Bariátrica Sleeve: o que é e como funciona?

Bariátrica Sleeve: o que é e como funciona?

Sempre houve muito estigma em ser gordo na nossa sociedade. Mas quando passa do ponto estético e começa a afetar a saúde, existem algumas intervenções médicas que podem ser feitas. A mais conhecida é a bariátrica Sleeve. Mas você sabe como essa cirurgia funciona?

A cirurgia de redução de estômago, ou cirurgia bariátrica, é uma alternativa de tratamento para alguns casos de obesidade. Isso porque ela mexe no tamanho do órgão e sua capacidade de receber os alimentos, o que altera a forma que ele absorve a comida e, consequentemente, as calorias.

Mas não é porque você está acima do peso que essa cirurgia será indicada para o seu caso. Por ela ter ficado tão popular, pessoas que não precisam realizar esse procedimento acabam o procurando, principalmente pela pressão estética.

Vale ressaltar que, apesar de ser uma cirurgia com ótimos resultados e muitos casos bem sucedidos, não deixa de ser um procedimento invasivo que deve ser feito quando necessário, com o acompanhamento de profissionais capacitados.

A obesidade é uma doença causada pelo acúmulo em excesso de gordura no corpo, de forma que prejudique a sua saúde e possa desencadear outras doenças como a diabetes.

Esse acúmulo de gordura pode ser causado pelo excesso na ingestão de alimentos, algum hormônio desregulado, falta de atividade física, qualidade nutricional dos alimentos ingeridos e até fatores genéticos. 

O que é bariátrica Sleeve?

A bariátrica Sleeve ou Sleeve Gástrico é apenas uma das técnicas de cirurgia redutora de estômago disponíveis. Apesar de ser uma modalidade mais recente, ela é conhecida pelos seus resultados positivos e tem uma boa previsão de evolução. 

Quem passa pela bariátrica Sleeve tem seu estômago reconstruído, passando a ter o formato parecido com um tubo fino, que restringe a ingestão alimentar, a quantidade de alimentos que poderão ser ingeridos e como será seu armazenamento no estômago.

Fora isso, ocorre um controle hormonal da fome. Esse "jogo de hormônios" é o responsável pela eficiência da perda de peso após a cirurgia.

O principal objetivo desse procedimento é ser uma alternativa de tratamento para a obesidade mórbida, por isso, uma parte do lado esquerdo do estômago é removida, o que influencia drasticamente na perda de peso do paciente, que pode chegar até 40% do peso inicial.

Como essa cirurgia funciona?

Como já foi explicado, a cirurgia bariátrica Sleeve consiste na redução do estômago do paciente. Mas como ela é feita?

Primeiramente, após muitos exames e consultas para saber se o paciente é apto para a cirurgia, você é colocado em anestesia geral durante todo o procedimento, que tem uma duração média de 2 horas.

Apesar da cirurgia ser feita em pouco tempo, o paciente normalmente fica internado no hospital por no mínimo 3 dias, para passar pela fase inicial do pós operatório, receber todas as orientações de como ficará sua alimentação pelos próximos dias de recuperação e ficar de observação – para garantir de que deu tudo certo com o procedimento.

Na maioria das vezes, a técnica utilizada para realização dessa cirurgia é a videolaparoscopia, onde são feitas pequenas aberturas na região do abdômen, para inserir alguns tubos e os instrumentos usados no procedimento.

Dessa maneira, não é necessário fazer um grande corte na barriga, e facilita a camuflagem das cicatrizes, que ficam bem discretas dessa maneira.

Esses instrumentos inseridos no abdômen são os responsáveis pelos cortes no estômago. Um é feito na vertical do lado esquerdo do órgão, com um formato curvado, onde é removido até 85% do estômago. Essa porcentagem pode variar.

Após essa remoção, a outra parte do órgão é grampeada, e, por isso, pode ser dito que essa cirurgia constrói um novo estômago, que caberá uma quantidade bem menor de comida e funcionará de maneira diferente com relação à armazenagem e absorção de alimentos.

Quais são as vantagens da bariátrica Sleeve?

foto de pessoa após bariátrica sleeve.

Existem algumas vantagens para aqueles pacientes que fazem esse tipo de bariátrica. Primeiramente, esse procedimento não atrapalha a absorção dos elementos nutritivos importantes para a saúde.

Outra vantagem é no procedimento em si, que tem um índice de complicações pós-cirúrgicas baixo. Caso algo dê errado no procedimento, ele pode ser tranquilamente revertido em outro tipo de bariátrica.

Além disso, a bariátrica Sleeve pode controlar a hipertensão arterial e ajudar o paciente a comer menos sem atrapalhar no processo digestivo, enquanto não conta com nenhum implante, ou a necessidade da rotação do intestino, ou qualquer tipo de alteração nele.

Diferentemente da bariátrica que é feita usando o método da banda gástrica ajustável, a bariátrica Sleeve não precisa que esse ajuste seja feito e entrega uma porcentagem maior de perda de peso.

Por que fazer bariátrica Sleeve?

A bariátrica Sleeve é uma ótima alternativa para as pessoas que sofrem com a obesidade e não responderam bem a outras técnicas de emagrecimento. A cirurgia bariátrica, independentemente do tipo escolhido, tem boa porcentagem de resultados positivos.

Lembrando que a obesidade pode desencadear outras doenças que prejudicam a saúde e a longo prazo, a depender da intensidade e evolução da doença, pode até causar morte.

Por isso é importante procurar um tratamento enquanto há tempo, principalmente um que possui tantas vantagens e benefícios ao paciente.

Quantos quilos se perde com a bariátrica Sleeve?

É importante ressaltar que cada organismo é diferente do outro, então, não existe uma resposta correta para essa pergunta. Existem alguns fatores externos que podem influenciar nos resultados, como a recuperação e o estilo de vida do paciente.

Mas existe uma média que está entre 30% e 35% do peso inicial do paciente. Logo, se o paciente fizer a cirurgia com 100 quilos, por exemplo, ele perderá entre 30 e 35 quilos. Apesar disso, se houver uma mudança real de vida e o seguimento correto das orientações médicas com o acompanhamento correto, esses resultados podem ser ainda melhores.

Quais os riscos da cirurgia bariátrica Sleeve?

Apesar de contar com alguns sintomas pós-cirúrgicos como náuseas e vômitos, podem ocorrer complicações mais graves. Um exemplo disso é o surgimento de uma fístula, ou seja, uma conexão entre o estômago e a cavidade abdominal, que pode viabilizar infecções.

Mas pode ficar tranquilo que a evolução das técnicas para realização desse procedimento, diminuíram a ocorrências das fístulas, graças às técnicas menos invasivas.

Quanto custa para fazer bariátrica Sleeve?

Novamente, esse tipo de informação varia de acordo com o método escolhido, onde será feito o procedimento, qual será a equipe médica e o preço médio da sua região.

Mas a bariátrica Sleeve pode chegar a um custo médio de 40 mil reais, fora todos os exames que precisam ser feitos antes e após a cirurgia, esse preço muda se o paciente for realizar o procedimento por meio de convênio médico.

É interessante entrar em contato com seu plano e observar quais são as limitações do plano e se ele cobre a cirurgia de maneira integral ou parcial.

Ainda existe a opção da realização da cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A inscrição é feita em atendimento ambulatório, onde o médico vai avaliar a necessidade da cirurgia e qual tipo será mais adequado.

Feito isso, o paciente pode entrar na fila de espera para o procedimento, que é determinada pelo Ministério da Saúde junto a Secretaria de Estado de Saúde.

Qual a diferença entre a Sleeve e o Bypass?

Foto de cirurgia bariátrica sleeve

O método Bypass por muito tempo foi o mais usado pelo mundo, mas agora está dando espaço para o Sleeve, principalmente por eliminar uma porcentagem maior do peso inicial, enquanto o Bypass reduz a produção de grelina no corpo, além de mudar a concentração dos hormônios intestinais ou incretinas e acrescentar um desvio do trânsito intestinal.

Os dois métodos são extremamente seguros e possuem uma ótima taxa de sucesso, mas a maior diferença entre eles é que a bariátrica Sleeve é irreversível, diferente do Bypass que pode ser revertido.

Por isso cada paciente deve ser cuidadosamente avaliado, para que o método escolhido seja o mais adequado para o metabolismo e estilo de vida dele.

Depoimentos de quem realizou bariátrica Sleeve

A cirurgia bariátrica mexe diretamente com a autoestima de quem a faz, isso porque ela é responsável por uma drástica mudança estética e de qualidade de vida.

É comum ver relatos de pessoas que passaram por esse procedimento, dizendo que após a cirurgia conseguiram assumir controle de suas vidas, de modo que não seria possível sem ela.

Apesar de saber que o emagrecimento é muito rápido, o paciente pode ganhar novamente o peso perdido, e até possuir anemia, que exigirá a reposição de algumas vitaminas por tempo indeterminado, podendo durar até o resto da vida, daí vem a importância de um bom acompanhamento psicológico antes e após o procedimento.

A maioria dos pacientes que passaram pela cirurgia a descreve como decisiva, por devolver a mobilidade que muitas vezes é perdida após o ganho de peso.

Em contrapartida, existem aqueles pacientes que afirmam que a bariátrica é apenas um dos fatores para a mudança, mas se a mente do paciente não acompanhar a mudança, não adianta.

Realmente, sem o acompanhamento psicológico e a mudança de hábitos, o resultado alcançado pela bariátrica pode não ser mantido, é preciso um conjunto fatores para que esse resultado continue a longo prazo.

Alguns enxergam a cirurgia bariátrica como uma alternativa preguiçosa para o tratamento da obesidade, principalmente por não a enxergarem como uma doença, e esse pensamento abrange, muitas das vezes, futuros pacientes, que acabam mudando esse conceito por serem recomendados à realização da bariátrica.

Como é pós operatório?

A cirurgia bariátrica possui um pós operatório com uma dieta restritiva, que deve ser seguida à risca para garantir o sucesso do procedimento, por causa da redução do estômago, sua capacidade também é reduzida, e por isso, o paciente passa por uma reintrodução alimentar.

Ainda no próprio hospital, o paciente recebe as orientações para a nova dieta que deve ser seguida durante o pós operatório, onde o progresso é feito em quantidade, estados e texturas dos alimentos.

Como a Belt Nutririon pode te ajudar?

Foto de pessoa tomando suplementação.

A Belt Nutrition possui vários produtos que atendem diversos segmentos, sendo um deles focado naquelas pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica, onde você pode encontrar produtos específicos para esse público.

Como o multivitamínico e multimineral Belt +23 Bariatric Plus, que foi desenvolvido após muitos estudos, pensando nas pessoas que fizeram bariátrica independente do tipo escolhido para o procedimento.

Ele é importante porque os bariátricos sofrem com a absorção de nutrientes que é modificada pela cirurgia, então esse multivitamínico pode repor as necessidades desse âmbito para essas pessoas.

O Belt +23 Bariatric Plus são pequenos compridos revestidos, com a alta concentração de vitaminas e minerais que o corpo precisa e obtém através da absorção de nutrientes encontrados nos alimentos.

Hoje, é um dos produtos mais completos desse mercado, favorecendo a absorção em até 90%, isso devido as vitaminas presentes nele em forma ativa, e nos minerais quelatos.

Outro produto que não pode ficar de fora da rotina dos bariátricos é o Belt Hair, Nail and Skin Bariatric Plus, que foca mais nos cuidados para os cabelos, a pele e as unhas.

Afinal, é comum que eles fiquem mais ressecados ou frágeis após a cirurgia, justamente por esse déficit na absorção dos nutrientes.

Muitos bariátricos reclamam do aumento brusco na queda de cabelo, da fragilidade das unhas e da flacidez da pele, que é ocasionada pela perda de muito peso em um período curto de tempo.

Foi produzida uma fórmula exclusiva para esse produto que foca nesses cuidados, através da alta concentração de nutrientes puros e específicos, além de possuir vitaminas e minerais.

Entre eles estão a biotina, o ácido pantotênico, ferro, zinco, cisteína e silício orgânico, esse último ingrediente é voltado para a saúde da pele e dos cabelos, por poder prevenir a pele do envelhecimento cutâneo, ele também é importante para o combate ao enfraquecimento dos cabelos, e para a síntese do colágeno.

A presença do aminoácido cisteína é fundamental para os cabelos, visto que ele é fundamental para a queratina do cabelo, que é responsável pela saúde dos fios e seu crescimento, esse produto também é oferecido em mini comprimidos revestidos, o que facilita a sua ingestão.

Os maiores benefícios desses produtos para o bariátrico é que eles possuem a vitamina na forma ativa, minerais quelados, alta concentração de nutrientes, melhoram a imunidade enquanto combate os radicais livres.

É responsável por melhorar a disposição, memória e concentração dos usuários, além de contribuir para a saúde dos cabelos, unhas e pele, combatendo a fraqueza e fragilidade deles.

Agora que você já entendeu como funciona a bariátrica Sleeve e como os nossos produtos podem te ajudar nesse processo.

polivitaminicos belt nutrition

Acesse nosso site para conferir todos os nossos produtos e mais artigos como esse!