes e depois da bariátrica. 

Como são mudanças que afetam bastante a vida, é fundamental que seja feito todo um trabalho psicológico desde o momento do surgimento da possibilidade de realização da cirurgia. Assim, todas as adaptações necessárias poderão ser adotadas de forma menos impactante. 

Saúde física

A saúde física é um dos principais aspectos comprometidos pela obesidade. Isso porque o excesso de peso corporal atrapalha a realização de atividades diárias, causando desconforto, fadiga e cansaço. 

Contudo, a prática de atividades físicas é recomendada como parte das estratégias para redução do peso corporal, uma vez que os exercícios aumentam o gasto de energia e, quando isso ocorre junto a uma baixa ingestão de energia, há o emagrecimento. 

Além disso, os exercícios físicos melhoram a saúde mental, o desempenho sexual, a pressão arterial, a qualidade do sono, os níveis de colesterol e o açúcar no sangue (glicemia). Esses são apenas alguns dos benefícios comprovados e, por isso, devem fazer parte da rotina mesmo antes da realização da bariátrica.

A depender da situação, inicialmente será necessário perder alguns quilos apenas com dieta e medicamentos, para que seja viável a prática de atividade física. Além disso, também deve ser levado em consideração o tipo de cirurgia que será feita, pois existe mais de uma forma de realizar a bariátrica.

Outro aspecto que deve ser avaliado é a presença de contra indicações médicas para a prática de exercícios. Caso não exista nada que impeça, ótimas opções de atividades são hidroginástica e natação, pois sobrecarregam menos os músculos e ossos, consequentemente há menor chance de lesões. 

A caminhada também é uma opção interessante, principalmente para quem não tem condições de pagar por atividades particulares.

Após a realização da cirurgia, a atividade física também é extremamente importante, sobretudo para o controle do peso. Na hora de escolher a atividade é importante lembrar que cada pessoa tem necessidades, habilidades e preferências diferentes.

Sendo assim, é fundamental que profissionais como o médico, o educador físico e o fisioterapeuta sejam consultados para definir o melhor tipo de atividade para o seu caso. 

Uma outra informação importante é que logo depois da cirurgia as atividades devem ser leves, mas com o tempo devem evoluir para moderadas e até mesmo intensas, porém essas mudanças devem ser supervisionadas e orientadas por profissionais capacitados. Assim você terá uma excelente saúde física pós bariátrica.

Saúde mental

A saúde mental das pessoas obesas é afetada por diversas razões. Primeiramente, por existir um padrão de corpo na nossa sociedade que prega que as pessoas devem ser, entre outras coisas, magras. 

Seguindo essa linha de pensamento, existe um preconceito muito grande em relação a pessoas com excesso de peso, que muitas vezes são vistas como preguiçosas, desleixadas, entre outras coisas negativas.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento de transtornos alimentares, ansiedade, depressão e outros problemas que afetam a saúde mental. Sendo assim, é importantíssimo cuidar da saúde psicológica mesmo antes da possibilidade de realização da cirurgia bariátrica. 

Após a intervenção cirúrgica, é ainda mais importante trabalhar as questões psicológicas, isso porque embora o tamanho do estômago seja reduzido na cirurgia, nós também “comemos com a mente” e é necessária toda uma reeducação para fazer o cérebro compreender que as coisas mudaram. 

A sensação de fome está diretamente ligada a reações que acontecem no cérebro e no corpo, então reeducar a mente até mesmo em relação a quantidade de comida que poderá ser consumida em cada refeição é fundamental, haja vista que com a nova capacidade do estômago é necessário ingerir pequenas quantidades de alimento.

Alimentação

A alimentação é o ponto mais sensível em relação ao antes e depois da bariátrica. Em geral, as pessoas obesas têm o hábito de comer grandes quantidades de comida e, na grande maioria das vezes, as escolhas não são as mais saudáveis.

No decorrer da busca pelo emagrecimento, muitas pessoas conseguem mudar consideravelmente seus hábitos alimentares e tornar-se mais saudáveis, nesses casos o processo de mudança da alimentação acaba sendo um pouco mais fácil, mas ainda assim é desafiador. 

Antes da bariátrica a dieta precisa ser rica em alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes, raízes e com boas fontes de proteínas. Isso é especialmente importante para a perda de peso no período pré-operatório.

No pós operatório existe uma questão muito importante que mexe totalmente com a pessoa, que é a consistência da dieta. Isso porque o estômago é um órgão muito importante para a digestão dos alimentos e no período logo após a cirurgia a alimentação deve ser líquida.

A evolução da dieta até a consistência normal demora algumas semanas. Para muitas pessoas esse período pode ser sofrido, por isso o trabalho psicológico é fundamental. 

Ao retornar para a dieta em consistência normal, não significa que está tudo liberado. Como a capacidade do estômago é reduzida na cirurgia, são necessárias refeições com menor volume de comida, em contrapartida, é necessário comer mais vezes ao longo do dia.

Tudo isso exige uma programação. Muita gente não tem o hábito de se alimentar cinco ou seis vezes ao dia e esse é um dos principais pontos do antes e depois da bariátrica. 

A qualidade da alimentação também é fundamental, por isso é recomendado o acompanhamento com nutricionista. De modo geral, não há muito segredo, o recomendado é uma alimentação saudável, que pode ser simples e descomplicada, respeitando suas preferências e condições de acesso aos alimentos. 

Queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que afeta boa parte dos pacientes bariátricos. Na população geral sua causa pode estar relacionada a diferentes fatores, entre eles, causas de natureza endócrina, medicamentosa, infecciosa ou nutricional.

Em pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, a causa mais comum de queda de cabelo é a nutricional. Isso se explica pelo fato de que os cabelos são constituídos de proteínas, vitaminas e minerais, assim como praticamente todas as estruturas do nosso corpo.

Quando há algum tipo de deficiência de nutrientes no organismo, o cabelo é um dos primeiros a mostrar essa carência e a queda é o principal sinal que pode ser observado. 

A deficiência de nutrientes que acaba causando a queda capilar acontece por duas razões, primeiro devido à baixa ingestão alimentar, que ocorre sobretudo no período pós-operatório, quando o estômago ainda está se recuperando da intervenção cirúrgica. 

A segunda razão é devido à dificuldade de absorção de alguns nutrientes, que acaba sendo comum depois da cirurgia. Mas não se preocupe, esse problema pode ser facilmente resolvido com a evolução da alimentação e com a suplementação de nutrientes. 

Cuidados

São necessários muitos cuidados antes e depois da bariátrica. Como vimos, é uma cirurgia que tem consequências físicas e psicológicas, por isso, é fundamental um bom preparo, já pensando na vida após o procedimento. 

Entre os principais cuidados estão a prática de atividade física, o acompanhamento psicológico e mudanças na alimentação. Esses aspectos comportamentais são essenciais para o sucesso da cirurgia e para manutenção da perda de peso no longo prazo, sem prejuízos na qualidade de vida.

O que um bariátrico não pode comer nunca mais?

Como mencionamos anteriormente, a alimentação deve ser repensada antes e depois da bariátrica. Em relação ao período após a cirurgia, principalmente, existem muitas dúvidas sobre quais alimentos são permitidos e quais não devem ser consumidos.

Isto posto, será que existe algum alimento que o paciente bariátrico não pode comer nunca mais? Para tranquilizar seu coração, a resposta é: não! Não existem alimentos proibidos para pessoas que passaram pela cirurgia de redução do estômago, no entanto, é preciso entender corretamente essa questão.

Alguns alimentos não são recomendados para pacientes bariátricos, assim como também não são indicados para a população em geral. Isso acontece devido à composição desses alimentos, que é pobre nutricionalmente e contém diversos ingredientes associados ao surgimento de doenças.

Por exemplo, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, fast food, refrigerantes, suco de caixinha e guloseimas contêm quantidades muito elevadas de açúcar, sódio e gordura saturada, que possuem relação com hipertensão, diabetes, doença arterial coronariana, entre outros problemas.

Sendo assim, esses alimentos devem ser evitados o máximo possível, até porque também contribuem para um novo ganho de peso após a cirurgia e não é isso que você vai querer depois de tanto esforço para perder os quilinhos excessivos, não é? Então evite esse tipo de comida. 

É perfeitamente possível consumir pequenas porções desses alimentos em momentos pontuais, se for muito importante para você, afinal comida também é afeto e cultura. Porém, lembre-se que isso não pode se tornar rotina.  

Suplementação para tomar depois da bariátrica

Foto de pessoa tomando suplementação pós bariátrica.

A cirurgia bariátrica interfere na digestão e na absorção dos nutrientes. Essa interferência pode ser maior ou menor a depender da técnica utilizada, mas o fato é que se você fizer essa cirurgia certamente terá que fazer uso de suplementos de nutrientes. 

A própria Abeso recomenda  a suplementação de polivitamínicos e minerais pelo resto da vida após a cirurgia de redução do estômago. Essa associação destaca a importância dos seguintes nutrientes: zinco, ferro, cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12.

Cada nutriente desempenha diferentes funções no organismo e cada um deles possui uma recomendação de ingestão diária que deve ser atingida através da alimentação ou da suplementação.

Nesse sentido, saiba que na Belt Nutrition você encontra os melhores suplementos nutricionais e existe inclusive uma linha voltada especialmente para bariátricos

A linha conta com o Belt+23 Bariatric PLUS Multivitamínico e Multimineral, cuja composição foi formulada a partir das evidências de estudos científicos, que mostraram que pacientes bariátricos têm a absorção de diversos nutrientes prejudicada. Então, para garantir a ingestão e absorção adequada dos nutrientes de A a Zinco, conte o Belt+23.

Conclusão

O antes e depois da bariátrica tem muitos detalhes e a decisão quanto à realização ou não dessa cirurgia deve levar em conta todos esses aspectos. Que vão desde mudanças na rotina, como organização das refeições, até consequências mentais, como mudanças na relação com a comida.

Agora você já sabe um pouco mais sobre essa intervenção cirúrgica e como funciona o antes e depois da bariátrica. Se o conteúdo foi útil, saiba que temos diversos artigos aqui no blog sobre a alimentação e sua relação com a saúde, então continue nos acompanhando.

Enfim, não deixe de conferir nosso catálogo de produtos, todos pensados para condições específicas, a fim de atender as demandas que cada condição necessita, no intuito de melhorar sua saúde de forma prática, mantendo a qualidade de vida.