Tribulus terrestris: O que é, como funciona e benefícios

Tribulus terrestris: O que é, como funciona e benefícios

Trata-se de uma erva daninha que é nativa de regiões quentes, tropicais e temperadas da Eurásia e África, ou seja, na Europa, África e Ásia.

A planta foi e é consumida por muitas pessoas ao redor do mundo, porque, por meio de evidências científicas e conhecimento empírico, parece trazer alguns benefícios ao corpo humano.

Geralmente, ela é comercializada por meio de suplementos alimentares, que são produzidos a partir do processo de secagem do fruto da espécie, que é transformado em pó e depois é encapsulado ou elaborado a partir de outras formas farmacêuticas. 

De toda forma, diversas pessoas ainda têm dúvidas sobre o consumo dessa erva. Muitos, por exemplo, não conhecem os benefícios da mesma para o organismo humano.

Sendo assim, neste artigo, vamos te apresentar tudo sobre o Tribulus terrestris, como o seu funcionamento, os seus benefícios, contraindicações, indicações e onde comprar.

Portanto, acompanhe o texto até o final e tenha uma boa leitura!

O que é Tribulus terrestris?

Tribulus terrestris é uma planta da família Zygophyllaceae, conhecida desde a medicina tradicional, sobretudo aquela praticada na China e na Índia, esta última também chamada de Medicina Ayervédica, ou Ayurveda.

Outro fato interessante a se destacar dessa planta é que ela é considerada uma erva daninha, ou seja, um vegetal que costuma surgir em lugares onde o ser humano não as deseja. 

O principal efeito buscado e sentido ao ingerir extratos da planta e de sua raiz é a estimulação sexual. Muitas pessoas acreditam que ela pode aumentar os níveis de testosterona, por exemplo.

A sua composição varia de acordo com a região em que a planta nasce. Contudo, a substância encontrada nela considerada mais relevante se chama protodioscina, mas não se preocupe, pois iremos falar sobre ela mais à frente do artigo.

Os mais de 70 compostos presentes na planta são responsáveis por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antienvelhecimento.

Até 2020, no Brasil, as pessoas podiam consumir o suplemento à base do extrato em pó da erva livremente. O extrato era até então comercializado como suplemento alimentar, sendo assim vendido sem necessidade de prescrição médica.

Contudo, em fevereiro de 2021, a venda do suplemento passou a ser mais restrita. A nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a considerar o Tribulus como um medicamento fitoterápico. 

Então você deve estar se perguntando: o que isso significa na prática?

Na prática, agora, o Tribulus somente pode ser comercializado por indústrias farmacêuticas ou farmácias de manipulação. Além disso, para comprar o medicamento é preciso ter prescrição médica ou indicação de nutricionistas especializados em fitoterapia.

Como funciona o Tribulus terrestris?

Agora que sabemos que o Tribulus terrestris conta com uma série de substâncias que podem ser benéficas ao corpo, vamos entender como elas funcionam.

Foto de tribulus terrestris

A planta possui diversas substâncias que podem ser interessantes para o funcionamento pleno do organismo.

Dentre elas, podemos destacar:

  • saponinas: são substâncias bioativas, conhecidas pelo seu alto poder antioxidante. Ou seja, elas são capazes de proteger as células contra os radicais livres. A principal saponina presente na erva é a protodioscina, que tem o papel de melhorar a circulação sanguínea a partir da produção de óxido nítrico;
  • flavonóides: os flavonóides são pigmentos naturais presentes em diversas plantas. Eles costumam ser poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios. Por isso, podem proteger o corpo contra os radicais livres e promover uma melhor saúde cardiovascular;
  • esteróides: os esteróides estão presentes na planta, como os fitoesteróis, que podem atuar na síntese e regulação de hormônios no corpo. Eles também podem apresentar efeitos anabólicos;
  • alcalóides: são compostos orgânicos que possuem nitrogênio. Eles podem ser utilizados em fórmulas farmacêuticas, pois podem causar bons efeitos ao corpo humano, como uma melhor saúde cardiovascular.

Algumas pesquisas indicam que o Tribulus pode simular a enzima 5-alfa-redutase, enzima esta que é responsável pela conversão da testosterona em dihidrotestosterona (DHT), um hormônio androgênico considerado mais potente.

Sendo assim, a pessoa que ingere suplementos à base da erva podem sentir efeitos no ganho de performance sexual e em atividades físicas e no ganho de massa muscular.

Além disso, em geral, outros efeitos são relatados, como o controle da pressão arterial, a redução de triglicerídeos e um melhor vigor para realização de exercícios físicos.

De toda forma, trataremos mais sobre os benefícios mais estudados e, inclusive, aqueles que foram comprovados cientificamente em relação à planta.

Estimulantes Sexuais

Benefícios comprovados

Abaixo, confira os benefícios comprovados do Tribulus terrestris

Melhora da função sexual e libido

Algumas pesquisas sugerem que a planta pode melhorar a função sexual e aumentar a libido em homens e mulheres.

Um estudo de 2017, que teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da suplementação da erva para a melhora da disfunção sexual masculina concluiu que o consumo da planta é seguro. Além disso, a função erétil também apresentou melhorias.

Aumento da fertilidade

Algumas pesquisas sugerem que o tribulus pode melhorar a fertilidade, especialmente nos homens, aumentando a contagem e a motilidade dos espermatozoides.

Uma revisão sistemática de 2018, publicada no "Journal of Ethnopharmacology", concluiu que fitoterápicos, como o Tribulus terrestris oferecem benefícios em relação à produção de testosterona, parâmetros espermáticos e saúde da próstata.

Outro estudo de 2012 concluiu que homens com baixa contagem de esperma que tomaram extrato da planta tiveram melhorias significativas na contagem e motilidade de esperma após 60 dias de tratamento.

Alterações na testosterona

Embora existam alegações de que o Tribulus terrestris pode aumentar os níveis de testosterona, os estudos realizados até então mostram resultados mistos.

Alguns estudos mostraram um aumento nos níveis de testosterona, enquanto outros não encontraram nenhuma mudança significativa.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar se essa erva realmente afeta os níveis de testosterona.

Melhora da saúde cardiovascular

Existem algumas evidências de que a planta pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular.

Alguns estudos em animais sugerem que esta erva pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e a pressão arterial.

No entanto, é importante observar que os resultados de estudos em humanos são limitados e inconclusivos. Mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos do medicamento fitoterápico na saúde cardiovascular em humanos.

Promoção de efeito diurético

O Tribulus terrestris é um diurético, favorecendo assim a produção de urina, o que ajuda a eliminar fluidos e toxinas do corpo.

Isso pode ajudar pessoas com retenção de líquidos ou condições como pressão alta e insuficiência cardíaca congestiva, mas são necessárias mais pesquisas para confirmar esses efeitos.

Foto de tribulus terrrestris

A planta ajuda no ganho de massa magra?

Por conta da substância protodioscina, presente na erva, é capaz que o corpo possa usufruir de uma modulação hormonal.

A protodioscina pode atuar na produção de enzima 5-alfa-redutase, que converte testosterona em dihidrotestosterona.

A DHT é fundamental para a formação das células sanguíneas que atuam na oxigenação celular, que, por sua vez, beneficia no desenvolvimento de músculos.

Outro fator importante da planta é que ela também pode elevar a quantidade do hormônio dehidroepiandrosterona (DHEA) no organismo. Este hormônio tem papel fundamental no sistema imunológico e na promoção da sensação de bem-estar.

Estes dois fatores unidos podem promover uma melhor performance em atividades físicas, facilitando assim o ganho de massa muscular.

De todo modo, isso somente será possível caso o indivíduo tenha hábitos saudáveis, se alimente adequadamente e realize exercícios físicos.

Faz mal tomar tribulus terrestris?

A grande parte dos ensaios clínicos que estudaram os efeitos do Tribulus terrestris identificaram o surgimento ou aumento de efeitos colaterais adversos quando comparados aos efeitos do grupo placebo.

De todo modo, os pequenos efeitos adversos percebidos também precisam ser destacados.

Os efeitos colaterais costumam ocorrer quando há a administração por um grupo de pessoas que não é recomendado ingerir o suplemento, ou quando há superdosagem.

Os grupos que não devem consumir a planta são: hipertensos, cardiopatas, hepatopatas, grávidas e lactantes.

Os hipertensos e cardiopatas não são recomendados a ingerir o suplemento, pois ele contém alcalóides, substâncias que podem aumentar a pressão, pois agem no sistema nervoso central.

Já os hepatopatas não devem consumir a planta, pois as saponinas são excretadas pelo fígado. Pessoas com doenças que envolvem o fígado podem sobrecarregá-lo.

As grávidas e lactantes não devem ingerir a erva, pois ela pode alterar os níveis hormonais. No entanto, cabe ainda a avaliação de um médico ou profissional especializado em fitoterapia.

Em geral, os efeitos colaterais adversos do Tribulus são:

  • aumento de pressão arterial;
  • dores de cabeça;
  • inchaço por conta das alterações hormonais;
  • acne;
  • dores estomacais;
  • refluxo;
  • sono alterado;
  • agitação;
  • queda de cabelo.

Embora estes possam ser alguns dos efeitos, a maioria dos estudos realmente não encontraram efeitos indesejáveis expressivos. Todos eles são mínimos.

Para quem é indicado o Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris, na verdade, é indicado para todos aqueles que receberem uma prescrição médica. Como já dito anteriormente, trata-se de um medicamento fitoterápico, e que precisa ser consumido com indicação de um profissional.

De toda forma, há diversos grupos que mais procuram o Tribulus. Estes são: 

  • pessoas com disfunção sexual ou baixa libido;
  • pessoas com retenção de líquido;
  • pessoas que desejam ganhar massa magra por meio de um bom treino;
  • pessoas com colesterol alto;
  • pessoas com diabetes tipo 2.

Quanto tempo leva para o tribulus fazer efeito?

O Tribulus terrestris costuma apresentar os primeiros efeitos já em uma semana de tratamento. Contudo, é mais correto afirmar que os efeitos começam a ser totalmente sentidos a partir de 2 meses de tratamento.

No entanto, é importante destacar que esse tempo para efeito pode variar de acordo com o tratamento que você está realizando.

O profissional que te acompanha certamente deve passar o prazo do tratamento, e você então deverá segui-lo.

Como tomar o Tribulus terrestris?

Foto de capsulas de tribulus terrestris

A erva é comumente fabricada e comercializada em seu extrato seco a 40% de saponinas. Além disso, você encontra a planta em cápsula ou tabletes. 

Geralmente, o médico ou nutricionista costuma indicar cerca de 500 mg a 1g por dia, durante o tempo do tratamento.

Uma boa dica é associar o medicamento da erva com o zinco, já que o mineral pode ajudar a melhorar a absorção das substâncias nela presentes.

Onde comprar Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris pode ser encontrado em farmácias comuns e farmácias de manipulação. Você consegue encontrar a planta em diversos sites na internet, mas nem todos que a comercializa podem ser considerados confiáveis.

Quando é hora de comprar um suplemento alimentar ou medicamento, é importante analisar a reputação da empresa e a sua confiabilidade. Afinal, produtos desse tipo precisam ser produzidos com altos padrões de qualidade, segurança e excelência.

Se você deseja encontrar suplementos para melhorar a sua libido, a sua disposição física, o seu ganho de massa muscular ou a sua saúde como um todo, pode contar com a Belt Nutrition.

A Belt Nutrition fabrica e comercializa suplementos alimentares de alta qualidade. Você pode encontrar multivitaminicos, multiminerais, colágenos, chás funcionais, suplementos para atletas e muito mais. 

Encontre o melhor suplemento para uma vida mais saudável! 

Conclusão

O Tribulus terrestris é uma planta repleta de substâncias que podem ser benéficas para o corpo humano, como saponinas, flavonóides, esteróides e alcalóides.

Atualmente, em território nacional, esta erva é comercializada como um medicamento fitoterápico. Desse modo, consulte o seu médico ou nutricionista para entender se, para o seu caso, esta planta pode ser uma boa opção.

Muitas vezes, o seu objetivo pode ser atingido de outra maneira.

Cabe ressaltar ainda que o Tribulus se encontra em processo de investigação constante. Muitas pesquisas buscam concluir a sua eficácia. Até o momento, existem pesquisas que apresentam benefícios e outras que indicam resultados insignificantes.

De todo modo, não é possível descartar a importância de considerar o tratamento natural, a partir de um vegetal. Além disso, vale salientar que trata-se de um ativo aprovado pela Anvisa, e, portanto, é seguro. 

Portanto, se há indicação de um profissional, realize tranquilamente o seu tratamento com esta erva utilizada desde os primórdios da medicina. 

Se você gostou deste artigo, leia também: “Vitaminas para homens: conheça as essenciais!”

Acesse nosso blog para ler mais dicas e informações relevantes sobre saúde, bem-estar e suplementação!

Linha de produtos estimulantes



Produtos Relacionados