Pré-treino: O que é, como utilizar, vantagens e muito mais

Pré-treino: O que é, como utilizar, vantagens e muito mais

Você ainda não conhece os benefícios do pré-treino para a sua rotina? Então, você chegou ao lugar certo para se informar!

Usualmente, o pré-treino é utilizado por praticantes de esportes e atividades físicas com o intuito de conseguirem mais energia e pique para treinar.

Existem diversas alternativas de pré-treino, que vão desde opções sintéticas, como os suplementos, até mesmo a alimentação propriamente dita. Seja para atividades de leve intensidade ou mais pesadas, o pré-treino auxilia no rendimento. Juntando a alimentação e suplementação pré-treino, é possível ter resultados ainda melhores.

Para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o tema, no artigo de hoje trouxemos para você os seguintes tópicos:

  • O que é pré-treino?
  • Qual é a função do pré-treino?
  • Tipos de pré-treino
  • É bom tomar pré-treino?
  • Como tomar pré-treino?
  • Quanto tempo o pré-treino dura no organismo?
  • Vantagens de tomar pré-treino
  • Riscos do pré-treino
  • O que comer antes do treino?
  • Qual o melhor pré-treino?
  • Conclusão

Você não vai querer perder esse conteúdo, não é mesmo? Então, continue aqui conosco e aprenda tudo sobre pré-treino!

O que é pré-treino?

A suplementação de pré-treino se trata de um componente que tem como objetivo aumentar a performance física e mental do usuário. Como o nome sugere, o pré-treino deve ser consumido antes dos exercícios para dar aquele “up” na sua execução.

É importante salientar que os pré-treinos não são feitos exclusivamente para frequentadores de academia. Atletas costumam utilizar esse recurso para ter melhor desempenho.

A maioria desses produtos pré-treino tem como intuito aumentar a energia do atleta, diminuir a fadiga e aumentar. No geral, os melhores pré-treinos são aqueles que combinam diferentes componentes para oferecer ao usuário uma performance completa.

O mercado atual oferece os mais diversos tipos de pré-treino com composições que focam em diferentes respostas fisiológicas. Por isso, é muito importante prestar atenção na hora de escolher o ideal.

Mas fique tranquilo: vamos falar mais a frente sobre cada um deles e seus efeitos, assim, você poderá se sentir mais seguro para escolher.

Qual é a função do pré-treino?

O pré-treino tem como função principal aumentar a disposição do usuário para seus treinos.

Esses suplementos possuem a capacidade de aumentar a tolerância a exercícios de alta intensidade, além de otimizar a performance e foco do atleta.

Ao utilizar o pré-treino, há mais chances de se manter constante na sua execução, desde a primeira repetição até a última. 

Se você possui uma rotina muito corrida e precisa de um gás para treinar sem bater aquele desânimo, fraqueza e preguiça, o pré-treino é ideal para você.

Não importa se o treino é no começo do dia ou no final após o trabalho e estudos, com a suplementação você poderá manter a sua energia e foco!

Tipos de pré-treino

Foto de homem tomando pré-treino

Como citamos anteriormente, existem diversos tipos de pré-treinos disponíveis à venda, sejam com componentes puros ou um mix de substâncias energéticas.

Vejamos aqui os principais tipos de pré-treino:

L-Taurina

Sem dúvidas, a L-Taurina é um dos principais pré-treinos conhecidos e utilizados pelos atletas.

A L-Taurina se trata de um aminoácido produzido principal­mente no fígado, a partir de outros dois aminoácidos: cisteína e metionina. 

Essa substância tem como função fortalecer e estabilizar o ritmo cardíaco, através da manutenção da função contrátil normal dos músculos cardíacos. 

pré-treinos a base de taurina são capazes de acelerar a recuperação do cansaço muscular e prolonga a tolerância à exaus­tão.

Com isso, você pode ter um melhor desempenho e redução do dano muscular.

Outro benefício da L-taurina é que essa substância atua como uma geradora de novos neurônios e possui função neuroprotetora, melhorando a capacidade de aprendizagem, memória e foco.

Cafeína

Também muito conhecido quando o assunto é despertar, a cafeína é uma substância estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), é absorvida rapidamente pelo corpo.

À medida que circula pelo corpo, a cafeína oferece ao seu cérebro uma maior disposição e concentração.

Os efeitos da cafeína no corpo são bastante conhecidos, contribuindo no aumento do gasto calórico, estimulando o bem-estar, a melhora de humor e desempenho nos exercícios.

Não somente, a cafeína contribui na perda de peso e isso ocorre tendo em vista que a cafeína aumenta o tempo de queima de gordura.

Vasodilatadores

Os vasodilatadores são pré-treinos que contribuem para a melhora do desempenho durante a prática de exercícios físicos e promovem uma acelerada recuperação no pós-treino.

Essas substâncias têm como função favorecer a distribuição dos nutrientes para os músculos, criando um estado anabólico.

No corpo, vasodilatadores aumentam o fluxo de óxido nítrico circulante e isso está diretamente ligado ao relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos.

Como consequência, o seu corpo passa a ter um maior fluxo de sangue e oxigenação necessários à contração muscular e aporte de nutrientes para os músculos.

Os vasodilatadores são pré-treinos ideais para quem quer se recuperar mais rapidamente de exercícios exaustivos.

Energéticos

Bebidas energéticas podem ser utilizadas como pré-treinos, para dar um "gás extra" para malhar. 

Essas bebidas combinam cafeína, taurina, vitaminas e minerais com o intuito de estimular o sistema nervoso central e acelerar o metabolismo.

Além disso, essas bebidas são capazes de aumentar a concentração e o nível de energia durante o exercício, além de retardar a fadiga. 

É bom tomar pré-treino?

O pré-treino é especialmente indicado para atletas e amadores de alta performance que estão sempre em busca de melhores resultados.

Por isso, podemos dizer que sim, para esses casos, é bom tomar pré-treino se você deseja ter bons resultados.

Lembrando que essa suplementação deve estar associada a uma boa alimentação e exercícios de alta intensidade para que você chegue ao seu objetivo.

Muitas das substâncias do pré-treino são encontradas em alimentos, todavia, ter acesso à quantidade necessária para ter uma explosão energética seria extremamente complicado.

Isso porque seria necessário considerar a quantidade de alimentos que você teria que ingerir, podendo ser muito custoso.

Por isso, é mais comum que atletas e praticantes de atividades físicas optem por consumir substâncias ergogênicas isoladas que são encontradas nas fórmulas dos pré-treinos.

Mas atenção: cuidado com as doses que são encontradas nos pré-treinos sintéticos.

Produtos com alta dose de cafeína (>400 mg) proporcionam um efeito muito intenso no seu corpo, podendo causar efeitos colaterais sérios e perigosos.

Como tomar pré-treino?

Como você viu até aqui, o pré-treino pode ser elaborado tanto através de uma refeição ou suplementação, a depender da sua necessidade.

O recomendado é que, no caso da suplementação, o pré-treino deve ser tomado com um intervalo antes do treino, garantindo que tudo seja absorvido com eficiência. 

Cada nutriente possui uma característica e um tempo de absorção diferentes, mas de forma geral, é recomendado que o pré-treino seja tomado de 45 a 30 minutos antes da atividade física.

É importante salientar que cada indivíduo possui um processo de metabolização diferente, por isso, é importante entender como o seu corpo funciona para ter a melhor resposta.

Quanto tempo o pré-treino dura no organismo?

Normalmente, o pré-treino permanece no organismo de 4 a 6 horas, a depender da pessoa.

A cafeína pode ter um efeito ainda mais duradouro, se estendendo a um tempo de ação de 6 a 9 horas.

O importante é saber que, mesmo que você tenha um treino muito extenso, a suplementação estará agindo no seu corpo por várias horas.

Vantagens de tomar pré-treino

O pré-treino possui inúmeros benefícios para o organismo humano. Veja aqui 3 deles que destacamos para você:

Melhor desempenho

Foto de homem malhando.

Os pré-treinos são substâncias promissoras como um auxílio ergogênico para indivíduos ativos, melhorando o desempenho de pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física.

Todos os ingredientes de um pré-treino composto oferecem energia para o seu corpo durante as séries além de dar aquele estímulo que falta para você treinar.

Previne a fadiga prematura

Conforme o seu treino vai acontecendo, os níveis de energia se esgotam, levando os músculos a ficarem cansados e exaustos.

Porém, ao contar com a nutrição pré-treino correta, o seu corpo estará preparado para um desempenho ideal com altos níveis de energia. 

A suplementação pré-treino oferece energia para ser queimada, assim você poderá executar as repetições da melhor forma possível.

Maior concentração e foco

pré-treinos que possuem em sua composição taurina e cafeína são capazes de melhorar a cognição do usuário.

Consequentemente, é possível desfrutar de uma maior concentração e foco.

Riscos do pré-treino

Como estamos falando de substâncias estimulantes do sistema nervoso, é preciso salientar que existem alguns riscos à saúde para aqueles que tomam pré-treino sem orientação.

Quando tomado em uma dose incorreta, os pré-treinos podem provocar taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros problemas. 

Inclusive, a suplementação com pré-treino não é indicado para pessoas com cardiopatias, pressão alta e doenças crônicas de modo geral. 

Recomenda-se que ocorra a ingestão apenas da dose recomendada na embalagem, para que não ocorram possíveis efeitos colaterais. 

Contudo, o ideal é que você busque a orientação de um médico ou nutricionista para saber qual a quantidade recomendada de acordo com seu peso corporal. 

O que comer antes do treino?

Para além da suplementação com o pré-treino, é importante saber consumir os alimentos certos antes de realizar as suas atividades físicas.

A escolha do que comer antes do treino varia de acordo com o tipo de exercícios que você realiza, sua duração e objetivos.

No geral, é recomendado que você possua combustível para garantir disposição!

Se o seu treino for de longa duração ou envolva resistência, capriche numa refeição com carboidratos, que são responsáveis por fornecer a energia necessária. 

Vejamos aqui algumas recomendações do que comer a depender do horário:

Até 2 horas antes do treino

Faltando 2 horas para iniciar as suas atividades você pode consumir as grandes refeições mais completas, contendo carboidratos, proteínas e gorduras.

Algumas opções bastante eficientes são: tapioca com ovos, pão integral, guacamole, arroz, feijão, frango e legumes, por exemplo

Até 1 hora antes do treino

Chegando um pouco mais perto do seu horário de treino, o ideal é consumir fontes de carboidrato adicionadas a fibras.

A dica aqui é se alimentar com pão integral com geleia, banana com aveia e mel ou iogurte com chia.

30 minutos antes do treino

Por não possuir muito tempo para o seu corpo digerir tudo e transformar em energia, o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato 30 minutos antes do treino.

Algumas opções de carboidratos de rápida absorção são frutas, suco natural, geleia de frutas, pães brancos, tapioca, mel, goiabada ou doce de leite.

Mesmo que alguns desses itens fujam um pouco do seu plano alimentar, não deixe de comer.

Idealmente, não se deve treinar em jejum, pois pode prejudicar o desempenho e o resultado final pela falta de energia. 

Qual o melhor pré-treino?

Foto de homem tomando pré-treino

O melhor pré-treino é aquele que oferece a você equilíbrio entre os nutrientes, para que você não se sinta muito pesado ou afobado durante o treino.

Seja alimentação ou suplementação de pré-treino, o ideal é que você tenha a disposição necessária para concluir todos os movimentos com sucesso. 

Se você pratica esportes ou musculação de alta intensidade, pense bem sobre o seu objetivo no exercício para encontrar o mais adequado a sua realidade.

Para escolher o melhor, conte com o auxílio de profissionais que conhecem sobre o tema e que podem te ajudar

Conclusão

Antes de iniciar o consumo do pré-treino, é importante que você realize exames para descartar qualquer tipo de problema. 

Além disso, o ideal é que você inclua na sua rotina o pré-treino somente com indicação de um profissional.

Afinal, como vimos anteriormente, esse tipo de suplementação pode causar efeitos colaterais como taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros.

Não se esqueça que você deve utilizar pré-treinos de boa procedência e sejam confiáveis para que você  obtenha os resultados esperados.

Você gostou desse artigo? Tem muito mais conteúdo do mundo fitness esperando por você aqui! Tire as suas principais dúvidas e se informe conosco.



Produtos Relacionados