Quais são os alimentos ricos em magnésio?

Quais são os alimentos ricos em magnésio?

A chegada da pandemia do novo coronavírus, trouxe muitas questões para a superfície e acendeu a luz vermelha para as pessoas se cuidarem mais. Todos os nutrientes - especialmente as vitaminas e minerais - são essenciais para um organismo saudável e funcional.

Hoje, vamos falar sobre um dos minerais mais importantes, porém, não tão reconhecido e que faz um papel primordial no bom funcionamento do organismo. Aqui, você vai descobrir o que é magnésio, seus principais benefícios e quais são os alimentos mais ricos com esse mineral. Vamos juntos?

 

O que é magnésio?

Ele é um metal alcalino terroso, sendo considerado um dos mais importantes e poderosos nutrientes. Isso porque, somente ele, atua em mais de 300 reações químicas e metabólicas do nosso organismo. 

Uma de suas características, é ser um eletrólito - ou seja, minerais capazes de portar uma carga elétrica ao ser dissolvido nos líquidos corporais. Seu maior armazenamento ocorre nos ossos, onde fica disponível para utilização.

Como destaque, podemos citar que o magnésio é fundamental para a metabolização e aproveitamento do cálcio e potássio. Sendo assim, o mineral é capaz de regular o funcionamento de quase todo o corpo.

Tendo essa capacidade de atuar a nível metabólico e enzimático em quase todos os processos biológicos, isso torna o magnésio um super nutriente, uma vez que outros minerais precisam de sua presença para serem devidamente aproveitados.

 

O que exatamente o magnésio é capaz de fazer no organismo?

O mineral tem funções muito bem definidas em diversas partes do corpo. Ele aparece na formação de ossos e dentes, desempenho muscular e nervoso, reações enzimáticas e produção de energia, por exemplo. Abaixo descrevemos um pouco melhor essas funções:

Fortalece os ossos e músculos:

Ele potencializa a absorção do cálcio nos ossos, o que maximiza seus efeitos na formação óssea e proteção contra problemas graves - como a osteoporose.

Além disso, também tem a mesma função quando falamos do potássio. Esse mineral é essencial para a boa saúde dos músculos, uma vez que estimula sua contração saudável e boa utilização da energia.

Importante para o fornecimento de energia

Outra ação pouco conhecida do magnésio é sua incrível capacidade de atuar nas enzimas que metabolizam a glicose, fornecendo energia para o corpo e, principalmente músculos. Além da glicose, também atua em outros processos de fornecimento de energia.

Melhor amigo do sistema nervoso, circulatório e digestório

O magnésio atua no sistema nervoso, equilibrando as sinapses e ajudando na produção de hormônios essenciais para a sensação de bem-estar e equilibrando funções como o sono. Além disso, também ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis glicêmicos, regulando a produção de insulina.

No intestino, ele tem função de regular o seu funcionamento, melhorando os sintomas de problemas como prisão de ventre e outras patologias. A imunidade também é uma das beneficiadas com esse nutriente - ele ajuda a produzir os leucócitos - principais células de defesa.

 

Benefícios do magnésio:

Agora que você compreende melhor sobre as funções e atuações desse mineral essencial, tá na hora de conhecer seus benefícios para toda a saúde:

  • Age na formação e manutenção de ossos e dentes;
  • Auxilia na contração e bom funcionamento do sistema muscular;
  • Auxilia na produção de glutationa e na síntese de RNA e DNA. 
  • Melhora o funcionamento nervoso, cognitivo e combate transtornos de humor;
  • Combate os temidos sintomas da TPM - principalmente os físicos;
  • Alivia as dores causadas pelas enxaquecas;
  • Ao regular glicose e produção de insulina, auxilia no controle da diabetes; 
  • Melhora o funcionamento cardíaco e reduz os riscos de hipertensão;
  • Reduz problemas digestivos como azia, má digestão e intestino preso;
  • Potencializa o desempenho muscular, uma vez que melhora a contração.

Ufa, quantos benefícios e atuações para um único nutriente, não é mesmo? Não é à toa que esse mineral deve ter um grande destaque nas suas preocupações! Agora, vamos descobrir as principais fontes do magnésio? 

 

Alimentos ricos em magnésio

Quer uma notícia animadora? O magnésio é um elemento rico e presente em diversos alimentos que temos em nossa rotina de alimentação diária. Porém, obviamente, alguns deles se destacam e devem ser incluídos na sua dieta saudável.

Grande parte de sua concentração, porém, está nas verduras de folhas verde-escuras, como a couve, acelga e agrião, por exemplo. Mas, eles não são os únicos alimentos que merecem destaque aqui:

    • Frutas: abacate, banana e kiwi;
    • Leguminosas: ervilha, lentilha e feijão;
    • Cereais: arroz integral, trigo e aveia.
    • Oleaginosas;
    • Alimentos de origem animal: leite e iogurte natural.

Mas, apesar de ser um mineral rico em muitos alimentos, ainda assim é comum acontecer a deficiência desse mineral. E, seus níveis baixos são significado de risco para todo o corpo e seu bom funcionamento.

 

Nesse cenário, é preciso apostar no suplemento mineral certo!

Por mais balanceada que seja a alimentação, a deficiência pode acontecer. Nesses casos, os especialistas recomendam a suplementação para repor os níveis corretos e necessários do nutriente no corpo. 

Porém, no mercado, existem diversas disposições do magnésio, em forma de suplementos minerais: 

  • cloreto de magnésio; 
  • magnésio quelato; 
  • dimalato de magnésio;
  • óxido de magnésio;
  • aspartato de magnésio; 
  • citrato de magnésio. 

Cada um deles é a uma disposição diferente do mineral, que vai agir de maneira determinada no organismo. Porém, o mais recomendado é o dimalato de magnésio.

 

Conheça o melhor suplemento de magnésio:

Nós da Belt somos especialistas em suplementação vitamínica e mineral. Buscamos sempre atender as necessidades nutricionais das pessoas, garantindo sua saúde e melhorando sua qualidade de vida. 

O Belt Magnesium+ é produzido com óxido de magnésio e o dimalato de magnésio. Essas duas disposições, além de potencializarem a utilização do mineral no corpo, ainda tem uma capacidade incrível: reduz o desconforto gástrico e impede a indisposição do sistema.

Esse problema é muito comum nos produtos que estão presentes no mercado, o que leva a outros problemas. Não deixe de conhecer nosso produto e aproveitar todos os benefícios que esse importante mineral tem para a sua saúde e bom funcionamento biológico!



Produtos Relacionados