Vitamina pós bariátrica: Conheça as melhores!

Vitamina pós bariátrica: Conheça as melhores!

A dificuldade em perder peso é uma realidade, principalmente quem está em uma condição de obesidade avançada. A cirurgia bariátrica vem para facilitar esse processo, mas requer cuidados. Para que tudo saia como o esperado, é necessário fazer uso de vitamina pós bariátrica.

Existem alguns tipos de vitamina pós bariátrica disponíveis no mercado, a variedade é grande e as funcionalidades também. Por isso, o objetivo deste artigo é discutir melhor sobre esse assunto para que as pessoas tenham um conhecimento maior a fim de ajudar quem passou por uma bariátrica ou até mesmo para quem deseja fazer um dia.

Para isso, trouxemos alguns tópicos importantes para embasar o nosso estudo. Continue lendo para entender cada um deles:

  • Como funciona a cirurgia bariátrica?
  • A importância da suplementação na dieta pós-cirurgia bariátrica
  • Que vitamina pós bariátrica tomar?
  • O que acontece se não tomar as vitaminas pós bariátrica?
  • Quem faz bariátrica tem que tomar vitamina para sempre?
  • Como a Belt Nutrition pode te ajudar?
  • Conclusão.

Como funciona a cirurgia bariátrica?

Foto de homem medindo sua própria barriga.

Segundo os dados revelados em julho de 2019, a obesidade afeta hoje 55,7% dos brasileiros. Isso pode ser consequência de dois principais fatores que é aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar. Para diminuir essa porcentagem, as pessoas comumente se submetem a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é considerada como um procedimento voltado para tratar casos de obesidade. Inicialmente, a primeira cirurgia foi realizada na década de 1950, por Kremen e Liner, utilizando a técnica do bypass do intestino. 

Já no Brasil, a técnica chegou na década de 1970, com Salomão Chaib, o primeiro profissional a realizar as cirurgias para tratamento de pacientes obesos mórbidos. Nesse primeiro momento, foi utilizado técnicas de derivações jejuno-ileais do tipo Payne.

Para realizá-la, é necessário que o paciente esteja em ambiente hospitalar estéril, além de estar sob anestesia geral. Nesse sentido, é necessário remover uma parte do estômago, técnica denominada de gastrectomia, para reduzir a quantidade de alimentos que ele armazena.

Com isso, a pessoa sente uma necessidade menor de ingerir alimentos. Dessa forma, pesos são perdidos e o emagrecimento é a consequência tão desejada.

No entanto, é necessário que seja ingerido vitamina pós cirurgia bariátrica, afinal, existe uma limitação no momento de ingerir e absorver nutrientes. 

A importância da suplementação na dieta pós-cirurgia bariátrica

Como já iniciamos, a suplementação na dieta do pós cirúrgico é muito importante por conta da má absorção do corpo. Após a cirurgia bariátrica, a ingestão de nutrientes e vitaminas passa a ser menor, já que as técnicas cirúrgicas da bariátrica modificam a absorção dos nutrientes.

Como o sistema digestivo é afetado, as vitaminas que normalmente são absorvidas nele passam a ter dificuldade para entrar no organismo, comprometendo assim a funcionalidade do nosso corpo e nossas necessidades fisiológicas.

Com isso, existe uma variedade de vitaminas pós bariátrica que devem ser ingeridas. Caso a pessoa não tenha um bom acompanhamento, ou até mesmo suspenda essa ingestão por conta própria, muitos malefícios são atribuídos.

Por isso, a suplementação com vitamina pós bariátrica é indicada como um procedimento padrão entre os médicos cirurgiões e equipe multidisciplinar. Dessa forma, sendo ideal o paciente seguir a risca, já que os sintomas mais evidentes aparecem quando o quadro já está grave.

Que vitamina pós bariátrica tomar?

Foto de vitaminas para tomar pós bariátrica.

Desde 2009, a Alta Autoridade de Saúde recomenda, após a cirurgia bariátrica, a suplementação sistemática em micronutrientes. Em alguns casos, ela aconselha adaptar a suplementação de acordo com os resultados dos exames de sangue. 

No entanto, existe um certo consenso entre os profissionais de saúde com relação à prescrição dos suplementos vitamínicos. Entenda a seguir o que é um polivitamínico e posteriormente as melhores vitaminas pós bariátrica para este composto:

Polivitamínicos

Os polivitamínicos fazem parte da vida de uma pessoa que fez cirurgia bariátrica, neles é encontrado um mix de vitaminas e minerais tudo em um único comprimido. Dessa forma, como o paciente que realiza esse tipo de cirurgia deve continuar tomando as vitaminas pelo resto da vida, é mais vantajoso investir em um polivitamínico, já que reduz o número de deglutições das cápsulas.

Confira a seguir as principais e melhores vitaminas que compõem esse complexo vitamínico:

Vitamina B12

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para nós humanos. De maneira geral, ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação da bainha de mielina dos neurônios.

Dessa forma, pessoas com baixa vitamina B12 podem apresentar falha na memória e desencadear diversos outros problemas.

A partir disso, já conseguimos entender a importância de repor essa vitamina, já que existe uma falha da separação da vitamina B12 pós bariátrica dos alimentos proteicos e da absorção da B12 cristalina pela falta de fator intrínseco. Dessa forma, a deficiência de vitamina B12 no pós-operatório de cirurgia bariátrica é preocupante

Ácido fólico

Ácido fólico também possui outros nomes: folato, metilfolato ou vitamina B9. Esta é uma vitamina do complexo B e serve para fabricar células sanguíneas, curar ferimentos, ajudando a produzir músculos, bem como para a formação do DNA e RNA e garantir que as células se dupliquem normalmente.

Essa é mais conhecida para as mulheres em período de gestão, mas as pessoas que realizaram cirurgia bariátrica também devem repor essa vitamina.

Diferente de algumas vitaminas, essa suplementação ocorre devido à diminuição da ingestão, e não em decorrência de sua má absorção.

Vitamina D

Essa é uma das mais conhecidas, a maioria das pessoas associa ela com a exposição ao sol, mas devemos lembrar que ingerir também é necessário. Ela é importante para a saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central.

Seu objetivo principal é ajudar na absorção do cálcio e fósforo dentro do intestino, e fazer com que eles sejam depositados na matriz óssea, promovendo o alongamento e crescimento dos ossos. No entanto, não é apenas na infância que devemos nos preocupar com a sua ingestão.

Após a cirurgia bariátrica, é sugerido começar a suplementação com 2.000 UI/dia de vitamina D, de preferência na forma de vitamina D3, também conhecida como colecalciferol.

Zinco

O zinco é um dos minerais essenciais para o corpo humano,  afinal, ele traz uma série de benefícios para o organismo e participa ativamente de vários processos do nosso metabolismo, possuindo função antioxidante, imunológica e regulando o paladar e o apetite. 

Dessa forma, ele é usado como componente para a produção de mais de 200 enzimas, se tornando indispensável também para a formação do DNA e RNA das células.

Estudos comprovam a diminuição significativa na porcentagem de absorção de zinco, que passou de 32,3% no primeiro mês para 13,6% em seis meses e para 21% em dezoito meses após a cirurgia bariátrica. Por isso, existe uma necessidade real de repor esse mineral de maneira acompanhada.

Cálcio

O cálcio é um eletrólito conhecido pelo seu papel na mineralização de ossos e dentes e para a regulação de eventos intracelulares em diversos tecidos. Em indivíduos não bariátricos,  a ingestão diária equivale a 2-3 porções de derivados de leite.

No entanto, após a cirurgia bariátrica, a dose apropriada diária de cálcio e o tipo de suplemento recomendado podem variar de acordo com o procedimento cirúrgico e as características de cada paciente.

A maioria dos micronutrientes citados acima também agem como vitamina para queda de cabelo pós bariátrica, que é uma grande preocupação entre mulheres e homens. Elas ajudam na saúde dos cabelos e contribuem para a produção de queratina e colágenos, primordiais na composição dos fios.

Confira nossa linha de produtos para bariátricos!

O que acontece se não tomar as vitaminas pós bariátrica?

Como vimos anteriormente, as vitaminas são extremamente necessárias para as diversas demandas do nosso corpo, principalmente quando o assunto é pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica.

Este cenário é mais delicado pois, no caso desses indivíduos, a absorção não é mais a mesma. Então, por mais que a alimentação esteja equilibrada, é necessária a suplementação.

Os sintomas de deficiência dos micronutrientes são geralmente inespecíficos e o exame físico não é totalmente confiável para o diagnóstico precoce sem que haja uma confirmação laboratorial. Por isso, os sinais clínicos específicos só são perceptíveis na fase mais evoluída da deficiência.

Dentre as consequências mais comuns, a pessoa poderá perceber uma forte queda de cabelo, problemas oftalmológicos, anemia, diminuição da imunidade, perda de massa muscular e outros sintomas mais graves.

Dentre os sintomas, talvez o mais preocupante é a queda da imunidade, já que nos últimos tempos nós podemos perceber a importância de uma boa resistência a patógenos. Com o corpo mais fragilizado, a chance de ficar doente e um simples resfriado se agravar é muito maior.

Sendo assim, é preciso atenção do paciente com relação à suplementação. A partir disso, doenças decorrentes da carência de vitaminas podem ser evitadas. Por fim, vale lembrar que ingerir vitaminas formuladas não é o suficiente, uma boa alimentação, equilibrada e controlada, rica em diversos minerais, fibra e vitaminas é fundamental. 

Quem faz bariátrica tem que tomar vitamina para sempre?

Sim! Além de uma alimentação regrada, com opções de dietas saudáveis e com pouca gordura, o paciente bariátrico também deve repor os nutrientes que não conseguem mais ser absorvidos de forma eficiente para que não haja uma carência de vitamina pós bariátrica.

Isso não quer dizer que o organismo não absorve nada com a alimentação, ele apenas não trabalha mais da maneira antes da cirurgia.

Infelizmente, o corpo não recupera essa absorção com o tempo, ou seja, o modo como as vitaminas entram no nosso organismo é comprometido de forma irreversível. Dessa forma, a pessoa deve ser bastante comprometida para não se esquecer de ingerir as vitaminas de forma extra-alimentar.

Para que essa suplementação seja eficiente, as vitaminas podem ser administradas de formas variadas. Nesse cenário, a opção mais conhecida é em cápsulas e até mesmo vitamina pós bariátrica mastigável, como as pastilhas com sabor morango.

No entanto, o mercado de polivitamínicos é bastante versátil e em alguns casos é aconselhado o uso de vitamina pós bariátrica injetável. Isso ocorre justamente pela maior facilidade de absorção do corpo por meio desse modo de administração.

Além disso, as consequências de carência de vitamina pós bariátrica também assustam, fazendo com que a pessoa inclua o polivitamínico na sua rotina de forma mais eficiente. Para facilitar esse processo, alarmes podem ser configurados, além de ingerir próximo aos horários de refeições para se lembrar com maior facilidade

Estar “refém” de comprimidos pelo resto da vida parece assustador, mas no dia a dia essa ação já vai ser feita de forma automática, como algo já incluso na rotina.

Foto de mulher tomando vitamina pós bariátrica.

Como a Belt Nutrition pode te ajudar?

Para a alegria de todos, a Belt Nutrition é uma empresa de suplementos e entre os seus produtos disponíveis estão os polivitamínicos ideais para as pessoas que precisam de vitamina pós bariátrica.

Para ajudar no novo estilo de vida da pós bariátrica, o BELT +23 Bariatric Plus é o multivitamínico e multimineral ideal para quem busca vitaminas na forma ativa, minerais quelados, alta concentração de nutrientes, melhorar imunidade, combater os radicais livres, melhorar a disposição, memória e concentração.

Além da opção acima, também é ofertado o Combo Bariatric, nele o BELT +23 Bariatric Plus é somado ao Belt Hair em uma super oferta. Assim, suas vitaminas do corpo, cabelo, unhas e pele estarão em boas mãos.

Todos os produtos da Belt Nutrition foram formulados com muito carinho e com o melhor padrão de qualidade para atender as necessidades nutricionais não apenas de pacientes bariátricos, mas também de crianças, adultos de todas as idades, atletas, mulheres na menopausa e todos que buscam uma vida saudável.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, a vitamina pós bariátrica é uma necessidade para os pacientes, sendo essencial para a sua vida depois da cirurgia. Sem essa suplementação, as diversas funções metabólicas do nosso corpo ficam comprometidas podendo ocasionar problemas na saúde.

polivitaminicos belt nutrition

Para conferir mais notícias e informações, visite nosso site e não deixe de conhecer as diversas linhas de vitaminas que estão disponíveis!



Produtos Relacionados