Vitamina B12: O que é, para o que serve, benefícios e mais!

Vitamina B12: O que é, para o que serve, benefícios e mais!

Nosso organismo funciona como uma máquina. Os órgãos atuam como as peças, os músculos são as engrenagens e as células, que percorrem todo o corpo, são a fonte de alimentação que garante que esse sistema não pare nenhum segundo. 

São as células, inclusive, que transportam as vitaminas e minerais essenciais para regular cada função desse maquinário. Dentre esses nutrientes, a vitamina B12 é indispensável para a saúde e desempenho do centro de operações e uma das peças mais importantes, o cérebro. 

Para entender tudo sobre esse micronutriente, veja como a vitamina B12 atua no organismo, quais são seus benefícios, o que acontece quando ela não está presente e em quais situações a suplementação com produtos Belt Nutrition é necessária. 

O que é vitamina B12?

Também conhecida como cobalamina, a B12 é integrante do grupo das vitaminas do complexo B, uma classe de hidrossolúveis, cuja função é essencial para o metabolismo celular. 

Ao contrário de outros nutrientes, ela não é sintetizada pelo organismo dos animais, nem dos vegetais. Sua produção é feita através de microorganismos, como as bactérias, que tornam o material biodisponível para os seres vivos. Ou seja, essa vitamina só pode ser obtida com fontes externas, com a alimentação ou suplementação vitamínica. 

Sua absorção começa a acontecer na boca, durante a mastigação dos alimentos ou pelo contato do suplemento sublingual com a mucosa; e é finalizada no intestino delgado, onde se une às proteínas para desempenhar sua função. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade diária recomendada desta vitamina é de 2,4 microgramas (mcg). Para se ter uma ideia, 100g de carne bovina possuem 2 mcg de B12. 

Vitamina B12 Metilcobalamina

Para que serve a vitamina B12?

Como já indicamos no início do texto, a vitamina B12 está diretamente relacionada ao funcionamento do cérebro. Isso porque ela atua no sistema nervoso e contribui na formação dos neurônios. 

Ela desempenha um importante papel na criação da chamada bainha de mielina, a estrutura lipídica responsável por proteger os nervos e realizar a transmissão de impulsos entre os neurônios. 

Além disso, o micronutriente ainda é primordial para a formação dos glóbulos vermelhos e, por isso, também desempenha uma função significativa na saúde cardiovascular. 

A vitamina B12 está envolvida no processo de maturação do DNA, no metabolismo celular e, segundo estudos recentes publicados pela Fiocruz, no controle do agravamento em casos de Covid-19. De acordo com a pesquisa, feita em Minas Gerais, o nutriente atenua o quadro conhecido como tempestade inflamatória, uma resposta imune excessiva no organismo. 

Mas antes de sair se automedicando, o coordenador do estudo, Roney Coimbra, alerta: “É importante destacar que, antes que a B12 possa ser usada com segurança para o tratamento dos pacientes com Covid-19, ainda é necessária a realização de um estudo clínico, ou seja, diretamente no organismo humano. Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

Foto de mulher idosa tomando vitamina B12

Benefícios da vitamina B12?

Para compreender melhor como a vitamina B12 age no organismo, confira alguns dos benefícios da presença desse nutriente na alimentação ou, quando necessário, na suplementação vitamínica. 

Mantém o coração saudável

Uma de suas funções da B12 é impedir o aumento de homocisteína. Esse aminoácido, presente no plasma da corrente sanguínea, pode estar associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o AVC, a trombose, o infarto e a doença coronariana. Além disso, os níveis adequados da vitamina ajudam a manutenção do colesterol HDL, considerado bom para o coração. 

Evita anemia 

Como já comentamos, um dos papéis do nutriente é produzir glóbulos vermelhos, que são responsáveis por transportar oxigênio para todo organismo. Quando a B12 está presente nas quantidades adequadas, esse processo funciona normalmente; mas quando não está, a estrutura e formação das células passa por mudanças. 

É assim que surge a anemia perniciosa, um transtorno que pode causar fadiga, perda de apetite, dificuldade de respiração, e em casos mais graves, confusão mental, dormência dos pés e das mãos e perda de equilíbrio. 

Maior disposição

Quando a vitamina está presente de forma adequada no organismo, ela contribui no processo de síntese da glicose, que tem como objetivo fornecer energia para organismo. Não é à toa que a ausência de B12 causa justamente o efeito contrário, resultando em fadiga e mal-estar. 

Além disso, ela auxilia na oxigenação sanguínea e no funcionamento dos neurônios, tornando o cérebro mais ativo e disposto. 

Neurônios saudáveis

Uma das principais funções da vitamina é atuar na proteção das células neurais, como comentamos nos tópicos anteriores. Portanto, um dos benefícios de manter as quantidades adequadas de B12 no organismo é garantir a saúde dos neurônios e a transmissão correta dos impulsos nervosos. 

Nesse processo, o nutriente ainda contribui para sintomas de perda de memória, confusão mental e até depressão. Um estudo publicado em 2020, na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, aponta a relação entre a cobalamina e os distúrbios mentais, apontando, inclusive, a contribuição do nutriente no efeito dos antidepressivos.

Melhora o desempenho físico

Os benefícios da vitamina B12 também podem ser vistos na melhora do condicionamento físico, já que o organismo se sente mais disposto e a oxigenação do sangue é maior. Isso contribui não só para o fôlego durante os exercícios, mas também para a recuperação muscular após a atividade. 

Foto de homem fazendo exercícios físicos

Quando a vitamina B12 é considerada baixa?

Para avaliar se os níveis de vitamina B12 estão abaixo do normal, é indicado que o indivíduo faça um exame de sangue com panorama completo, não só com a quantidade de vitamina, mas também com o hemograma e as funções hepáticas. 

O recomendado é que o nutriente esteja acima de 490 pg/mL e a homocisteína (aquele aminoácido que comentamos anteriormente) esteja abaixo de 8 mmol/L. 

Se o exame apresentar a B12 abaixo de 350 pg/mL, é muito provável que a pessoa já esteja sentindo alguns sintomas da ausência da vitamina no organismo. Nesse caso, é fundamental consultar um profissional para avaliar a necessidade de suplementação. 

Essa deficiência vitamínica pode ocorrer em crianças e idosos que costumam ter cardápio limitado e apresentar dificuldades na absorção de algumas vitaminas; vegetarianos e veganos que não consomem a fonte natural de B12 presente nas proteínas animais e gestantes que necessitam de uma quantidade superior de vitamina para a formação do feto.

Outros grupos de pessoas que também podem ter a quantidade de vitamina inferior ao recomendado são os pacientes com HIV, doença de Crohn ou pessoas que passaram por cirurgia bariátrica. Nesses casos, a dificuldade de absorção pode ocorrer por distúrbios na mucosa do intestino e pelo uso de medicamentos que interferem no processo. 

Sintomas da vitamina B12 baixa

Já deu para notar a importância da vitamina B12 em várias funções do organismo. Por isso, em casos de ausência ou baixa quantidade, a deficiência vitamínica pode desencadear diversos sintomas e resultar em problemas graves de saúde. Estudos já associaram a falta do nutriente ao desenvolvimento de osteoporose e até no risco de derrame

Dentre os principais sinais que apontam níveis inferiores de cobalamina no organismo, podemos destacar os seguintes: 

  • Fraqueza, desânimo e fadiga;
  • Formigamento das mãos e dos pés;
  • Dificuldade para respirar;
  • Ardência e peso na língua;
  • Câimbras e fraqueza nas pernas;
  • Problemas no sistema digestivo;
  • Falhas constantes de memória, desatenção e confusão mental;
  • Quadros profundos de depressão.

E o excesso?

Por ser uma vitamina hidrossolúvel, a B12 é normalmente eliminada através da urina, suor e das fezes, evitando que haja uma concentração excessiva do nutriente no organismo. 

No entanto, quando isso não ocorre é necessário ter atenção. Se o indivíduo apresenta níveis anormais de cobalamina, que não sejam fruto de suplementação vitamínica, é importante investigar. 

Isso pode indicar alguma anormalidade no organismo e ser sinal para distúrbios hematológicos graves, como a leucemia, e doenças hepáticas, como a cirrose, hepatite aguda e até alguns tipos de câncer. Ter acompanhamento médico regular é fundamental para identificar essas situações o quanto antes. 

Alimentos ricos em vitamina B12

No início do texto, falamos sobre como a vitamina B12 deve ser obtida através da alimentação, então vamos lá: quais são os alimentos que precisamos incluir no nosso cardápio diário?

Com exceção de algumas algas, alimentos fermentados, cogumelos e cereais fortificados, grande parte das fontes de B12 são de origem animal. 

É possível obter o nutriente através dos ovos; leites e derivados, como os queijos e iogurtes; carnes bovinas, suínas e de aves; peixes de água fria como atum, salmão e truta; mariscos, ostras e caranguejos. 

Alguns cortes de carne apresentam uma quantidade significativa de vitamina B12, como o fígado de boi. Uma porção de 100g, contém 72,2 mcg. 

Quanto às fontes vegetais, cientistas da Universidade de Kent, na Inglaterra, fizeram descobertas surpreendentes sobre a presença do nutriente em brotos de agrião-de-jardim. A pesquisa trouxe um novo panorama para o uso futuro de alimentos de origem vegetal na suplementação vitamínica. 

foto de mesa de comida rica em vitamina B12

Devo buscar suplementação?

Assim como no uso de qualquer medicamento, a suplementação vitamínica também deve vir sob indicação de um profissional de saúde, preferencialmente especializado em nutrição. É preciso avaliar o histórico de saúde, o biotipo, os hábitos alimentares e as reais necessidades de cada indivíduo. 

Normalmente, a suplementação é indicada para casos em que existe deficiência da B12, como mencionamos nos tópicos anteriores. Ou seja, para pessoas após a cirurgia bariátrica; pacientes em tratamento de câncer, HIV ou doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn; veganos, gestantes, crianças e idosos. 

Se você se encaixa em um desses perfis, faça o acompanhamento regular com um médico e siga as orientações do profissional sobre o tipo de suplementação mais adequada para o seu caso. 

Formas de suplementação

A suplementação vitamínica de B12 pode ser feita de diversas formas. Cada uma é indicada para um perfil de pessoa ou uma situação. Aqui, você encontra mais informações sobre estes métodos: 

Líquida

A líquida é uma das formas de suplementação mais práticas para pessoas com dificuldade de deglutição, já que ela basta ingerir 2 gotas ao dia, podendo adequar-se a dosagens mais altas. É uma boa opção para idosos ou pessoas com problemas estomacais. 

Na Belt Nutrition, você encontra a B12 Bariatric Líquida. Ela fornece 9,94 mcg do nutriente em forma de metilcobalamina, que é melhor absorvida no organismo. Basta ingerir duas gotas por dia, no horário que for mais conveniente. 

Cápsula

Outra opção é a suplementação com cápsulas gelatinosas, que podem ser mastigáveis ou não. No caso das não mastigáveis, elas devem ser ingeridas com líquido e preferencialmente próximo das refeições, para favorecer a absorção completa da vitamina pelo organismo. 

Injetável

Quem não se importa com o incômodo das agulhas, pode realizar a suplementação através da B12 injetável. Para isso, é necessário consultar um profissional e realizar o procedimento no consultório, conforme for orientado. 

Sobre o assunto, Pinhas Stark, do Instituto de Hematologia e do Departamento de Gastroenterologia do Centro Médico Rabin, em Israel, pondera: “As injeções podem ser dolorosas e problemáticas para pacientes com tendência ao sangramento ou pacientes extremamente magros. Pode ser difícil administrar a pacientes velhos ou inabilitados”. 

Spray

Definitivamente a maneira mais prática de suplementação vitamínica, especialmente para crianças com insuficiência da B12. O spray funciona como um suplemento sublingual, que pode ser utilizado diversas vezes ao dia. 

O Belt B12 Spray tem sabor de menta refrescante e oferece o nutriente na forma de metilcobalamina, que é absorvido com mais facilidade pelo organismo. Quatro borrifadas oferecem 9,94 mcg, 414% das necessidades diárias. 

Foto de médico segurando embalagem de vitamina B12

Onde encontrar vitamina B12?

Se a suplementação vitamínica é uma opção para você, a Belt Nutrition pode ajudá-lo com segurança e praticidade. No site, você encontra a B12 em spray ou líquida com preços promocionais. 

Basta selecionar sua opção favorita, adicionar ao carrinho e calcular o frete com o CEP do endereço de entrega. Em algumas regiões, é possível retirar o produto presencialmente, sem nenhum custo de envio.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a vitamina B12 e qual é a sua importância para o desempenho em diversas funções do organismo, encontre a opção de suplementação que faz mais sentido para o seu estilo de vida.

Se o que você procura é um produto mais completo, com outras vitaminas e minerais essenciais para sua saúde, os polivitamínicos podem ser uma ótima opção. O Belt +23 Soft conta com a vitamina B12 e outros 22 nutrientes. Confira mais informações na página do produto.



Produtos Relacionados