Whey Protein: como ele pode beneficiar a sua saúde

Whey Protein: como ele pode beneficiar a sua saúde

Se você frequenta a academia, pratica algum exercício físico ou se interessa por assuntos relacionados à saúde e boa forma, com certeza já deve ter se deparado com algum comentário sobre o Whey Protein. 

O suplemento é amplamente utilizado, principalmente por quem busca ganho de massa muscular ou deseja melhorar o desempenho físico. O produto se tornou tão popular dentro deste segmento que o whey passou a ser utilizado, inclusive, como ingrediente em receitas funcionais. 

Mas engana-se quem pensa que os benefícios do suplemento são apenas para o pré ou pós-treino. Existem diversos cenários em que o produto passa a complementar a alimentação e tornar o cardápio mais nutritivo. 

Por isso, antes de dar uma olhadinha na linha completa de Whey Protein da Belt Nutrition, venha conferir quais são essas vantagens, em que casos o suplemento é indicado e como escolher o ideal para o seu perfil. 

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento proteico, composto principalmente por alfa-globulina e beta-globulina, feito a partir da proteína extraída do soro do leite. Essas substâncias são rapidamente absorvidas pelo corpo e estão envolvidas ativamente na construção dos tecidos e no fortalecimento dos músculos. 

Ele contém aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo, e é fonte de BCAA, uma cadeia ramificada de aminoácidos fundamentais para a produção das fibras musculares. 

Para que serve o Whey Protein

A principal finalidade do suplemento é fornecer uma grande quantidade de proteínas com alto valor biológico, tornando a absorção rápida e eficiente. Estas proteínas são essenciais para a produção de enzimas, controle hormonal, composição dos anticorpos e, claro, na construção e regeneração da massa muscular. 

Resumidamente, o Whey Protein serve para aumentar a massa magra, auxiliar na formação dos músculos, complementar a ingestão diária ideal de proteína e também contribuir para a recuperação muscular após treinos intensos. Tudo isso com alto teor nutricional e quantidade reduzida de gorduras.

Apesar de ser popular entre os atletas e praticantes de musculação, o produto não é apenas indicado para hipertrofia, emagrecimento e estética. Suas propriedades antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, o suplemento é recomendado para pacientes bariátricos no pós-operatório, idosos e pessoas com dificuldade de ingestão de proteínas e ganho de peso. 

Um estudo publicado no jornal de Medicina Clínica e Investigativa ainda aponta o uso do Whey Protein como um importante complemento na dieta de pacientes com HIV positivo. O suplemento é capaz de suprir as quantidades de proteínas recomendadas e impedir a desnutrição e emagrecimento, que são sintomas comuns da doença.

Foto de mulher posando com whey

Benefícios do Whey Protein

Para compreender como a suplementação proteica auxilia em diversas funções do organismo, vamos destacar aqui as principais vantagens em incluir o Whey Protein na rotina. 

Aumento de massa muscular

Um dos benefícios mais conhecidos do Whey Protein é justamente o ganho de massa muscular. A proteína e os aminoácidos fornecidos pelo produto servem como blocos de construção, que favorecem a hipertrofia dos músculos. 

A leucina, um dos aminoácidos do BCAA, também estimula a síntese proteica no nível molecular e genético, aumentando a velocidade do metabolismo. Além disso, o suplemento aumenta a liberação de hormônios anabólicos, como a insulina, que podem ajudar no crescimento muscular. 

Recuperação muscular

Esse é o motivo pelo qual os atletas apostam no Whey Protein para o pós-treino. Um dos papéis da leucina, presente na suplementação, é também reduzir a degradação muscular após a atividade física. 

Quando realizamos exercícios intensos, com muita força muscular, as fibras sofrem pequenos rasgos que desencadeiam em inflamação e, consequentemente, em dor e desconforto. O suplemento atua então na reparação dessas lesões, reduzindo estes sintomas e acelerando o processo de recuperação. 

Melhor desempenho

Outro benefício da suplementação proteica é o ganho de energia e aquela sensação boa de disposição para realizar as atividades físicas. Este não é o principal objetivo, já que as proteínas são nutrientes valiosos para outros processos no organismo, no entanto, é um fator que contribui para o desempenho durante os exercícios. 

Foto de mulher comendo salada

Sistema imunológico forte

Como comentamos antes, um dos efeitos do Whey Protein é o fortalecimento dos sistema imunológico. Da mesma forma que ele contribui para a recuperação muscular, ele também evita o estresse oxidativo e a inflamação excessiva, que podem ser portas de entrada para organismos nocivos à nossa saúde. 

Seu potencial antioxidante, representado pela presença de glutationa, também promove a função imunológica e aumenta a eficácia de outros nutrientes importantes, como a vitamina C e vitamina E. 

Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina Americana ainda destaca o uso do whey para a melhora da asma em crianças, provando seu efeito sobre a proteção natural do organismo contra agentes infecciosos e doenças respiratórias. 

Maior tempo de saciedade

Outro benefício do suplemento, que agrada muito quem está em busca de emagrecimento, é seu efeito sacietogênico. 

Ou seja, o Whey Protein ajuda a inibir a fome e tornar a sensação de saciedade prolongada. É, por isso, que algumas pessoas substituem as refeições com a bebida, o que do ponto de vista nutricional não é muito indicado, já que ele é um complemento e não um substituto dos alimentos. 

Coração mais saudável

Uma pesquisa feita em 2010, publicada no Diário Internacional de Laticínios, encontrou que bebidas suplementadas com whey podem ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas. 

Outro efeito da suplementação, também observado no estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, foi o controle do colesterol LDL, considerado um agravante no desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Menor açúcar no sangue

Como mencionado anteriormente, uma das consequências do uso de Whey Protein é a produção de insulina pelo organismo. Isso significa que, quando consumido próximo das refeições, ele pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos no sangue e evitar picos extremos durante o processo digestivo. O Jornal Mundial de Diabetes discute até a vantagem do produto para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2. 

Foto de homem na academia

Maior glutationa

Outro fator a ser levado em conta é o aumento de glutationa no organismo. Mencionamos esse importante antioxidante alguns tópicos acima e falamos sobre sua importância para o sistema imunológico.

O Whey Protein possui altos níveis de cisteína na composição, um aminoácido que contribui para a formação de glutationa no organismo. A substância ajuda a eliminar os radicais livres, que estão associados ao desenvolvimento de doenças como o Mal de Parkinson e Alzheimer. 

Um estudo feito pela Dra. Christine G. Bounous, apontou também o uso do suplemento proteico, e a presença de glutationa, no tratamento de pacientes com câncer. 

Tipos de Whey Protein

Agora que você já sabe como funciona o whey no organismo e quais são os benefícios do uso desta proteína extraída do soro do leite, vamos explicar quais são as diferenças entre cada um dos tipos que você encontra para consumo. 

Concentrado

O Whey Protein concentrado possui de 70 a 80% de proteínas e 20% de carboidratos e gorduras em sua composição. Isso porque, para ser produzido, o soro do leite utilizado no suplemento passa apenas por uma filtragem, preservando os outros nutrientes. 

Ele é o mais consumido por conta do valor acessível e também do sabor. Na Belt Nutrition, você encontra a versão concentrada nos sabores Cookies, Banoffee e Paçoca. Opções mais atrativas e fáceis de consumir, principalmente para quem está iniciando essa jornada. 

Isolado

O suplemento proteico isolado tem 90% ou mais de proteína em sua formulação. Ele é praticamente a proteína pura, já que passa por um rigoroso processo de filtragem que elimina outros nutrientes da matéria-prima. Essa versão contém menos lactose, gorduras e minerais. Costuma ser indicada para pessoas que apresentam sensibilidade à lactose. 

Hidrolisado

O whey hidrolisado é o mais processado dentre as opções. Ele é indicado para pessoas que apresentam intolerância à lactose ou problemas de digestão, já que conta com proteínas pré-digeridas, para serem absorvidas rapidamente pelo corpo. 

Atletas de alta performance também costumam utilizar essa versão, já que precisam do efeito imediato da proteína no organismo. Por ser mais elaborado, ele costuma ser menos acessível que os outros tipos de Whey Protein.

Whey Protein engorda?

Uma das principais dúvidas sobre o uso da suplementação é em relação ao peso. 

Afinal, tomar Whey Protein engorda? 

Como comentamos, ele pode, sim, contribuir para o ganho de peso em casos onde é necessária uma melhora na nutrição do indivíduo. Porém, como também mencionamos, o produto consegue prolongar a sensação de saciedade e contribuir para o emagrecimento. 

Então, de forma resumida, a resposta é: basta ter cuidado e ingerir a dose correta para as necessidades em cada caso. Para se ter uma ideia, cada 1 grama de proteína tem 4 calorias. Isso quer dizer que, quando consumido em excesso, ele pode engordar, já que a proteína remanescente vira gordura em nosso corpo.

Por isso, é preciso consumir a quantidade correta, associada a uma alimentação adequada e uma rotina de treinos regulares. Dessa forma, você não terá esse problema.

Foto de pessoa tomando whey

Contra-indicações e efeitos colaterais

Em geral, você não encontrará grandes riscos ao utilizar o Whey Protein em sua rotina, mas sabemos muito bem que existem diversos mitos relacionados ao consumo da proteína. 

Não chega a ser uma contra-indicação, porém é necessário um cuidado maior, caso o paciente tenha problemas renais. Isso porque, se for usado em excesso, o suplemento pode sobrecarregar os rins. 

Para evitar este e qualquer outro possível problema, a solução é simples: basta ter a orientação e o acompanhamento de um médico ou profissional da saúde especializado em nutrição. Eles poderão indicar exatamente quais são as quantidades, qual é a frequência ideal e como o whey deve integrar sua rotina alimentar, sem apresentar nenhum risco à saúde.

Além disso, pessoas com alergias alimentares devem ter cuidado redobrado ao tomar a proteína, principalmente se apresentarem intolerância à lactose. Muitos casos são resolvidos com o uso do Whey Protein Isolado, que conta com menos ou zero lactose.

Em quanto tempo dá para perceber o efeito?

Seja antes ou após os treinos, ou até mesmo como um complemento entre as refeições, é possível encontrar a presença dos aminoácidos do Whey Protein 15 minutos depois que o produto é consumido. 

Já o tão desejado efeito no físico e aparência, pode demorar um pouco mais do que o esperado. Estudos mostram que os resultados, principalmente, no ganho de massa muscular, começam a aparecer, após 6 semanas de suplementação e exercícios diários. Portanto, é preciso ter paciência e consistência. 

Como tomar?

Existem várias formas de consumir a suplementação proteica. A maioria dos produtos são vendidos em pó e podem ser misturados com água ou leite. Na Belt Nutrition, recomendamos diluir 30g do whey, ou seja, uma colher dosadora, em 200 ml de líquido. 

Vale lembrar que essas instruções podem variar de acordo com o fabricante e com a orientação do nutricionista. Mas, como falamos logo no início, atualmente, existem mil e uma maneiras de integrar a proteína na alimentação. 

Você pode consumir o Whey Protein com frutas ou até mesmo em receitas de mingaus, panquecas, bolinhos e biscoitos. A variedade de sabores também contribui bastante para tornar o produto muito mais atrativo e fácil de consumir. 

O objetivo e a intensidade dos exercícios praticados, assim como outros fatores físicos, vão determinar as quantidades exatas de suplementação e como o produto deve se adequar à sua alimentação. Por isso, nunca é demais reforçar: procure a orientação de um profissional. Combinado?

Como escolher o Whey Protein?

Você já sabe quais são os benefícios, as diferenças entre cada versão do produto e como tomar o Whey Protein, agora só falta escolher a melhor opção disponível no mercado.

Antes de mais nada, é preciso prestar atenção no rótulo do produto. Observar a quantidade de carboidrato, composição das proteínas, saber se ele é puro ou misturado, se é adoçado ou contém conservantes. 

Foto de pote de whey protein

O Whey Protein da Belt Nutrition oferece uma das melhores fórmulas do mercado, com alto teor de proteínas e baixas gorduras saturadas. O blend entre as versões concentrada, hidrolisada e isolada da proteína potencializa os efeitos, tornando-os mais duradouros. 

Ele pode prolongar o tempo em que os aminoácidos ficam disponíveis no sangue, aumentando a demanda para os músculos e a síntese proteica, o que gera um resultado otimizado de recuperação e ganho muscular.

Uma dica importante na hora de adquirir o seu é: experimente! Para isso, a Belt Nutrition oferece diversas porções individuais, permitindo que você conheça o produto e depois invista em um que você realmente vai consumir e alcançar seus objetivos.

Conclusão

Pronto para começar a ter uma vida mais ativa e saudável, com a suplementação do whey dando aquela mãozinha na sua rotina? Para se aprofundar ainda mais no assunto antes de escolher a melhor opção para o seu perfil, venha entender qual é a diferença entre o Whey Protein e o Whey Blend da Belt Nutrition.



Produtos Relacionados