Ômega 3: tudo o que você precisa saber antes de tomar

Ômega 3: tudo o que você precisa saber antes de tomar

Muito utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia, o Ômega 3 é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura boa que conta com ação anti-inflamatória. 

Os efeitos da substância no nosso corpo são inúmeros, e além de melhorar a memória e a disposição, também previne doenças.

 

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE

- Diminui a inflamação

- Protege contra doenças cardiovasculares

- Evita a formação de coágulos

- Ajuda a combater a depressão

- Combate a asma

- Previne doenças auto-imunes 

- Ajuda a controlar a glicemia 

- Melhora o funcionamento cerebral

- Previne o Alzheimer

- Melhora a qualidade da pele

- Melhora o rendimento muscular

- Controla o déficit de atenção e hiperatividade

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ÔMEGA 3?

Bom, essa é uma dúvida bastante comum na hora de procurar um bom Ômega 3. As embalagens costumam mostrar três siglas: DHA, EPA e ALA, mas afinal, o que elas significam?

 

- O DHA é o ácido docosahexaenoico

Conhecido por auxiliar no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem e na memória visual na infância, pois tem ação importante na construção e estruturação da comunicação entre os neurônios. Diversos estudos também apontam uma melhora significativa na imunidade.

 

- O EPA é o ácido eicosapentaenoico

Rico em substâncias anti-inflamatórias, auxilia na saúde do coração e na circulação sanguínea. Tem ação antioxidante, beneficiando a saúde cerebral.

 

- O ALA é o ácido alfa-linolênico

Potente antioxidante, fortalece a defesa do organismo, protege contra doenças degenerativas, como o Alzheimer.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DHA E EPA?

 

Ambos estão presentes no Ômega 3, porém contam com ações diferentes. O EPA, está mais associado a doenças inflamatórias como as cardíacas, câncer e etc, já o DHA está associado à memória e raciocínio direcionada mais a ações relacionadas ao cérebro.

 

QUAIS ALIMENTOS SÃO RICOS EM ÔMEGA 3?

Todos os três tipos descritos (EPA; DHA; ALA) são encontrados nos peixes do mar, e também em sementes, tais como a chia e a linhaça. 

 

TODOS OS PEIXES TÊM ÔMEGA 3?

A resposta é não. Apesar do senso comum apontar o peixe como fornecedor da substância, não são todos que a fornecem em abundância. Prefira sempre peixes do mar, especificamente da água fria, tais como: salmão, cavala, arenque, atum e sardinha.

 

TODO MUNDO PODE TOMAR ÔMEGA 3?

A contra indicação é apenas para pessoas com problemas de coagulação, portadores de hemofilia, gestantes/lactantes e alérgicos a peixe.

 

E OS EFEITOS COLATERAIS ÔMEGA 3?

Eles estão associados ao excesso da suplementação. Se a dosagem que o paciente tomar estiver muito alta, pode causar reações como dor de cabeça, dor abdominal, enjoo, diarreia e mau hálito.

 

ÔMEGA 3 X MAU HÁLITO: MITO OU VERDADE?

Mito, assim como explicado no tópico anterior, apenas o consumo excessivo do suplemento causa este efeito colateral. Se o paciente notar esta alteração, basta procurar um médico para corrigir a quantidade. 

 

COMO TOMAR ÔMEGA 3?

Existem várias formas apresentadas do produto: cápsulas, em pó, gomas ou em xarope. A mais utilizada é em cápsula. 

As recomendações diárias variam de acordo com a avaliação individual realizada por um profissional da saúde, mas normalmente recomenda-se 2 cápsulas ao dia. O ideal é ingerir a dose no almoço ou jantar. Para os praticantes de atividade física, é indicado fazer a ingestão quatro horas antes ou após o exercício.

 

COMO ESCOLHER O ÔMEGA 3?

 

Existem algumas dicas para não errar na compra:

 

1- É importante atentar-se às proporções de EPA e DHA. Um bom suplemento apresenta mais de 750mg, somados, para ter uma boa qualidade. 

 

2- No rótulo deve estar descrito que o produto é livre de metais pesados. Se não for o caso, pode desconfiar desse produto.

 

3- Tem que ter vitamina E.  Essa vitamina vai atuar como um antioxidante, evitando assim a oxidação do óleo e mantendo a qualidade do produto.

Ômega 3 Bariátrico Belt Nutrition

QUAL O MELHOR ÔMEGA 3 DO MERCADO?

 

Analisando o tópico anterior e a descrição de um bom produto, o Ultra Ômega 3 da Belt Nutrition é CINCO ESTRELAS, e se enquadra em todos os quesitos, pois possui alta concentração de EPA e DHA. Possui  5 estrelas da certificação IFOS, um selo de pureza e qualidade do óleo de peixe, LIVRE DE METAIS PESADOS e não prejudicial a saúde. 

O IFOS (International Fish Oil Standards Programé) é uma conceituada instituição internacional que avalia a qualidade do óleo de peixe através de critérios rigorosos de análise. É um selo bem difícil de se conseguir, o processo pelo qual o suplemento passa para obter o selo é complexo e envolve vários testes, o que é ótimo, porque só adquire a certificação se realmente o ômega 3 for bom. Para receber a certificação IFOS o produto precisa receber as 5 estrelas que tangem os parâmetros de pureza, veracidade da concentração, e estabilidade da estrutura química do óleo.



Produtos Relacionados