Importância das fibras para um organismo saudável

Importância das fibras para um organismo saudável

Importância das fibras para um organismo saudável

Menos de 30% da população consome a quantidade correta de fibras, de acordo com o IBGE.

Muito citadas ao falar da saúde intestinal, as fibras têm muitos benefícios para o funcionamento do corpo humano. Elas desenvolvem capacidade de absorção de diversas substâncias, contribuindo para um verdadeiro detox no organismo. Esse efeito não melhora apenas o intestino, auxilia também no controle de doenças sistêmicas, tais como diabetes, o controle do colesterol, controle de peso e é peça chave para obter um envelhecimento saudável. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, adultos devem ingerir pelo menos 25g de fibras por dia, mas a média de consumo dos brasileiros está em torno de 12,5g, segundo o IBGE.

 

QUAIS BENEFÍCIOS DAS FIBRAS?

As fibras têm baixo teor calórico, passam pelo estômago e intestino delgado sem sofrer digestão. Elas auxiliam a prolongar a sensação de saciedade, melhoram a saúde intestinal, promovem o controle do peso corporal, dos níveis de glicose e também de insulina no sangue. 

 

SOLÚVEIS X INSOLÚVEIS 

A principal diferença é que a solúvel se dissolve em água, a insolúvel não. 

Solúveis: se dissolvem na água formando um gel, e esse gel auxilia na sensação de saciedade. Também regulam o açúcar no sangue, diminui o colesterol, reduz inflamações 

Insolúveis: quando as fibras insolúveis chegam ao intestino grosso, passam a ter efeito laxante, aumentando o volume das fezes. Também auxiliam na desintoxicação do organismo.

 

QUAIS ALIMENTOS RICOS EM FIBRA?

Frutas, legumes, grãos e leguminosas são as fontes de fibra mais comuns. Mas nos dias atuais, vale uma pesquisa no mercado, pois diversos alimentos são enriquecidos com fibras (iogurtes, bebidas e itens da padaria), basta consultar a embalagem. E também existem suplementos que funcionam para atingir a recomendação da OMS.

 

O QUE SÃO SUPLEMENTOS DE FIBRAS?

Hoje em dia existem suplementos específicos para aumentar a quantidade de fibras no organismo, são os prebióticos: substâncias presentes em alguns alimentos que favorecem a multiplicação das bactérias benéficas à digestão. 

 

SUPLEMENTAR FIBRA AJUDA A EMAGRECER?

Sim. Como já dito anteriormente, a ingestão de fibras está diretamente ligada ao controle do peso corporal e ao pleno funcionamento do intestino, então, ao suplementar, estará potencializando o resultado.

 

COMO SUPLEMENTAR FIBRA? FIBRA EM PÓ X FIBRA EM CÁPSULA 

Por meio de suplementos específicos. Você encontra em pó ou em cápsula.

As cápsulas geralmente não contém uma quantidade significativa de fibras, sendo necessário muitas doses ao dia para atingir uma pequena quantidade de fibras. a. Já em pó, não tem açúcar nem calorias, pois não tem sabor e a quantidade de fibras é muito significativa. Basta adicionar 10g a 100ml do líquido que escolher. Pode ser água, suco, shakes, iogurtes e até mesmo por cima de alimentos. 

 

QUAL O MELHOR SUPLEMENTO PARA FIBRAS?

Os melhores suplementos de fibra são comercializados em pó, sem sabor, para que a ingestão aconteça de forma mais otimizada. O Belt Fiber é um prebiótico com combinação de fibras solúveis, como Frutooligossacarídeos (FOS), psyllium e a polidextrose SEM SABOR. Ele pode ser diluído em alguma bebida, ou então adicionado aos alimentos.



Referência: Tatiana Zanin - Nutricionista