Vitamina para crianças: tudo sobre imunidade infantil!

Vitamina para crianças: tudo sobre imunidade infantil!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a fraqueza, indisposição e o baixo peso estão relacionados com a falta de vitamina, certo? Principalmente durante a infância, as vitaminas são essenciais para o desenvolvimento infantil!

O corpo humano é incapaz de produzir todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento. Por esse motivo, nós devemos extrair esses elementos da alimentação. É nesse contexto que entra a importância de todo tipo de vitamina.

Quando não ingeridas em quantidade suficiente, o corpo pode entrar em um estado de carência nutricional. Por esse motivo, separamos abaixo tudo o que você precisa entender sobre as vitaminas infantis, sua importância e principais fontes de obtenção. Confira!

crianças comendo

O que é vitamina infantil?

As vitaminas podem ser categorizadas como compostos orgânicos que não são produzidos pelo corpo humano, sendo, portanto, adquiridos através da alimentação. Elas são produzidas por outros animais e seres vivos, estando presentes em ovos, carnes, verduras, frutas, leites, cereais, etc.

Extremamente importantes para diversas interações do corpo humano, as vitaminas participam da maturação imunológica, crescimento de ossos e tecidos, funcionamento dos órgãos e muitas outras reações vitais.

Quando não ingeridas em quantidade suficiente, provoca a hipovitaminose, que é justamente a falta/carência delas. Já em excesso, a hipervitaminose também causa sérias complicações.

As vitaminas podem ser divididas em diversos grupos, o mais comum é agrupá-las em hidrossolúveis (que são dissolvidas em água) e lipossolúveis (dissolvidas em gordura). Mas também existem as pró-vitaminas, que são precursoras na sintetização de vitaminas.

No caso das vitaminas infantis, elas são um pouco diferentes das vitaminas comuns, visto que possuem formulação específica, com uma concentração modificada para atender as demandas daquela fase da vida (evitando a hipervitaminose).

Além disso, a vitamina infantil também necessita ter uma apresentação mais atrativa e de fácil ingestão para as crianças, como em xaropes, em gotas, balas de goma, comprimidos pequenos, e é claro, sem muitos compostos químicos, para evitar alergias

Qual a importância das vitaminas infantis?

Até o momento, existem 6 grupos de vitaminas, são elas a vitamina A, B, C, D, E e K, cada uma delas ainda podem ter suas variações, como no caso da vitamina B, que possui 8 tipos: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

Como falamos anteriormente, nós necessitamos de todas as vitaminas, algumas em maior quantidade na fase infantil, adulta ou idosa. 

Se tratando especialmente do público infantil, é preciso atenção redobrada na quantidade de vitamina ofertada, já que por estar na etapa de crescimento, maturação e formação de diversas estruturas do corpo, a vitamina possui papel importante.

Com isso, se torna muito mais simples e rápido o crescimento, a imunidade, a cicatrização, a resistência, a disposição, energia e a saúde de forma geral da criança.

Suplementação infantil

Visto a grande importância das vitaminas, nem sempre conseguimos acessar toda a quantidade necessária através da alimentação. Nesses casos, entra a importância da suplementação!

A suplementação, como o seu nome já diz, é o ato de suplementar a nutrição. Assim, são utilizados suplementos com nutrientes isolados ou em conjuntos, para que possamos obter tudo o que necessitamos e que não estamos ingerindo via alimentação.

Especialmente na fase infantil, tem se tornado difícil encontrar crianças que consumam facilmente todos os grupos de alimentos, com uma vasta quantidade de verduras, legumes, frutas, carnes, etc. As vitaminas estão mais presentes justamente em uma alimentação variada e saudável. 

Junto a isso, na correria do dia a dia, muitas vezes recorremos aos produtos industrializados e ultraprocessados, que são pobres em vitaminas, e ofertamos para as crianças. 

Para tentar amenizar o impacto desse padrão alimentar, podemos recorrer à suplementação infantil! Isso irá garantir com que a criança continue recebendo todos os nutrientes necessários, evitando carências nutricionais e mantendo uma vida saudável.

As principais vitaminas infantis e suas funções

O corpo passa por mudanças de acordo com a fase da vida em que se encontra. Mesmo na fase infantil, cada novo ano são mudanças importantes que surgem. Nesse sentido, essas mudanças vão demandar vitaminas específicas para que se obtenha os melhores resultados e um bom desempenho infantil.

Conheça abaixo quais são as principais vitaminas para crianças e por que elas são tão importantes.

bebê comendo

Vitamina para criança de 1 ano

Nesse primeiro ano de vida, a criança iniciou a sua introdução alimentar e, portanto, uma das vitaminas mais recomendadas é a vitamina C. Ela é uma vitamina de fácil obtenção através de frutas cítricas e alguns vegetais.

Porém, muitas crianças não obtêm a quantidade correta apenas via alimentação, visto que são bastante seletivas ao tipo de fruta que gostam, geralmente evitando as mais cítricas e preferindo as mais doces.

Por esse motivo, especialistas já recomendam a suplementação de vitamina C, que nessa fase da vida é mais indicada através das gomas mastigáveis, pois são macias e de fácil deglutição.

De 1 a 3 anos, a recomendação de Vitamina C é de 13 miligramas (mg) por dia, e seu valor máximo não pode ultrapassar 400 mg/dia.

A vitamina C é encontrada nos alimentos:

  • Laranja;
  • Acerola;
  • Morango;
  • Manga;
  • Abacaxi;
  • Limão;
  • Brócolis;
  • Coentro;
  • Couve.

Vitamina para criança de 2 anos

A partir de 2 anos, a vitamina A passa a ser a de maior atenção, principalmente porque é nessa idade que chega o fim do aleitamento materno, uma importante fonte dessa vitamina.

Assim, para evitar a deficiência do crescimento de dentes e ossos, e a presença da xeroftalmia, que é a disfunção na produção de lágrimas, provocando secura nos olhos, é preciso suplementar a vitamina A nessa idade.

Ademais, a vitamina A participa no combate à infecção do trato respiratório, comum nessa idade devido à imaturidade do pulmão e traqueia. 

Algumas fontes de vitamina A são:

  • Ovos;
  • Leites e derivados;
  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Couve. 

Vitamina para criança de 3 anos

Por fim, ao chegar aos 3 anos, é a vitamina D que ganha destaque. Nesta fase da vida, a criança necessita de maior estabilidade nos ossos e dentes, e a vitamina D é a principal responsável por garantir a absorção de cálcio e fósforo, os dois principais minerais.

A boa notícia é que a vitamina D possui uma fonte natural, que é o sol, no entanto, como muitas crianças não se expõem ao sol na quantidade e no tempo correto, é preciso suplementar essa vitamina.

Via alimentação, a vitamina D está presente em:

  • Ovos;
  • Fígado;
  • Atum;
  • Queijos;
  • Leite.

Vitamina para criança engordar

Um sério problema entre muitas famílias é o ganho de peso entre os pequenos. O baixo peso infantil é mais frequente do que aparenta, e isso traz diversas complicações no desenvolvimento neuro motor e psicológico.

Crianças que não se alimentam em quantidade suficiente podem sofrer com o baixo peso. Porém, também existe o grupo de crianças que se alimentam em grande quantidade, porém a qualidade dessa alimentação é ruim, o que provoca uma deficiência de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais.

Para reverter essa situação, muitas vezes a quantidade não precisa ser aumentada, mas sim modificada a qualidade.

Nesse sentido é incentivado o consumo de alimentos fontes de todo grupo da vitamina B. 

Cada vitamina B vai atuar de uma diferente forma no corpo da criança. As funções mais importantes voltadas ao ganho de peso estão na produção de glóbulos vermelhos, metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo.

A parte interessante é que os tipos de vitamina B são encontradas em muitos alimentos, o que torna o seu consumo de fácil aceitação pelas crianças. Alguns exemplos são:

  • Feijão;
  • Arroz;
  • Vegetais de folhas escuras;
  • Grande parte dos legumes.
  • Nozes e castanhas;
  • Carnes;
  • Ovos.

Como funciona a imunidade infantil

Como em todo ser humano, a imunidade surge naturalmente. Quem não possui patologias que alterem sua função, como a leucemia, ela se inicia desde o útero da mãe, onde seus anticorpos são passados através da placenta para o bebê.

Após o nascimento de uma criança, todo seu contato com a natureza produz imunidade. A passagem pelo canal vaginal gera um grande contato com microrganismos benéficos para a imunidade infantil.

O leite materno também é outro responsável pela maturação da imunidade. Os anticorpos presentes no leite são únicos, e já é comprovado cientificamente que crianças que são amamentadas exclusivamente até os 6 meses possuem melhor imunidade quando comparadas a outras que receberam fórmula. 

O contato com as outras crianças e a natureza (grama, areia, objetos domésticos) também exerce influência sobre a imunidade infantil, visto que as bactérias na quantidade adequada são ótimas para “criar resistência” (como dizem os mais velhos). Algumas doenças também possuem a capacidade de causar proteção, como é o caso da famosa catapora.

A imunidade total leva de 5 até 7 anos. Nesse processo também é importante chamar atenção das vacinas, elas que são o principal complemento imunológico, capazes de proteger as crianças contra doenças graves.

Por fim, outro ponto muito importante é a alimentação. Quando falamos de imunidade, estamos falando também de uma alimentação saudável, cercada de vitaminas e minerais.

Você pode achar que aquela combinação tradicional de arroz, feijão, carne e salada é só uma tradição brasileira, porém, esse prato é um dos mais poderosos quando o assunto é nutrição, pois há quase todas as vitaminas importantes nessa única refeição!

É por esse motivo que desde a infância devemos incentivar as crianças a se alimentarem corretamente, ingerindo uma variedade de alimentos, com um prato colorido e balanceado.

Top vitaminas para crianças

Existem 3 vitaminas que se destacam quando o assunto é o combate às doenças e o fortalecimento da imunidade. A vitamina C, D e B12. Elas são fáceis de serem encontradas na alimentação, porém, se não houver um cuidado especial, sua deficiência pode aparecer facilmente. Confira.

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel que têm como funções importantes:

  • Manutenção e reparação de vasos e tecidos;
  • Importante para a absorção do ferro;
  • Defesa contra infecções;
  • Antioxidante;
  • Fortalecimento imunológico;
  • Formação de colágeno.

Para ser absorvida, a vitamina C passa pelo íleo e rapidamente segue para corrente sanguínea. Como é solúvel em água, ela percorre facilmente todos os vasos do corpo, e quando em excesso ela é excretada pela urina.

Como já citamos anteriormente, as principais fontes de vitamina C são as frutas, como o limão, acerola e laranja, ela também está presente no brócolis, couve e pimentão.

A deficiência da vitamina C causa como principal complicação o escorbuto. O escorbuto é a hemorragia gengival e é tratada apenas com a ingestão de vitamina C. Ademais, a deficiência dessa vitamina também provoca fraqueza muscular, dificuldade de cicatrização de feridas, dor no corpo e inflamação, prejudicando o bem-estar da criança.

Vitamina D

Ao contrário da vitamina C, a vitamina D é lipossolúvel, ou seja, só é diluída e transportada através de uma gordura. Por esse motivo, suas fontes são os alimentos que possuem gordura, como fígado, queijo, ovos, óleos vegetais e outros.

Sua principal função é auxiliar na absorção do cálcio e fósforo dentro do intestino, e fazer com que esses dois minerais sejam depositados na matriz óssea, promovendo o alongamento e crescimento dos ossos.

Por esse motivo, essa vitamina ganha destaque para as crianças, visto que quando não atinge níveis suficientes, a criança pode ter um atraso de crescimento, além de um desequilíbrio de seu sistema nervoso, imunológico e hormonal.

Vitamina B12

Por fim, mas não menos importante, a vitamina B12, nomeada de cobalamina, é uma vitamina bastante especial no grupo B, pois ela não é produzida por animais nem vegetais. Essa vitamina tem como fonte as bactérias.

São esses seres vivos microscópicos que produzem esse importante elemento responsável por contribuir na formação e maturação dos neurônios e todo sistema imunológico, metabolismo celular, replicação do DNA e ainda função cardiovascular.

Portanto, desde a formação da criança no ventre da mãe, até o seu desenvolvimento e crescimento, a vitamina B12 vai participar desse processo.

Na alimentação, a vitamina B12 está presente em sua maioria nos alimentos cárneos, como a carne bovina, peixes escuros como o atum, ovos, leite e fígado. Por esse motivo, crianças que possuem dificuldades em ingerir esses alimentos, principalmente a carne vermelha, podem evoluir para uma deficiência da vitamina B12.

Qual a melhor vitamina para dar energia e disposição?

Como falamos anteriormente, as vitaminas do grupo B são as melhores para promover maior energia e disposição. Nesse grupo, recebem destaque a vitamina B1 (tiamina) B9 (folato) e a B12 (cobalamina).

Além disso, também é preciso chamar atenção para alguns micronutrientes como o ferro e o zinco, responsáveis na construção de hemácias e demais células, o que impacta diretamente no combate ao cansaço, fadiga e anemia.

Onde encontrar vitamina infantil?

A boa notícia é que todas as vitaminas infantis são encontradas com facilidade na Belt Nutrition

Os modelos em formato de gominha mastigável, sem adição de açúcar, são excelentes para repor os níveis de vitamina de forma prática e fácil. Elas são encontradas nos sabores de maçã verde, morango e abacaxi.

Com as gomas da Belt Nutrition a criança conseguirá ter muito mais energia, alcançar o peso ideal e ter uma vida mais saudável. 

Se você curtiu essa dica, vai adorar conhecer toda linha de multivitamínicos para crianças da Belt Nutrition.

Conclusão

Curtiu esse conteúdo? Como você pôde perceber, as vitaminas têm papel de destaque no crescimento infantil. Sem elas, a imunidade é diminuída, tornando as crianças suscetíveis a doenças e outras complicações.

Para conferir mais notícias como essa, visite nosso site e conheça toda nossa linha de vitaminas disponíveis!



Produtos Relacionados