Tabela de peso pós bariátrica: guia completo!

Tabela de peso pós bariátrica: guia completo!

A cirurgia bariátrica é uma especialidade médica que explora o estudo e o tratamento da obesidade por meio de cirurgias ou outros tratamentos aplicáveis. É um tratamento eficaz para a obesidade, induzindo uma perda de peso substancial e duradoura e melhora das comorbidades que vêm associadas com a obesidade.

Os pacientes que fazem cirurgia bariátrica devem seguir as orientações dietéticas recomendadas após o procedimento. Além disso, os pacientes devem entender a progressão da perda de peso com os gráficos e cronogramas de perda de peso do bypass gástrico.

Neste artigo, vamos mostrar o quanto é esperado perder durante os meses da cirurgia bariátrica através da tabela de peso pós bariátrica.

Quanto de peso é comum perder após a bariátrica?

A perda de peso após a cirurgia bariátrica é um processo gradual, levando cerca de alguns meses. Os pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica podem esperar perder de 50% a 60% do excesso de peso que possuem em até um ano após a cirurgia. 

Seu excesso de peso é calculado subtraindo seu peso ideal de seu peso atual. Um paciente que pesa cerca de 180 kg e tem uma meta de peso de uns 90 kg pode esperar perder entre 45 e 55 kg no primeiro ano após a cirurgia. 

A quantidade de peso que você pode perder no primeiro mês após a cirurgia dependerá de quanto peso você possuía quando começou. Entretanto, é importante observar que, durante o primeiro mês após a cirurgia bariátrica costuma ser o momento onde os pacientes veem a maior perda de peso. 

Passado o primeiro mês após a cirurgia bariátrica, a perda de peso vai diminuindo e é esperado que pare entre 18 e 36 meses após a cirurgia, embora existam alguns pacientes que observam platôs de perda de peso ainda mais cedo.

Qual é a perda de kg ideal?

Foto de balança.

Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, foi desenvolvida em meados do século 20 por médicos em busca de uma cura para a obesidade. 

Embora não seja uma cura, é um tratamento cirúrgico eficaz para a obesidade crônica se o paciente seguir as instruções. A maneira como a cirurgia de redução de estômago funciona é da seguinte forma: pega-se uma parte do estômago e cria uma pequena bolsa com ela, o que limita a quantidade de comida que um paciente pode consumir de uma só vez. 

Em seguida, o cirurgião conecta o estômago a uma parte inferior do intestino delgado, reduzindo a quantidade de comida que pode ser digerida e absorvida pelo corpo. No total, os pacientes acabam consumindo muito menos calorias do que queimam, causando uma rápida perda de peso.

Vamos tratar agora do quanto se perde por mês após a realização da cirurgia bariátrica. Fique atento as informações:

Após 1 mês

A maioria dos pacientes após a cirurgia bariátrica costuma perder cerca de 17% do excesso de peso durante o primeiro mês após a cirurgia. Dessa forma, por exemplo, se o seu excesso de peso for de 46 kg, você pode esperar perder 7 ou 8 kg, no primeiro mês após a cirurgia.

A razão pela qual você perderá tanto peso durante o primeiro mês é devido a alguns fatores-chave, como, por exemplo, o fato de você não estar com fome, não sentindo vontade de comer, fazendo suas calorias serem naturalmente baixas; você estar em uma dieta modificada de 4 fases, seno a primeira fase a de apenas líquidos, sendo a fase de maior restrição calórica de sua dieta pós-operatória; além disso, durante o primeiro mês após a cirurgia, você está com a motivação muito alta, devido a sua animação com sua nova vida.

Perder todo esse peso após a cirurgia é muito bom para os pacientes, o que acaba dando um grande impulso à moral e à motivação dos pacientes, sendo esta fase também conhecida como “fase de lua de mel”. 

Contudo, é muito importante que os pacientes tenham foco no seu grande objetivo, que é manter uma perda de peso duradoura para que você possa viver uma vida saudável. Para isso, deve-se ter um grande comprometimento em todas as fases da sua dieta pós cirurgia bariátrica.

Após 2 meses

A perda de peso ideal no segundo mês de bariátrica varia de acordo com cada pessoa e suas condições médicas. Em geral, é esperado que o paciente perca de 0,5 a 1 kg por semana. No entanto, isso pode ser aumentado ou diminuído com a mudança de hábitos alimentares e de exercícios físicos. 

A quantidade de perda de peso após 2 meses de um procedimento de redução de estômago pode variar de pessoa para pessoa. Em média, os pacientes podem esperar perder cerca de 6% do peso inicial no segundo mês após a realização da cirurgia.

No entanto, a taxa e a quantidade de perda de peso podem ser influenciadas por fatores como peso inicial do paciente, idade e adesão a uma dieta e estilo de vida saudáveis. É melhor discutir as expectativas específicas com um médico ou cirurgião para perda de peso.

É importante lembrar que a perda de peso rápida pode ser perigosa para a saúde e a perda de peso lenta é mais provável de ser duradoura. É sempre recomendável conversar com um médico especialista em bariátrica antes de iniciar qualquer dieta ou mudança na rotina. Além disso, é importante seguir as orientações alimentares e de exercícios para evitar o ganho de peso e o efeito sanfona. 

Convém ressaltar também a importância de se ter paciência e perseverança, pois a perda de peso é um processo longo e pode ser frustrante em momentos. No entanto, é importante se lembrar dos benefícios para a saúde e qualidade de vida que a perda de peso pode trazer.

Após 3 meses

A cirurgia bariátrica, conforme dito anteriormente, diminui o tamanho do estômago, por isso, ao se alimentar, ele se enche de forma mais rápida, com menor quantidade de comida. Dessa forma, ao comer menos, o paciente que passou pela cirurgia acaba por perder peso. 

Embora cada caso seja um caso e os fatores que levam a perda de peso variem de acordo com o histórico do paciente, além de outros diversos fatores, existe uma média para o qual é esperado que o paciente submetido a cirurgia bariátrica perca do seu excesso de peso. 

Assim, no terceiro mês após a cirurgia bariátrica, o paciente geralmente irá perder cerca de 4% do seu peso total. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial ao fazer a cirurgia, só que de forma mais lenta e gradual.

Ao longo do tempo

Após a cirurgia de redução de estômago, a perda de peso pode variar a depender do paciente e de diversos fatores, como sua alimentação e dieta. A maioria dos pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica pode esperar perder cerca de 70% de seu excesso de peso após a cirurgia. 

Algo que deve ser sempre levado em conta é como a cirurgia bariátrica pode ajudar a sua saúde de diferentes maneiras, além da perda de peso. Além de ser extremamente útil para te ajudar no processo de perda de peso de forma gradual, a cirurgia bariátrica também melhora as comorbilidades associadas à obesidade, tais como a diabete, as doenças cardíacas ou a pressão arterial elevada. Esses efeitos secundários podem gerar mudanças significativas e positivas em sua saúde e devem ser comemorados, assim como a perda de peso.

A jornada para a perda de peso pode ser desafiadora e requer dedicação e esforço. Para aqueles que passaram por uma cirurgia bariátrica, o processo de perda de peso pode ser diferente em comparação com aqueles que não o fizeram. Uma taxa segura e sustentável de perda de peso costuma ser de 0,5 a 1 kg por semana. Isso significa uma perda de peso total de 23 a 47 kg em um ano.

Tabela de perda de peso pós bariátrica

Foto de balança.

A tabela de perda de peso pós bariátrica pode ser uma ferramenta útil para acompanhar o progresso e manter-se motivado durante a jornada de perda de peso. Uma tabela de perda de peso pós bariátrica pode ajudar os pacientes submetidos ao procedimento a acompanhar seu progresso. 

Após uma cirurgia bariátrica, o processo de perda de peso costuma ser rápido nos estágios iniciais. Isso ocorre porque a cirurgia reduz o tamanho do estômago, o que significa que o indivíduo se sentirá satisfeito depois de comer uma quantidade menor de alimentos. 

No entanto, à medida que o indivíduo se aproxima de sua meta de peso, o processo de perda de peso pode desacelerar. Um gráfico de perda de peso pós bariátrica auxilia a acompanhar esse progresso e dá ao indivíduo uma ideia de quanto peso ele pode esperar perder a cada semana.

Além de acompanhar o progresso, uma tabela de perda de peso também pode fornecer motivação e encorajamento. Ver uma representação visual da perda de peso pode ser uma fonte de inspiração e ajudar a manter o indivíduo motivado a continuar com seus hábitos saudáveis. Além disso, ao rastrear sua perda de peso, o indivíduo pode identificar quaisquer padrões ou tendências em sua perda de peso e fazer alterações em sua dieta ou hábitos de exercícios, se necessário.

Um gráfico de perda de peso pós bariátrica deve incluir o peso inicial do indivíduo, sua meta de peso e a data em que iniciou sua jornada de perda de peso. Também deve incluir uma medição semanal ou mensal do peso do indivíduo e uma representação visual da perda de peso ao longo do tempo. Isso pode ser na forma de um gráfico que mostra o progresso feito ao longo do tempo.

A melhor forma de montar uma tabela de peso pós bariátrica é a seguinte:

  • Determine o peso inicial: Anote o peso inicial do indivíduo antes de começar a perda de peso.
  • Defina um objetivo de peso: Determine o peso final que o indivíduo gostaria de alcançar e anote-o na tabela.
  • Escolha um intervalo de tempo: Decida se a tabela será atualizada semanalmente ou mensalmente.
  • Crie a tabela: Crie uma tabela com colunas para a data, o peso inicial, o peso atual e a perda de peso naquele período.
  • Preencha a tabela: Anote o peso atual do indivíduo em cada período de tempo escolhido (semanal ou mensal). Calcule a perda de peso naquele período (peso atual - peso inicial).
  • Visualize o progresso: Adicione uma coluna para gráficos ou representações visuais do progresso. Isso pode ser feito com gráficos de linha ou barras.
  • Atualize a tabela regularmente: Mantenha a tabela atualizada regularmente com o peso atual do indivíduo e a perda de peso.

Dessa forma, uma tabela de perda de peso pós bariátrica é uma ferramenta valiosa para acompanhar o progresso e manter-se motivado durante a jornada de perda de peso. Ao monitorar a perda de peso, o indivíduo pode identificar quaisquer padrões ou tendências em sua perda de peso e fazer alterações, se necessário. Além disso, a representação visual da perda de peso pode fornecer motivação e incentivo para continuar com hábitos saudáveis. 

Confira nossa linha de produtos para bariátricos!

polivitaminicos belt nutrition

O tipo de bariátrica afeta a perda de peso?

Consoante o que já dissemos anteriormente, a cirurgia bariátrica é uma ótima escolha para auxiliar na perda de peso das pessoas que possuam obesidade grave ou morbidade. Contudo, existem mais de um tipo de cirurgia bariátrica e a depender da modalidade, a perda de peso pode variar, bem como os resultados que são esperados. Isto porque, cada tipo de cirurgia possui suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos tratar delas agora:

  • Bypass gástrico: cirurgia mais comum e com uma taxa de sucesso muito alta em relação à perda de peso. Nesse tipo de cirurgia é criada uma pequena bolsa gástrica, bem como a reroutagem do trato intestinal. Dessa forma, o paciente se sente satisfeito, consumindo bem menos alimentos. Tem como resultado uma perda de peso rápida e significativa, sendo esperado perder 60 a 80% do excesso de peso no primeiro ano.
  • Banda gástrica ajustável: Nesse tipo de cirurgia é colocada uma banda ao redor da parte superior do estômago, que limita a quantidade de comida que o paciente pode ingerir. Tem como vantagem ser bem menos invasiva, podendo ser ajustada ou removida. Contudo, a perda de peso é bem mais gradual.
  • Derivação biliopancreática: Cirurgia complexa, onde há a reroutagem do trato intestinal e a remoção de parte do estômago. Tem como vantagem produzir resultados mais rápidos e significativos na perda de peso. Contudo, há uma grande desvantagem com relação às complicações e efeitos colaterais.

Conclusão

Foto de mulher feliz com balança.

A tabela de peso pós bariátrica é uma ferramenta útil para acompanhar o progresso da perda de peso após a cirurgia bariátrica. Ele fornece aos profissionais de saúde e pacientes uma visão clara da progressão da perda de peso e permite identificar quaisquer desvios ou problemas. 

Além disso, o uso de um gráfico para rastrear a perda de peso pode motivar os pacientes a manter sua dieta e rotinas de exercícios para atingir suas metas de perda de peso. É importante lembrar que cada paciente é diferente e a taxa e a quantidade de perda de peso podem variar, mas uma tabela de peso pós-bariátrica pode ajudar a fornecer uma linha do tempo clara para o sucesso.

Se você gostou do conteúdo, visite nosso site e saiba mais!