Vitaminas para homens: conheça as essenciais!

Vitaminas para homens: conheça as essenciais!

Os cuidados com a saúde são fundamentais para todas as pessoas. Porém, cada grupo específico precisa se preocupar com diferentes questões. Nesse sentido, é importante que você saiba quais são as principais vitaminas para homens, com o objetivo de garantir a ingestão adequada e prevenir possíveis deficiências.

O tema da saúde do homem vem ganhando cada vez mais espaço nos debates sobre saúde nos últimos anos, isso porque, de modo geral, os homens acabam não sendo tão atentos à saúde da mesma forma que as mulheres. 

Existem muitos problemas que acometem especificamente com homens e que podem ser evitados com medidas de prevenção, que muitas vezes são negligenciadas, seja pela correria do dia a dia ou porque muitos rapazes não reconhecem esses cuidados como algo importante.

Acompanhe o material conosco e saiba quais são os principais cuidados com a saúde dos homens, as principais vitaminas para homens, bem como sua importância e benefícios, entre outras informações que vão fazer a diferença na sua vida e seu modo de cuidar-se. 

Quais são os principais cuidados com a saúde do homem?

Você sabia que existe uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem? Essa iniciativa foi criada pelo Ministério da Saúde em 2009 e tem por objetivo melhorar o acesso dos homens aos serviços e ações de saúde, para evitar doenças e outros problemas que afetam a qualidade de vida desse grupo.

De modo geral, os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente problemas graves e crônicos (como o câncer, por exemplo) e morrem mais cedo pelas mesmas causas em comparação com as mulheres.

As doenças cardiovasculares, junto com os diferentes tipos de cânceres, são as principais causas de morte no público masculino, sobretudo para aqueles que têm condições que predispõem essas condições. Mas por que isso acontece? A verdade é que falar sobre saúde do homem ainda é um tabu. 

Ao contrário das mulheres, que tendem a se preocupar mais com a saúde e manter cuidados como parte da rotina, os homens só procuram acompanhamento médico e só se cuidam quando realmente têm algum problema.

Exames de rotina

Entre os principais cuidados com a saúde do homem, podemos destacar as atividades de prevenção. Você certamente já ouviu por aí que “prevenir é melhor do que remediar”, não é? 

Então, saiba que as idas regulares ao médico para realização de exames de rotina servem para prevenir diversos problemas de saúde.

Falando em exames, um tabu muito grande é em relação ao exame para detecção precoce do câncer de próstata, que infelizmente muitos homens se recusam a fazer por puro preconceito e receio de piadas. 

Outro ponto é que há uma certa insegurança e medo em descobrir algum problema e isso acaba afastando os homens do cuidado. 

No entanto, tenha em mente que essa investigação é extremamente necessária e quanto antes descobrirmos uma doença, mais fácil é o tratamento dela e maiores são as chances de sucesso e cura.

Estilo de vida

Além dos exames de rotina, é necessário seguir um estilo de vida saudável. Pois os hábitos diários estão entre os principais fatores de risco modificáveis, capazes de prevenir uma série de doenças.

Desse modo, evite o consumo frequente de bebidas alcoólicas e outros vícios, como o tabaco, que após longos anos em queda devido a campanhas de conscientização, vem aumentando, principalmente entre os mais jovens. 

A prática de exercícios físicos também é fundamental para a prevenção de doenças. Você pode e deve escolher o que for mais viável dentro da sua realidade e das suas preferências. O importante é se movimentar! Há várias opções como caminhada, musculação, artes marciais, ciclismo, etc.

Um outro ponto essencial para a prevenção de doenças e aumento da expectativa de vida é uma boa alimentação. Logo, mantenha hábitos alimentares saudáveis, com uma alimentação rica em frutas, legumes e pouca gordura. 

Ademais, lembre-se de beber muita água (no mínimo dois litros de água por dia), pois a hidratação é fundamental para o funcionamento adequado do organismo.

Qual a importância da vitamina para os homens?

As vitaminas são substâncias que participam de diversos processos fisiológicos. Embora a quantidade que precisamos ingerir de cada vitamina por dia seja relativamente pequena, quando há deficiência os efeitos podem ser bem sérios.

Entre os problemas por carências de vitaminas, podemos destacar as anemias por deficiência das vitaminas B12 e B9, a cegueira por deficiência de vitamina A, problemas relacionados à coagulação sanguínea por deficiência de vitamina K, escorbuto por falta de vitamina C, entre outros problemas.  

No total, precisamos das seguintes vitaminas: vitamina C (ácido ascórbico), vitamina K, vitamina D, vitamina E (tocoferol), vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B8 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). 

Cada uma delas tem uma recomendação de ingestão diária, que deve ser obtida através da alimentação ou por meios de suplementos alimentares. 

E quais são as vitaminas essenciais para a saúde do homem?

Foto de homem tomando vitaminas

Como mencionamos anteriormente, todas as vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo. Por esse motivo, é importante ter uma alimentação variada e completa, visto que alguns alimentos são mais ricos em algumas vitaminas do que outros. 

Contudo, algumas vitaminas têm maior importância em alguns aspectos específicos da saúde masculina e iremos detalhar cada uma delas para você logo abaixo. 

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B fazem parte dos processos de produção de energia, da replicação das células, da formação do DNA e do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Também são fundamentais para o funcionamento adequado do sistema imunológico

Vitamina E

A vitamina E, junto com a vitamina C, atua como antioxidante, defendendo nosso corpo de agentes que podem causar danos às células. Para os homens, em especial, a vitamina E tem uma função muito importante, que é a de proteger o tecido que forma os testículos.

Por ter ação antioxidante, ela impede que a membrana que envolve os espermatozoides seja afetada pela ação dos radicais livres, que são substâncias ruins para o organismo. Por fim, a vitamina E também favorece a produção dos gametas masculinos, sendo essencial para a saúde reprodutiva.

Vitamina D

A vitamina D é praticamente um hormônio, dada sua importância para diversos processos fisiológicos. Ela tem relação com a absorção do mineral cálcio, é importante para o funcionamento do sistema imunológico.

Para os homens, especificamente, a deficiência de vitamina D está associada a menores níveis do hormônio testosterona e a disfunção erétil. Essa vitamina atua nos testículos contribuindo para a sobrevivência e funcionalidade dos espermatozóides já maduros.  

Consequentemente, existe uma possível relação entre a carência de vitamina, a diminuição da produção dos gametas masculinos e a infertilidade. 

Vitamina A

A deficiência de vitamina A é a segunda deficiência nutricional mais prevalente no mundo, ficando atrás apenas da deficiência de ferro. Essa vitamina é importante para a formação dos cabelos, da pele, das unhas, além de ser essencial para uma boa visão. 

Além disso, nos homens, a vitamina A é relevante para a fertilidade, uma vez que está envolvida nos processos de produção dos hormônios sexuais masculinos. Na deficiência de vitamina A, a produção de testosterona é reduzida.

Qual é a melhor vitamina para fortalecer o homem?

É importante destacar que entre as vitaminas para homens, todas são importantes. Então, a saúde masculina depende de todas essas substâncias, porque cada uma tem sua importância e não podemos negligenciar a ingestão de nenhuma delas.

Acredite, se você quer ser uma pessoa saudável, com disposição e ânimo para dar conta de todas as atividades do dia a dia e deseja manter os problemas de saúde bem longe, é necessário consumir todas as vitaminas nas quantidades recomendadas pelas autoridades de saúde.

É claro que algumas vitaminas são mais indicadas para algumas situações do que outras, por exemplo a vitamina C é essencial para garantir a absorção adequada de ferro, assim como a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio, mas no fim das contas todas são importantes e essenciais.

Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental masculino?

Antes de mais nada é importante entender que o cansaço físico e mental podem ter diferentes causas. O estresse, por exemplo, pode causar esses sintomas. Além disso, uma condição que normalmente leva à sensação de cansaço é a anemia.

A anemia é um problema de saúde que pode ter diferentes causas, desde a presença de doenças de base, como a doença renal crônica, por exemplo, ou deficiências nutricionais, sendo a mais comum a baixa ingestão de ferro.

Também existe a anemia por deficiência das vitaminas B12 e B9. Esse tipo de anemia recebe o nome de anemia megaloblástica, pois as células sanguíneas passam a ter um tamanho maior que o normal e não executam suas funções adequadamente. 

Como consequência, o transporte de oxigênio fica prejudicado. Nesse sentido, já que as células do nosso corpo precisam de oxigênio para trabalhar, a anemia causa a sensação de cansaço físico e mental, pelo baixo abastecimento de oxigênio nos órgãos e tecidos. 

Esse cansaço, por sua vez, prejudica a concentração e a execução das atividades diárias. Portanto, as principais vitaminas para homens que sofrem com cansaço físico e mental são as vitaminas do complexo B, mais especificamente 

Quais são os benefícios das vitaminas para homens?

Entre os benefícios das vitaminas para homens, podemos destacar: mais disposição e energia, foco, sistema imunológico mais forte, melhora na fertilidade, menor chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose e níveis elevados de colesterol.

Se você é um homem preocupado com a forma física, saiba que uma vitamina que pode favorecer bastante sua aparência física é a vitamina C.

A vitamina C também pode proporcionar diversos benefícios, visto que essa vitamina atua como antioxidante e também faz parte da produção de colágeno, que é um tipo de proteína excelente para quem deseja ter uma pele firme, sem flacidez e com músculos bem torneados. 

Como a Belt pode te ajudar

Foto de homem tomando vitaminas

Nós da Belt trabalhamos com os melhores suplementos nutricionais do mercado. Nossos produtos são formulados pensando nas diferentes necessidades do dia a dia, por isso temos diferentes linhas, para você escolher qual se encaixa melhor nas suas demandas.

Para você, homem, que é atarefado e precisa de praticidade no dia a dia, temos o Belt Homme, que é um suplemento com Guaraná, Açaí, vitaminas e minerais destinado aos homens.

 

Linha EstimulanteEntre os benefícios da composição desse suplemento, você terá: melhora da vida sexual, da libido e da fertilidade, fortalecimento da imunidade, melhora da saúde mental e da disposição, devido a presença das vitaminas do complexo B presentes no guaraná. 

Também temos a vitamina D em nosso catálogo de produtos. Caso você não saiba, a deficiência dessa vitamina é muito comum porque ao contrário da maioria dos nutrientes, que estão presentes nos alimentos, a vitamina D é produzida em nosso corpo a partir da exposição aos raios solares.

Com a rotina intensa de trabalho, quase não nos expomos ao sol diariamente pelo tempo suficiente para garantir a síntese adequada de vitamina D, por isso a carência dessa vitamina tão importante é tão presente na nossa população. Diante disso, você pode optar pela nossa vitamina D

Conclusão

Os cuidados com a saúde são fundamentais para garantir uma vida com qualidade. Nesse sentido, as vitaminas, para homens, têm papel fundamental na prevenção de doenças, bem como na disposição para as atividades diárias. 

Não deixe de cuidar da sua saúde, vá ao médico, faça exames de rotina, pratique atividades físicas e, é claro, consuma todos os nutrientes diariamente para ter seus benefícios. 

Caso a vida esteja corrida e você deseje ter acesso às vitaminas que necessita de forma mais prática, lembre-se que nós da Belt podemos te ajudar.

Conheça nosso catálogo de produtos e escolha o melhor para suas necessidades. Além disso, continue acompanhando nosso blog, pois sempre trazemos conteúdos relevantes para a saúde e, como você deve saber, conhecimento nunca é demais.

Linha Estimulante - Vitaminas para Homens



Produtos Relacionados