Polivitamínicos: O que é? Como tomar? Guia definitivo

Polivitamínicos: O que é? Como tomar? Guia definitivo

A preocupação com a alimentação e a busca por hábitos de vida mais saudáveis tornaram-se parte do perfil dos brasileiros, especialmente nos últimos anos. A prática de exercícios físicos, o cuidado com a saúde e a procura por polivitamínicos têm se demonstrado um fator em comum na rotina moderna. 

Na segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, encomendada, em 2020, pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), foi constatado que o consumo nacional de suplementos alimentares aumentou em 10% desde os últimos dados, coletados em 2015. 

Essa mudança de comportamento expressou-se principalmente durante a pandemia. Em um estudo complementar, a ABIAD encontrou que 76% dos entrevistados buscaram novos hábitos de cuidado com a saúde durante a quarentena e que 48% aumentaram o consumo de polivitamínicos e produtos deste gênero.

Se você está considerando investir em um bom polivitamínico para melhorar o funcionamento do seu organismo, mas ainda não entende muito sobre o assunto, preparamos um guia definitivo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre o que eles são, como utilizá-los e quais são seus benefícios. 

Na segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, encomendada, em 2020, pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), foi constatado que o consumo nacional de suplementos alimentares aumentou em 10% desde os últimos dados, coletados em 2015. 

Essa mudança de comportamento expressou-se principalmente durante a pandemia. Em um estudo complementar, a ABIAD encontrou que 76% dos entrevistados buscaram novos hábitos de cuidado com a saúde durante a quarentena e que 48% aumentaram o consumo de polivitamínicos e produtos deste gênero.

Se você está considerando investir em um bom polivitamínico para melhorar o funcionamento do seu organismo, mas ainda não entende muito sobre o assunto, preparamos um guia definitivo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre o que eles são, como utilizá-los e quais são seus benefícios. 

O que é um polivitamínico?

Os polivitamínicos são suplementos alimentares, compostos por micronutrientes essenciais para o funcionamento de todo organismo. Eles contam com as quantidades ideais de vitaminas e minerais para que o corpo esteja devidamente nutrido e possa desempenhar suas funções da melhor forma possível. 

Como a própria definição sugere, eles devem ser utilizados para suplementar a alimentação. Portanto, não podem ser vistos como substitutos para uma rotina ativa, com hábitos alimentares saudáveis. 

Seu uso deve ser indicado por um profissional especializado em nutrição, já que cada gênero, idade e biotipo possuem uma necessidade específica de nutrientes de acordo com seu estado de saúde geral. 

Para que servem os polivitamínicos?

Antes de mais nada, é importante saber que a maioria dos nutrientes presentes nos polivitamínicos não são produzidos naturalmente pelo organismo, mas estão, sim, presentes em frutas, legumes, verduras e proteínas. 

No entanto, sabemos muito bem que nem sempre é fácil manter uma alimentação equilibrada e diversa, com a porção diária adequada de vitaminas e minerais. 

Com uma rotina agitada, muitas vezes negligenciamos a quantidade e qualidade dos alimentos que consumimos, tornando o processo digestivo deficiente. Além disso, em alguns casos, a carência de nutrientes também pode estar associada à dificuldade de absorção dos alimentos pelo organismo. 

É nesse contexto que os suplementos vitamínicos demonstram ser uma alternativa saudável e eficiente para regular os processos metabólicos e retomar a estabilidade dos sistemas do corpo. Os efeitos são refletidos na imunidade, humor, memória e até na aparência das unhas, pele e cabelo

Em alguns casos específicos, o uso dos polivitamínicos também é muito indicado, como para gestantes que precisam aumentar a ingestão de nutrientes para o desenvolvimento do bebê; para atletas de alta performance que precisam repor o desgaste muscular e potencializar os resultados; e para idosos que, muitas vezes, apresentam dificuldades na ingestão e absorção de nutrientes. 

Foto de mulher tomando polivitamínicos

Quando devo tomar polivitamínicos?

O primeiro passo para saber se deve ou não utilizar um polivitamínico é realizar uma consulta com nutricionista ou profissional da saúde especializado na área. 

É preciso ter um panorama completo sobre os hábitos alimentares, estilo de vida, necessidades nutricionais e outros fatores que podem influenciar na sua ingestão de vitaminas e minerais. Só assim é possível estabelecer o que você precisa e o que está faltando no seu organismo. 

Aqui, temos alguns fatores que podem apontar a necessidade de suplementação vitamínica:

Ingestão baixa de vitaminas

Nesse caso, a deficiência de nutrientes está relacionada à baixa ingestão ou à ausência de vitaminas no cardápio diário. Isso pode acontecer quando grande parte da alimentação é feita com ultraprocessados e industrializados, ou em dietas restritivas, como a proteica, vegetariana e cetogênica. 

Absorção baixa de vitaminas

Algumas condições de saúde, procedimentos cirúrgicos como a bariátrica,  intolerâncias alimentares e o uso de medicamentos, podem influenciar na absorção dos nutrientes pelo trato gastrointestinal, causando a deficiência de vitaminas e minerais no organismo. 

Através da consulta com nutricionista é possível identificar essas dificuldades, adaptar a rotina alimentar e incluir o uso de polivitamínicos na rotina. 

Necessidades nutricionais mais altas

Como mencionamos anteriormente, existem momentos e situações específicas que exigem uma ingestão elevada de vitaminas e minerais pelo organismo. Esse é o caso dos atletas de alta performance, das gestantes, das mulheres em período de amamentação ou durante a menopausa, dos pacientes em tratamento de doenças crônicas e dos idosos. 

Quando não tomar?

Os polivitamínicos devem ser evitados quando já existe o uso de outro suplemento do mesmo tipo na rotina, para que não haja hipervitaminose, ou seja, a intoxicação causada pelo excesso de vitaminas no organismo. O uso exagerado por resultar em sintomas como náuseas, vômito, dores de cabeça e aumento da pressão arterial. 

Outro motivo para não utilizar os polivitamínicos são reações alérgicas e intolerâncias a qualquer um dos componentes da fórmula. Nesse caso, suspenda o uso e procure um profissional para avaliar a situação. 

Quais são os benefícios?

A composição de polivitamínicos, como o Belt +23 Soft da Belt Nutrition, é desenvolvida para oferecer as quantidades diárias ideais de vitaminas e minerais, de forma segura, saudável e balanceada. Alguns dos benefícios associados ao uso desse tipo de suplementação são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Equilíbrio do estado físico e mental;
  • Melhora na absorção e funcionamento do trato gastrointestinal;
  • Manutenção do sistema nervoso central e cardiovascular;
  • Rejuvenescimento celular das unhas, pele e cabelos;
  • Redução dos radicais livres que promovem o envelhecimento precoce;
  • Prevenção de doenças crônicas e de condições como anemia e osteoporose.

Foto de homem fazendo exercícios físicos

Polivitaminicos de A a Z

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “mas o que eu realmente encontro dentro de um polivitamínico e como isso pode me ajudar?” Para esclarecer isso, vamos listar aqui os principais micronutrientes que você encontra nesse tipo de suplementação. 

  • Vitamina A: tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Auxilia na renovação celular, na formação de colágeno e no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Vitaminas do complexo B: trabalham a favor do bom funcionamento do sistema nervoso central, na produção de glóbulos vermelhos e serotonina, no desenvolvimento cerebral e na regeneração muscular. 
  • Vitamina C: aumenta a quantidade de anticorpos no organismo e fortalece o sistema imunológico. Tem ação antioxidante e cicatrizante. Favorece a absorção de ferro e o desenvolvimento dos ossos. 
  • Vitamina D: regula a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, contribui para a imunidade e para o bom funcionamento do sistema nervoso central.
  • Vitamina E: antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células. Contribui principalmente para a pele e para recuperação muscular.
  • Cálcio: trabalha a favor do fortalecimento dos dentes e dos ossos, do controle da pressão arterial e no transporte de outros nutrientes.
  • Cobre: fundamental para a produção de colágeno e na absorção de vitamina C. Responsável pela produção de melanina e, consequentemente, pela pigmentação da pele e dos cabelos. 
  • Cromo: ajuda a tratar variações de humor, melhorar a sensação de fadiga, regular a insulina e reduzir o colesterol LDL, considerado ruim para o organismo. 
  • Ferro: fundamental para a produção das células vermelhas e para o transporte de oxigênio pelo corpo. Contribui também para o desenvolvimento cognitivo e para o sistema imunológico.
  • Fósforo: regula os níveis de pH do sangue, o equilíbrio hormonal e os batimentos cardíacos. Previne a perda de memória e participa na formação dos ossos.
  • Iodo: promove o desenvolvimento do sistema nervoso e a produção hormonal na tireóide. 
  • Magnésio: ajuda a prevenir a osteoporose, a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e amenizar os sintomas da ansiedade e depressão.
  • Manganês: regula os processos metabólicos, mantém o índice glicêmico estável e é essencial para a produção de energia no organismo. 
  • Molibdênio: contribui para eliminação das toxinas e manutenção do metabolismo. Combate o envelhecimento precoce das células e previne doenças inflamatórias. 
  • Selênio: tem função antioxidante que combate os radicais livres e ajuda a prevenir doenças hepáticas e cardiovasculares. Fortalece o sistema imunológico e melhora a capacidade de raciocínio. 
  • Zinco: acelera o processo de cicatrização e evita infecções. Contribui para a imunidade, para o aumento da massa muscular, para a melhora da memória, o fortalecimento dos cabelos e a saúde da pele.

Foto de casal de idosos tomando polivitamínicos

Como tomar polivitamínico?

A melhor maneira de utilizar o polivitamínico é seguindo as orientações da embalagem do produto e de um profissional especializado em nutrição. 

Tanto a textura das cápsulas, quanto a dose recomendada, podem variar de acordo com o fabricante. A orientação geral é que o suplemento deve ser ingerido com um líquido e, preferencialmente, próximo das refeições. 

Isso porque a absorção dos nutrientes da alimentação e do polivitamínico serão favorecidas neste momento. Ou seja, você pode escolher se vai ingerir no café da manhã, no almoço ou no jantar. 

Perguntas frequentes

Agora que você já sabe o que são os polivitamínicos, quais são os principais nutrientes na formulação e em que situações eles podem ser indicados, vamos esclarecer algumas dúvidas que podem surgir pelo caminho. 

Polivitamínicos engordam?

O termo “suplemento alimentar” pode causar essa impressão em muitas pessoas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os polivitamínicos não engordam, já que não possuem calorias. Eles não contêm quantidades significativas de carboidratos, proteínas e gorduras para interferir no ganho de peso.

No entanto, a melhora na absorção de vitaminas pode contribuir para o aumento do apetite e estimular um consumo maior de alimentos. É preciso ficar atento a esses sintomas, manter uma alimentação saudável e corpo sempre ativo. 

Existe polivitamínico infantil?

Como comentamos anteriormente, alguns dos nutrientes presentes nos polivitamínicos são fundamentais para o desenvolvimento ósseo e cognitivo. Por isso, sim, existem suplementos para as crianças

Eles possuem formulação exclusiva, feita especialmente para as necessidades infantis. O Belt Kids Zumba são gominhas mastigáveis em formato divertido, com sabores morango, abacaxi e maçã verde. Ele é ideal para incluir no lanche das crianças e melhorar a absorção diária de vitaminas e nutrientes. 

Tem efeitos colaterais?

O uso de polivitamínicos pode apresentar efeitos adversos em algumas pessoas, como diarreia, dores de cabeça, desconforto abdominal e aumento na eliminação de urina. Em alguns casos, ele poderá também influenciar na absorção de medicamentos. Ao sentir qualquer sinal fora do padrão, suspenda o uso e procure um profissional. 

Polivitamínico é perigoso?

Assim como qualquer suplementação, o maior risco está na automedicação. Como comentamos anteriormente, a ingestão excessiva de vitaminas pode resultar em hipervitaminose. 

No caso da vitamina A, por exemplo, isso pode causar náuseas e fissuras na pele. Outras vitaminas e minerais podem atrapalhar o funcionamento dos rins e, em algumas situações mais graves, o consumo exagerado pode provocar convulsões e até mesmo problemas cardíacos. 

Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional. Nunca utilize nenhum tipo de suplementação sem antes consultar um nutricionista ou médico especialista na área. 

Quanto tempo leva para fazer efeito?

Fatores como disponibilidade genética, estilo de vida e hábitos alimentares podem influenciar nos resultados, mas, em geral, estima-se que o efeito dos polivitamínicos apareçam depois de 30 a 45 dias. 

A melhor maneira de potencializar o uso do suplemento e acelerar os resultados é manter uma vida saudável, com prática de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada. 

Foto de mulher bebendo polivitamínicos

Conclusão

Os polivitamínicos podem servir como um grande aliado para o bom funcionamento de todas as funções do organismo. Através deles, é possível ter a garantia que a dose diária de vitaminas e minerais será suprida com praticidade e segurança. 

É importante lembrar que seu uso deve servir como suplemento em uma rotina alimentar variada, que contemple todos os grupos, incluindo frutas, legumes, verduras, carboidratos e proteínas. Além disso, é fundamental reforçar que a ingestão de polivitamínicos deve passar por avaliação de um nutricionista e indicada de acordo com suas necessidades. 

Belt +23 Soft da Belt Nutrition tem todos os nutrientes que o seu organismo precisa para proteger seu corpo contra ameaças virais, potencializar o funcionamento metabólico, fortalecer o sistema nervoso, restabelecer o equilíbrio gastrointestinal e proteger contra doenças crônicas.

Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto e cuidar da sua saúde como ela merece, veja quais são os principais benefícios do Ômega 3 e o que você precisa saber antes de tomá-lo.

Belt Nutrition. 



Produtos Relacionados