FAQ: tire todas as suas dúvidas sobre polivitamínico

FAQ: tire todas as suas dúvidas sobre polivitamínico

Em uma rotina agitada, muitas vezes, acabamos negligenciando a qualidade da nossa alimentação e deixamos de lado as vitaminas e minerais que o nosso organismo precisa para desempenhar todas as suas funções corretamente. 

A sensação de fraqueza, cansaço constante, pele ressecada e sistema imunológico fragilizado são apenas alguns sinais dessa carência nutricional cada vez mais presente em nossas rotinas. 

É nesse cenário que o uso do polivitamínico tem ganhado cada vez mais força e se tornado uma alternativa prática e eficiente para uma vida mais saudável.

Se você está considerando incluir essa suplementação no seu dia a dia, vamos ajudá-lo esclarecendo suas principais dúvidas sobre o assunto. Olha só:

O que é um polivitamínico?

Como o próprio nome sugere, o polivitamínico é um suplemento, composto pela junção de diversas vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo. 

Ele reúne, em um único produto, os principais micronutrientes que o corpo necessita para se manter devidamente nutrido e saudável, desempenhando todas as suas funções da melhor maneira possível. Seu principal objetivo é repor as deficiências nutricionais e complementar a adoção de hábitos saudáveis, tornando-se um aliado da alimentação e não um substituto. 

Assim como qualquer outro suplemento, ele deve ser indicado por um profissional especializado e ter seus efeitos avaliados regularmente. 

Para que serve o polivitamínico?

A fórmula do polivitamínico é desenvolvida para fornecer a quantidade ideal das vitaminas e minerais que o nosso corpo necessita para desempenhar suas devidas funções. 

Como nem sempre é possível obter a porção adequada de nutrientes através das frutas, legumes, verduras e proteínas, o suplemento surge como uma alternativa para suprir essas necessidades e repor a carência associada à dificuldade de ingestão ou absorção dos nutrientes. 

Com ele, é possível regular os processos metabólicos, retomar a estabilidade de todos os sistemas e tornar o processo digestivo mais eficiente. Dentre os benefícios, seu uso contribui para o sistema imunológico, para o humor, para a memória e até mesmo para a saúde das unhas, pele e cabelo.

Foto de mulher tomando polivitamínicos.

Quais são as vitaminas e minerais na composição?

Como comentamos, o polivitamínico oferece todos os micronutrientes essenciais para o funcionamento saudável do organismo. Cada vitamina e mineral atua como uma engrenagem, desempenhando um papel fundamental no funcionamento deste conjunto de sistemas.

Veja como cada um desses elementos trabalham a favor da nossa saúde:

Vitamina A: que está relacionada ao crescimento dos tecidos, à renovação celular, à formação de colágeno, ao fortalecimento do sistema imunológico e à integridade da visão. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Vitamina B: que aumenta a circulação, contribui para a produção de serotonina e auxilia na formação de glóbulos vermelhos, além de aumentar a atividade mental e a função cerebral. 

Vitamina C: que possui atividade antioxidante e favorece a cicatrização. Ainda ajuda na absorção do ferro, no desenvolvimento dos ossos, aumenta a quantidade de anticorpos e é essencial para o sistema imunológico. 

Vitamina D: que tem função importante na absorção do cálcio e do fósforo, na formação óssea, na melhora da imunidade e no bom funcionamento do sistema nervoso central.  

Vitamina E: que tem ação antioxidante e reduz o processo de envelhecimento das células e da pele. Contribui para a saúde da pele e para recuperação muscular. Participa do sistema imunológico e ajuda na proteção contra doenças crônicas. 

Vitamina K: que desempenha uma função fundamental na formação dos ossos e no processo de coagulação, além de contribuir para a eficiência dos rins e para a manutenção dos tecidos. 

Cálcio: que é importante para a formação dos ossos e dos dentes, para a contração muscular, para o controle da pressão arterial, coagulação sanguínea e transmissão dos impulsos nervosos. Previne doenças como a osteoporose, hipertensão e câncer de cólon. 

Cobre: que é essencial para absorção de vitamina C e produção de colágeno. É ainda responsável pela produção de melanina, que fornece pigmentação para a pele e os cabelos. 

Cromo: que ajuda a melhorar a sensação de fadiga, regular a produção de insulina e reduzir o colesterol LDL, considerado prejudicial para o organismo. Contribui também para tratar variações de humor. 

Ferro: que tem papel fundamental na produção de células vermelhas e para o transporte de oxigênio até os tecidos do organismo. Auxilia o desenvolvimento cognitivo e do sistema imunológico.

Fósforo: que permite regular o pH do sangue, o equilíbrio hormonal e os batimentos cardíacos. Contribui ainda na prevenção da perda de memória e participa na formação dos ossos.

Iodo: que atua na formação dos hormônios da glândula tireóide, nos mecanismos de reprodução, no funcionamento de enzimas e no bom desenvolvimento neurológico. 

Magnésio: que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, prevenir o desenvolvimento da osteoporose e a amenizar os sintomas de ansiedade e depressão.

Manganês: que atua na produção de energia para o organismo e regula os processos metabólicos, mantendo o índice glicêmico estável. 

Molibdênio: que possui ação antioxidante e atua no combate ao envelhecimento precoce das células. Ainda contribui para a eliminação das toxinas, manutenção do metabolismo e prevenção das doenças inflamatórias. 

Selênio: que contribui para o fortalecimento imunológico, para a melhora na capacidade de raciocínio e para a prevenção de doenças hepáticas e cardiovasculares. Tem função antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células. 

Zinco: que participa na função imune, na melhora da memória, no aumento da massa muscular, no fortalecimento dos cabelos e na saúde da pele. Tem ação antioxidante, que ajuda na cicatrização e no combate à infecções, além de ser importante para a atividade de 300 enzimas no organismo. 

Foto de mulher segurando polivitaminicos.

Quando é recomendado tomar?

O uso do polivitamínico pode ser indicado em diversas situações, de acordo com a avaliação feita pelo nutricionista ou profissional de saúde especializado na área. 

Ter esta orientação é fundamental para determinar a real necessidade de suplementação, levando em conta os hábitos alimentares, as deficiências nutricionais, o estilo de vida e diversos outros fatores que podem influenciar no consumo adequado das vitaminas e minerais. 

De forma geral, podemos citar três cenários em que o polivitamínico pode ser recomendado: 

  • quando o indivíduo tem uma alimentação inadequada com o consumo exagerado de produtos ultraprocessados e industrializados, que são pouca ou nenhuma fonte de nutrientes;
  • quando algum motivo (doenças autoimunes, distúrbios alimentares, dietas restritivas intolerâncias, medicamentos ou procedimentos cirúrgicos como a bariátrica) prejudica a absorção adequada dos nutrientes
  • quando é necessária uma ingestão elevada de nutrientes para suprir as necessidades do organismo, como é o caso de alguns atletas de alta performance, idosos, dos pacientes de doença crônica em período de tratamento, das gestantes, das mulheres durante a amamentação ou na menopausa.

Crianças podem tomar?

Ainda falando sobre os cenários em que o uso do polivitamínico pode ser recomendado pelos médicos ou profissionais de nutrição, temos as crianças

Como citamos nos tópicos anteriores, boa parte dos micronutrientes presentes na suplementação desempenham um papel importantíssimo no desenvolvimento ósseo e cognitivo, funções essenciais durante a etapa de crescimento infantil. 

É, por isso, que na Belt Nutrition você encontra produtos feitos só para esse público. A Belt Kids Zumba tem formulação exclusiva e ideal para as necessidades das crianças. São gominhas mastigáveis com formato divertido e rápida absorção, nos sabores morango, abacaxi e maçã verde. Eles são tão práticos e saborosos que os pequenos não vão nem notar que estão consumindo um polivitamínico.

Quais são as vantagens?

O uso seguro do polivitamínico, feito sob orientação de um profissional, pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Dentre as vantagens em utilizar esse tipo de suplementação, associado à uma rotina adequada, estão:

  • Melhora no estado físico e mental;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Absorção e funcionamento adequado do trato gastrointestinal;
  • Cuidado com o sistema nervoso central e cardiovascular;
  • Rejuvenescimento celular das unhas, pele e cabelos;
  • Combate aos radicais livres que promovem o envelhecimento precoce;
  • Prevenção de doenças crônicas e de condições como anemia e osteoporose.

Foto de mulher comendo vegetais

O polivitamínico substitui uma refeição?

A resposta mais simples é não. Como já comentamos nos tópicos anteriores, o polivitamínico é um suplemento, ou seja, um agente complementar dentro de uma rotina considerada saudável. Por isso, ter uma alimentação balanceada também é uma etapa fundamental para que o organismo funcione corretamente. 

Portanto, ao se consultar com o nutricionista, siga todas as orientações. Mantenha um cardápio amplo e variado de acordo com o que foi pré-estabelecido pela profissional e utilize a suplementação vitamínica como uma aliada neste processo em busca por uma vida mais saudável. 

Ele engorda?

Para quem tem preocupação em relação ao peso e quer saber se o uso do polivitamínico engorda, a resposta é não. Ao contrário do que muitos pensam, os polivitamínicos não contribuem para o ganho de peso, pois não possuem valor calórico. Além disso, eles não possuem quantidades significativas de carboidratos, proteínas e gorduras. 

O que pode ocorrer é um aumento no apetite, causado pela melhora no metabolismo e absorção de algumas vitaminas que contribuem para este estímulo, como as do complexo B. 

Ao notar que isso está se tornando um problema e influenciando no ganho de peso, procure seu nutricionista e preparador físico para adaptar o uso do suplemento a uma nova rotina. 

Quais são os efeitos colaterais e contraindicações?

Os efeitos colaterais dos polivitamínicos dependem dos níveis nutricionais já existentes no paciente. É importante que haja acompanhamento médico pois, em alguns casos, o uso indiscriminado pode levar a hipervitaminose, ou seja, a intoxicação causada pelo excesso de vitaminas no organismo.

Esse excesso pode resultar em sintomas como náuseas, vômito, dores de cabeça e aumento da pressão arterial, além de diarreia, desconforto abdominal e até o surgimento de cálculos renais. 

Outro motivo que requer atenção ao utilizar a suplementação são as reações alérgicas e intolerâncias aos componentes da fórmula. Ao notar qualquer reação fora do normal, suspenda o uso e procure um profissional para avaliar a situação. 

Vale lembrar novamente que, antes de consumir o polivitamínico, é recomendável fazer uma consulta médica para saber se existe alguma deficiência nutricional no organismo e como ela pode ser tratada corretamente. 

Quais são os riscos?

Assim como qualquer suplementação, o maior risco está na automedicação. Como comentamos no tópico anterior, a presença excessiva de vitaminas no organismo pode resultar em hipervitaminose, que gera uma série de sintomas desagradáveis no indivíduo e pode levar a situações sérias, como o desenvolvimento de pedras no rim.

A overdose de vitamina A, por exemplo, pode causar náuseas e fissuras na pele. Outras vitaminas e minerais podem atrapalhar a absorção de medicamentos e, em situações graves, provocar convulsões e até mesmo problemas cardíacos. Por isso, é fundamental ter a orientação de um profissional e o acompanhamento em cada caso.

Foto de idosa tomando polivitamínico.

Quanto tempo leva para o polivitamínico fazer efeito?

Em geral, os efeitos do polivitamínico podem ser notados entre 30 e 45 dias, com o uso contínuo. Isso pode mudar de acordo com a disponibilidade genética, o estilo de vida e os hábitos alimentares do indivíduo. A melhor estratégia para potencializar o efeito do suplemento e acelerar seus resultados é manter uma vida saudável, com exercícios físicos regulares e alimentação balanceada. 

Como tomar?

O mais indicado é que a ingestão da suplementação vitamínica seja feita junto de uma refeição, como o jantar ou o almoço, já que alguns alimentos auxiliam o organismo a absorver as substâncias.

No entanto, é importante ressaltar a importância das orientações descritas na embalagem do produto e feitas pelo profissional de nutrição que indicou o polivitamínico. Tanto a textura das cápsulas, quanto a dose recomendada, podem variar de acordo com o fabricante, por isso, é fundamental seguir à risca as indicações do seu médico. 

Como escolher o polivitamínico ideal?

Agora que você já esclareceu como essa suplementação age no organismo e quais são as vantagens em utilizá-la, é hora de escolher o melhor produto para você. 

Existem dois fatores que podem contribuir para sua decisão de compra: a presença de vitaminas ativas, pois elas já estão prontas para serem absorvidas pelo organismo; e o uso de minerais quelados, que são envolvidos e carregados para o interior das células por aminoácidos, reconhecidos facilmente pelo organismo.

O Belt +23 Soft conta com esses atributos para tornar a absorção dos micronutrientes mais rápida e eficiente. Ele é feito com cápsulas gelatinosas, que são mais fáceis de ingerir, e tem todas as vitaminas e minerais que o seu organismo necessita para se proteger de ameaças virais, potencializar o funcionamento metabólico, restabelecer o equilíbrio gastrointestinal e evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Conclusão

Com todas as suas principais dúvidas esclarecidas, é só marcar sua avaliação médica e contar com os produtos da Belt Nutrition para ter uma rotina mais completa e saudável. Confira nossa linha completa de polivitamínicos e escolha o que combina melhor com seu estilo de vida.



Produtos Relacionados