IMC para bariátrica: saiba tudo sobre o assunto

IMC para bariátrica: saiba tudo sobre o assunto

A cirurgia bariátrica pode ser utilizada no tratamento da obesidade. Existem diferentes critérios de indicação para essa cirurgia; entre eles, o índice de massa corporal (IMC). Nesse sentido, preparamos este material para que você entenda tudo sobre o IMC para bariátrica.

Assim como toda cirurgia, a bariátrica é um procedimento considerado invasivo, que apesar de ter muitos benefícios, também possui riscos. Consequentemente, precisa de regras para ser recomendada e o IMC para bariátrica é um dos principais fatores que definem se essa operação será indicada ou não.

Como funciona a cirurgia bariátrica? 

A bariátrica é um procedimento que pode melhorar bastante a qualidade de vida de pessoas com obesidade, mas é uma operação complexa. Por esse motivo, é importante entender todos os aspectos relacionados à realização da cirurgia.

Em linhas gerais, a cirurgia bariátrica é uma intervenção realizada com a finalidade de reduzir o estômago. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, tal cirurgia conta com um conjunto de técnicas comprovadas cientificamente.

Existem cirurgias que tornam o estômago menor e o sucesso do procedimento se dá devido à redução da ingestão de alimentos. Há também cirurgias mistas (mais usadas atualmente) que reduzem a capacidade do estômago, mas também diminuem a absorção dos nutrientes.

A diminuição da ingestão de alimentos junto com a menor capacidade de absorção dos nutrientes tem apresentado melhores resultados no longo prazo para os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. 

Critérios para realização da cirurgia bariátrica

foto de mulher medindo imc para bariátrica com uma médica

Não é qualquer pessoa que pode optar por esse procedimento. A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) tem uma série de critérios que devem ser atendidos para que a possibilidade dessa intervenção seja considerada.  

Entre os critérios para que um indivíduo seja elegível para a bariátrica estão idade entre 18 e 65 anos, mas pode haver exceções para mais ou para menos, em casos específicos, que veremos no decorrer deste material. 

Outro critério importantíssimo é o IMC para bariátrica, que deve ser maior que 40 kg/m² ou maior que 35 kg/m² na presença de comorbidades. Comorbidade é o termo usado para se referir a existência de duas ou mais doenças ao mesmo tempo em um indivíduo. 

Além disso, é necessário comprovar (através de documentação) que nos últimos dois anos foi realizado acompanhamento médico, com intervenções tradicionais para emagrecimento (dieta, atividade física, tratamento com medicamentos, psicoterapia), mas sem perda de peso satisfatória. 

Essas regras foram estabelecidas como uma maneira de reconhecer e justificar a necessidade de intervenção cirúrgica.

O que é IMC?

Estamos falando tanto em IMC, então você pode estar se perguntando: “mas afinal, o que é IMC?”, sendo assim, vamos à definição desse termo, que foi criado em 1832 com o nome Índice de Quetelet, em referência ao cientista que o criou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Índice de Massa Corporal, popularmente chamado pela sigla IMC, é uma medida útil para saber se você está com o peso adequado, abaixo da faixa de normalidade ou com excesso de peso (sobrepeso ou obesidade). 

Basicamente, o IMC é o resultado da divisão do peso corporal pela altura elevada ao quadrado. A fórmula matemática serve para descobrir o IMC de qualquer pessoa, porém os valores de referência utilizados para interpretação do resultado e classificação do estado nutricional variam conforme o ciclo da vida.

Para crianças e adolescentes, é necessário comparar o IMC com a idade, por isso existem tabelas específicas para a interpretação do resultado. Além disso, existem outros indicadores para avaliar o crescimento e desenvolvimento nessas faixas etárias.

O IMC também é muito importante para a avaliação nutricional de gestantes, sendo utilizado para avaliar o ganho de peso gestacional. Nesse caso, a interpretação depende da semana gestacional em que a mulher se encontra.

Para adultos e idosos, a classificação é feita de uma maneira mais simples, mas é importante ter atenção quanto aos valores de referência, que são diferentes. No Brasil, as faixas de IMC consideradas pela Abeso para adultos foram adotadas conforme a classificação da Organização Mundial da Saúde, sendo elas:

Menor que 18,5 kg/m² – Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 kg/m² – Peso normal (eutrofia)

Entre 25 e 29,9 kg/m² – Sobrepeso (acima do peso ideal)

Entre 30 e 34,9 – Obesidade grau I

Entre 35 e 39,9 – Obesidade grau II

Igual ou maior a 40 – Obesidade grau III (também chamada de obesidade grave)

Qual é o IMC para fazer cirurgia bariátrica?

Segundo as diretrizes da Abeso, o IMC para bariátrica deve ser de 40 kg/m² ou 35 kg/m² com uma ou mais comorbidades graves relacionadas com a obesidade. Hoje em dia a lista de comorbidade para realização da cirurgia é bem extensa.

São exemplos de doenças associadas à obesidade que justificam a realização da intervenção cirúrgica: hipertensão, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares como a doença arterial coronariana, apneia do sono, osteoartroses, hérnias discais, síndrome dos ovários policísticos, entre outras.

Ou seja, caso você tenha um IMC de 40 kg/m², pode fazer a cirurgia desde que atenda aos outros critérios necessários. Porém, se você tem IMC entre 35 e 40 kg/m², mas apresenta alguma doença que a redução do peso induzida de forma cirúrgica é capaz de melhorar a condição, também pode fazer o procedimento. 

Como calcular o IMC?

Quer saber se você está dentro da faixa de IMC para bariátrica? É bem simples. Para calcular o IMC é necessário dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Que tal um exemplo prático para facilitar a compreensão? Vamos lá! 

Vamos supor que uma pessoa de 25 anos pesa 80 quilos e tem 1,60 m de altura. A partir desses dados, seu cálculo de IMC será feito da seguinte maneira: 

Primeiro, precisamos elevar a altura ao quadrado. Então, temos 1,60 x 1,60 (ou 1,60²), que é igual a 2,56. Feito isso, basta dividir o peso por esse resultado. Sendo assim, a conta fica: 80/2,56 = 31,25 kg/m². Contudo, além de calcular, é necessário classificar o resultado. 

Logo, lembrando da classificação de IMC da Organização Mundial da Saúde que abordamos anteriormente, podemos concluir que essa pessoa tem Obesidade grau I, cuja faixa de classificação varia entre 30 e 34,9 kg/m².  Nesse caso, não haveria indicação para realização da cirurgia bariátrica.

Qual é o peso ideal para fazer uma bariátrica?

Atualmente não há um peso ideal para fazer a cirurgia de redução do estômago, uma vez que a regra levada em consideração que se relaciona com o peso é o IMC para bariátrica. Portanto, o peso isoladamente não define se uma pessoa pode ou não realizar essa intervenção cirúrgica.

Outros critérios, além daqueles já mencionados, devem ser observados e avaliados de forma individualizada pelo médico a fim de analisar o risco-benefício da bariátrica, pois, como se trata de um procedimento invasivo, pode ter efeitos colaterais negativos no organismo

Qual o grau de obesidade para cirurgia bariátrica?

Mulher pesquisando sobre imc parta bariátrica.

Tendo em vista a classificação de índice de massa corporal, como o IMC para bariátrica deve ser de pelo menos 35 kg/m², o grau de obesidade para realização da cirurgia é o correspondente a obesidade grau II na presença de comorbidades, e obesidade grau III (grave) sem que existam necessariamente outras doenças. 

Com qual idade posso fazer bariátrica?

Via de regra, a cirurgia bariátrica pode ser feita por indivíduos de 18 a 65 anos. No entanto, como mencionamos antes, existem situações específicas em que pessoas de faixa etária diferente podem ser submetidas à cirurgia. Confira a seguir em quais situações isso é permitido. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), adolescentes de 16 anos completos e menores de 18 anos podem realizar a bariátrica, desde que não façam uso de drogas ilícitas ou bebidas alcoólicas, não apresentem quadros psicóticos ou demenciais moderados ou graves. 

Outro aspecto extremamente importante a ser observado antes da autorização da cirurgia bariátrica em adolescentes é a consolidação das cartilagens das epífises, isto é, em outras palavras, a formação óssea. O crescimento dos punhos também deve ser avaliado pelo pediatra. 

Além disso, devem ser levados em consideração possíveis riscos e necessidade de precauções especiais. Por fim, pacientes adolescentes precisam ter a concordância dos pais e familiares a respeito dos riscos e necessidade de acompanhamento após a cirurgia com a equipe multidisciplinar. 

Ainda de acordo com o CFM, não há evidências científicas suficientes para indicação de cirurgia bariátrica em adolescentes menores de 16 anos. O procedimento, quando realizado nessa faixa etária, é considerado uma forma experimental, ou seja, utilizado para pesquisas científicas. 

Por esse motivo, nesses casos a cirurgia precisa ser avaliada e autorizada pelo CEP/Conep, principais autoridades nacionais em relação à ética em pesquisa. 

Com relação aos pacientes maiores de 65 anos, a equipe médica precisa ter bastante cautela ao avaliar o risco cirúrgico e anestésico, os benefícios do emagrecimento, a expectativa de vida, as limitações naturais da idade e a presença de outras doenças. 

O objetivo dessa intervenção em pacientes idosos é melhorar a qualidade de vida, em contrapartida há um risco de morte maior, devido à própria natureza do procedimento. Portanto, a avaliação e tomada de decisão nesses casos deve ser ainda mais cuidadosa.

IMC para bariátrica pelo SUS

Não há diferença entre o IMC para bariátrica na rede privada e no sistema único de saúde (SUS). Portanto, se você pretende tentar realizar esse procedimento pelo SUS, saiba que deve atender aos mesmos critérios que atenderia se fosse fazer a operação por um plano de saúde ou atendimento particular. 

As faixas de IMC para bariátrica utilizadas no Brasil estão em conformidade com as diretrizes internacionais, de organizações de saúde muito respeitadas. Por essa razão, você não verá diferentes recomendações entre os tipos de estabelecimento de saúde, sejam eles gratuitos ou pagos. 

Como se preparar para a cirurgia?

Um bom pré-operatório é essencial para o sucesso da cirurgia. A equipe multidisciplinar deverá conduzir esse processo, solicitar exames e fornecer orientações adequadas. 

Entre os exames mais comuns necessários durante a preparação para a operação, estão ultrassom abdominal, endoscopia digestiva, densitometria óssea, hemograma, glicemia, análise das funções do fígado, sumário de urina, eletrocardiograma e outros. 

Quanto aos profissionais da equipe multidisciplinar, cada um tem sua importância e é fundamental entender a importância do acompanhamento com eles. A equipe é composta pelo cirurgião, psiquiatra, nutricionista, psicólogo e cardiologista, mas outros profissionais podem participar se for necessário. 

Se você tem o hábito de fumar, saiba que é necessário interromper o uso do cigarro pelo menos 8 e preferencialmente 12 semanas antes da realização da cirurgia, com o objetivo de reduzir o risco de complicações. 

Caso você faça uso de contraceptivos orais e/ou terapia de reposição hormonal, a recomendação da Abeso é de suspensão por 1 mês antes do procedimento para diminuir o risco de tromboembolismo (entupimento de vasos sanguíneos). 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Síndrome Metabólica, a perda de peso antes da cirurgia é recomendada, uma vez que alguns quilos a menos podem favorecer melhores condições para a anestesia geral e à operação. O acompanhamento com nutricionista é fundamental nesse processo.

O Posicionamento Sobre o Tratamento Nutricional do Sobrepeso e da Obesidade, da Abeso, reforça a importância do acompanhamento nutricional durante o pré-operatório, para facilitar a reeducação alimentar e estabelecer metas de perda de peso reais (ou seja, possíveis).

O acompanhamento com nutricionista também é importante para prevenir deficiências nutricionais antes da cirurgia. É recomendado, inclusive, o uso de polivitamínicos. Nesse sentido, saiba que aqui na Belt Nutrition trabalhamos com uma linha pensada especialmente para pacientes bariátricos

Na linha para bariátricos, temos o Polivitamínico Belt +23 Soft MAX (muito mais vitaminas e minerais), que atende às recomendações diárias de vitaminas e minerais, sendo um ótimo aliado do seu pré-operatório para garantir um melhor estado nutricional. 

Por fim, entre os procedimentos de preparação para a operação, cabe destacar que antes de realizar a cirurgia é necessário assinar um Consentimento Informado, que é um documento no qual o paciente afirma estar ciente dos riscos e benefícios da cirurgia. 

Conclusão

Foto de barriga.

Agora você já sabe que o IMC para bariátrica deve ser de 40 kg/m², mas há situações em que a cirurgia pode ser feita em pessoas com IMC de 35 kg/m². Se você se enquadra nos critérios, essa intervenção pode te ajudar. 

O conhecimento dos profissionais de saúde (médico, nutricionista, psicólogo) é fundamental na tomada de decisão quanto à realização ou não da bariátrica, portanto, escute-os e avalie bem os riscos e benefícios caso decida realizar a cirurgia.

polivitaminicos belt nutrition

Enfim, é importante lembrar, ainda, que o estado nutricional faz toda diferença para o sucesso da cirurgia bariátrica. Então não deixe de conferir nossos produtos, que foram formulados pensando justamente nos detalhes específicos dessa operação. 



Produtos Relacionados