Cicatriz bariátrica: como é e como cuidar

Cicatriz bariátrica: como é e como cuidar

A cirurgia para perda de peso, também conhecida como cirurgia bariátrica, é voltada para o tratamento de pessoas obesas. Normalmente indicada após tentativas de redução do peso, como exercícios físicos e dietas, a cirurgia pode deixar cicatriz bariátrica.

Há vários tipos de cirurgia bariátrica para perda de peso, como a banda gástrica, bypass gástrico e a gastrectomia vertical e cada uma delas está relacionada à redução do peso em poucos anos. 

No entanto, muitas pessoas que pensam em fazer a cirurgia bariátrica possuem dúvidas sobre o processo de cicatrização e se perguntam como fica a cicatriz depois da cirurgia e se elas serão muito visíveis. 

Para responder a essas perguntas, certos fatores devem ser considerados, como a técnica utilizada no procedimento cirúrgico, habilidade do médico cirurgião, genética do paciente, pigmentos da pele, idade e cuidados após a bariátrica.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para tirar as suas dúvidas sobre a cicatriz bariátrica. Navegue pelo conteúdo e continue a leitura para saber mais:

  • Cirurgia bariátrica tem cicatriz?
  • Como é a cicatriz de uma bariátrica?
  • Como cuidar da cicatriz da bariátrica?
  • Quanto tempo leva para cicatrizar bariátrica?
  • Pode fazer tatuagem depois da cirurgia bariátrica?
  • É necessário plástica após a bariátrica?
  • Conclusão 

Cirurgia bariátrica tem cicatriz?

As cicatrizes são fruto do processo de cicatrização natural do corpo após um trauma, como cortes ou ferimentos, em que a pele passa a produzir colágeno para reparar o local lesionado. Por isso, é comum a ocorrência de cicatrizes após cortes ou incisões na pele.

Após um procedimento cirúrgico, é comum que a pele regenerada apresente textura e cores distintas da pele ao seu redor, considerada como o tom natural do corpo da pessoa.

Nesse sentido, quando se fala em cicatriz bariátrica, é preciso ter em mente que o surgimento de uma cicatriz depende do grau de incisão da cirurgia, genética do paciente, idade e os cuidados no pós-operatório para reduzir a visibilidade das incisões.

Em pacientes mais jovens é comum o surgimento de cicatrizes conhecidas como queloides, em virtude da alta taxa de colágeno no organismo e uma cicatrização irregular pode surgir.

Porém, como cada tipo de cirurgia bariátrica apresenta um grau de incisão diferente, confira as cicatrizes associadas a cada bariátrica.

Cicatriz de bariátrica sleeve

Conhecida como gastrectomia vertical “em manga” laparoscópica, essa técnica de cirurgia bariátrica remove cerca de 80% do estômago. 

A depender da técnica utilizada, as cicatrizes podem ser invisíveis ou variar de tamanho e deixar cerca de quatro ou cinco incisões leves ao redor do abdômen. Em outros casos, pode deixar uma cicatriz mais longa que vai da região do umbigo até abaixo do esterno.

Na cirurgia bariátrica de manga gástrica com incisão única, as cicatrizes são virtualmente escondidas nas dobras do umbigo. 

A manga gástrica é feita com a técnica multiporta, com as diferentes incisões na pele, as cicatrizes alcançam o tamanho de 0,6 a 2,5cm e ficam acima do umbigo e localizado abaixo do esterno. Por outro lado, a manga gástrica aberta deixa uma cicatriz longa verticalmente que se localiza no centro do abdômen.

Cicatriz de bariátrica bypass

A cicatriz bariátrica que surge a partir da técnica de bypass pode ter entre 0,6 e 2,5 cm. Com essa modalidade cirúrgica boa parte dos pacientes operados pode ter até cinco cortes feitos na região acima do abdômen durante o procedimento.

O local que é feita a incisão está situado acima do umbigo e abaixo do esterno e as cicatrizes são verticais entre essas regiões.

Cicatriz de bariátrica por vídeo

Uma das modalidades de cirurgia bariátrica mais realizadas no Brasil e em outras regiões do mundo é a videolaparoscopia. Semelhante à técnica de bypass, são feitos de cinco a seis incisões no abdômen do paciente.

A finalidade das incisões é facilitar a passagem dos instrumentos cirúrgicos necessários à remoção de parte do estômago do paciente, assim como da inserção da microcâmera que transmite toda a movimentação em tempo real do interior do corpo do paciente.

Como é a cicatriz de uma bariátrica?

A cicatriz bariátrica depende do procedimento realizado. Atualmente, as técnicas de cirurgia avançaram e as cicatrizes são menores e mais sutis. Porém, ainda hoje algumas pessoas possuem medo de fazer a cirurgia, com medo de alguma cicatriz grande na região.

No entanto, essa ideia de uma grande cicatriz não passa de um mito em torno da cirurgia, em razão das técnicas antigas que, eventualmente, deixava cicatrizes mais evidentes.

A técnica de videolaparoscopia, por exemplo, é menos invasiva, os cortes na pele são muito pequenos, assim como na cirurgia bariátrica de bypass, e podem atingir tamanhos de 0,5 a 1,2cm. São muito pequenas e discretas. Com os cuidados corretos, é possível suavizar a região e ter um bom pós-operatório.

Como cuidar da cicatriz da bariátrica?

Foto de médico fazendo avaliação de cicatriz bariátrica

Agora que você já sabe como é a cicatriz bariátrica e que se trata de um processo natural do corpo em razão de uma incisão na pele, é hora de saber quais cuidados especiais podem ser adotados com o objetivo de minimizar as cicatrizes da cirurgia.

  • Seguir cuidadosamente as instruções do médico cirurgião para o pós-operatório;
  • Lavar gentilmente a região, evite esfregar a cicatriz e passe a toalha delicadamente;
  • Manter a cicatriz bariátrica limpa e seca;
  • Aplicar curativos limpos na cicatriz bariátrica e certificar-se que as suas mãos estão limpas na hora de aplicar o curativo para evitar o aparecimento de bactérias;
  • Evite cutucar ou remover as casquinhas presentes na cicatriz;
  • Ter uma dieta saudável, beber mais de 3L de água por dia e dormir bem à noite favorecem o processo de cicatrização;
  • Evite expor a cicatriz ao sol;
  • Após algumas semanas da cirurgia, tratamentos tópicos auxiliam a minimizar as cicatrizes, como pomadas, multivitamínicos, colágeno e minerais.

Pomada

Contar com o uso de medicamentos para reduzir o inchaço da cicatriz, auxiliar a recuperação da pele e diminuir a chance de desenvolver queloides é fundamental após uma cirurgia bariátrica.

Cada profissional pode indicar o creme curativo e cicatrizante que entenda ser melhor para o caso. Em se tratando de cicatriz bariátrica, alguns cremes são recomendados, como o Drenison oclusivo, que possui ação antiinflamatória e antipruriginosa (redução do prurido ou coceira).

Para utilizar o Drenison oclusivo o paciente deve receber prescrição médica, por se tratar de um medicamento dermatológico com corticóide, cujo princípio ativo é o fludroxicortida.

O uso de gel de silicone cicatrizante também é indicado, com o objetivo de evitar o crescimento da cicatriz para além dos limites da cirurgia, promover a hidratação da região e reduzir o prurido e a vermelhidão.

Quanto tempo leva para cicatrizar bariátrica?

Após a realização da cirurgia bariátrica o paciente vai ser informado sobre os cuidados do pós-operatório até a retirada dos pontos para evitar o surgimento de infecções bacterianas.

O ideal no pós-operatório é que o paciente conte com a ajuda de uma pessoa para realizar os cuidados essenciais para limpar a cicatriz bariátrica. Afinal, a troca dos curativos deve ser efetuada com a pessoa deitada em posição confortável.

Médicos indicam atenção do responsável pela troca dos curativos em qualquer alteração presente na cicatriz, como o indício de inflamações, secreção com pus ou abertura dos pontos e sangramento. Qualquer alteração negativa deve ser comunicada à equipe médica para cuidar o quanto antes e evitar o agravamento do quadro.

Em geral, aproximadamente 15 dias após a realização da cirurgia o paciente deve se dirigir ao hospital para remoção dos pontos e aplicação da pomada na região para hidratar a cicatriz.

Pode ser que o paciente sinta algum desconforto nos primeiros dias após a cirurgia, mas é comum, faz parte da dinâmica cirúrgica, em virtude dos cortes realizados. Como regra, a cicatrização é tranquila e, com os cuidados corretos, as chances de desenvolver infecções são reduzidas.

A cicatrização do estômago em si, após a cirurgia, leva um pouco mais de tempo, em torno de quatro semanas. Nesse sentido, mesmo após a remoção dos pontos, o paciente deve manter os cuidados e a dieta médica recomendada.

Pode fazer tatuagem depois da cirurgia bariátrica?

Como a pele passa por um corte e precisa cicatrizar, é comum o surgimento de cicatrizes. Finas ou grossas, elas sempre vão existir após um procedimento cirúrgico.

Nesse momento, algumas pessoas pensam em fazer tatuagens para disfarçar a presença da cicatriz bariátrica. Não há necessariamente uma correlação negativa entre a feitura de uma tatuagem e a cirurgia, mas cuidados são necessários para não comprometer o resultado do procedimento anterior.

Isso porque, a tatuagem é feita na segunda camada da pele e pode dar início a um processo inflamatório com o objetivo de promover a cicatrização. No entanto, como após a cirurgia bariátrica o corpo está mais vulnerável, não é recomendado fazer uma tatuagem logo após a bariátrica.

Afinal, caso uma inflamação mais grave ocorra, pode comprometer o resultado da cirurgia bariátrica, com agravamento da cicatriz, bem como o desenho da tatuagem. Por isso, especialistas recomendam aguardar no mínimo 12 meses após a bariátrica para fazer uma tatuagem.

É preciso lembrar que a ideia de desenhar o corpo com tatuagem para esconder cicatriz bariátrica também depende das características da cicatriz, como a cor, tamanho, se é proeminente ou não, e da técnica aplicada pelo tatuador.

Reforçar os cuidados no pós-operatório reduz as chances de uma cicatriz bariátrica proeminente, o que pode influenciar na decisão de fazer uma tatuagem com o objetivo de esconder a cicatriz do procedimento.

É necessário plástica após a bariátrica?

A cirurgia bariátrica é responsável por reduzir o excesso de peso do paciente em até 70% ou mais, o que costuma deixar as pessoas alegres. No entanto, como consequência da perda de peso pode acontecer a chamada flacidez da pele, algo que costuma deixar algumas pessoas infelizes e com baixa autoestima.

Nesse momento, surge a dúvida sobre a obrigatoriedade ou não da realização de cirurgias plásticas reparadoras. E a resposta é que, embora possam ser necessárias em alguns casos, a cirurgia plástica reparadora não é obrigatória.

A perda do peso acontece em todo corpo, em graus diferentes de flacidez e a ocorrência de excesso de pele em certas áreas do corpo, como braços, seios, região do abdômen e membros inferiores.

Como a cirurgia não é obrigatória, alguns fatores podem favorecer a realização do procedimento, como pacientes com elevado Índice de Massa Corporal combinado com a excessivamente rápida, circunstâncias que podem fazer as pessoas optarem pela cirurgia reparadora para remover o excesso de pele.

Os diferentes locais de perda de peso exigem cirurgias reparadoras distintas, como a abdominoplastia, mamoplastia redutora e reparadora, lipoaspiração, cirurgia para construir contorno corporal, lift facial, braços, coxas, costas e quadril.

Caso seja necessário ou o paciente opte pela cirurgia reparadora, o tempo de espera pode variar de um a dois anos para acontecer. A espera acontece porque os médicos aguardam o alcance do peso ideal do paciente ou a estabilização do peso após a cirurgia bariátrica.

A única exceção para esse tempo de espera é quando o excesso de pele prejudica a saúde mental e física do paciente, com desenvolvimento de inflamações, irritações, assaduras e prurido. No quesito mental, baixa autoconfiança e prejuízos profissionais podem antecipar a cirurgia reparadora.

Foto de mulher após realizar bariátrica

Conclusão

Agora que você já sabe como cuidar da cicatriz bariátrica, a influência de cada modalidade de cirurgia bariátrica na formação de diferentes formatos de cicatrizes, e sobre a necessidade de cirurgia reparadora, não deixe de procurar auxílio médico para avaliar se você precisa de intervenção para reduzir o peso.

Se você chegou até aqui, porque fez uma cirurgia bariátrica e está em dúvidas sobre o processo de cicatrização, contar com o auxílio de produtos para promover a suplementação após a cirurgia e aumentar a absorção de nutrientes pelo organismo é fundamental.

Multivitamínicos, coenzimas e colágenos podem ser aliados nessa hora, como é o caso dos produtos da Belt Nutrition, com preços acessíveis, combos e quantidades diferentes para atender às suas necessidades.

polivitaminicos belt nutrition

Em nosso site, há uma linha completa de produtos para dar energia e recuperar a vitalidade do seu corpo. 

Agora que você já sabe como funciona e como cuidar da cicatriz bariátrica, leia mais em nosso blog sobre quanto custa e onde fazer o procedimento.