Para uma vida longa, saudável e com qualidade, manter o corpo ativo é fundamental. Porém, como já diziam os nossos avós “saco vazio, não para em pé! Para o corpo conseguir se manter ativo, sem prejudicá-lo, é preciso conhecer as principais fontes de energia e colocá-las no seu dia-a-dia.

A seguir, vamos apresentar para você algumas das melhores opções de alimentos e substâncias que fornecem energia para o corpo. Vamos lá?

Quais são as principais fontes de energia para o corpo?

Nosso organismo é uma verdadeira máquina. Cada parte do corpo tem sua função essencial e, para se fazer toda a engrenagem funcionar corretamente, é necessário o combustível certo! Logo, para o nosso organismo, as principais fontes que fornecem energia para o corpo, são os carboidratos e gorduras.

Entretanto, elas não são as únicas! Abaixo, confira a lista dos principais nutrientes que tem a primordial função de gerar combustão e força para o movimento:

Carboidratos, a principal maneira de se obter energia:

É impossível manter um corpo equilibrado sem carboidratos! Nem todos são ruins e eles são responsáveis pela maior fonte de energia para você aguentar a sua rotina. Logo, manter dietas agressivas e que tentam zerar o carboidrato, podem ser nocivas e perigosas para a sua saúde se praticadas a longo prazo!

Esse nutriente é dividido entre 2 tipos principais: simples e complexos. Abaixo, entenda mais:

  1. Os simples são provenientes dos açúcares e pela sua estrutura menor, são quebrados mais rapidamente e absorvidos de maneira mais fácil. Esses são os que devemos ter cuidado, uma vez que dão picos de açúcar no sangue, causam aumento de peso e são pobres em nutrientes.
  2. Os complexos (por terem uma estrutura maior) demoram mais para serem quebrados e absorvidos. Essa característica garante mais estabilidade no fornecimento de energia e nível de açúcar no sangue. São ricos em nutrientes essenciais - como a fibra.

Dentre sua função essencial de disponibilizar energia para o corpo, os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento cerebral. Afinal, esse nutriente consegue manter o nível de energia que o sistema nervoso demanda.

Os principais alimentos do carboidrato complexos são aqueles provenientes de grãos não processados, como a farinha, trigo e quinoa. Mas, também podem ser citados os legumes, as leguminosas (feijão, lentilhas) e arroz integral.

Proteínas, como a principal fornecedora de estrutura para o corpo:

Quando pensamos em fontes de energia para o corpo, a que vem em segundo lugar, com toda certeza são as proteínas. Seus aminoácidos atuam diretamente na formação de diversos tecidos e estruturas (como os músculos, por exemplo) e no transporte de oxigênio e ferro pelo corpo. As proteínas são basicamente a estrutura do nosso corpo.

Por auxiliar no transporte de oxigênio e atuar em diversos processos metabólicos - especialmente nas estruturas musculares - a proteína entra na lista de nutrientes que fornecem energia e mantém o corpo ativo. 

Além disso, ela é reconhecida por sua característica de auxiliar na formação de massa magra, auxiliando no controle de peso e sendo melhor amiga de quem pratica atividades físicas. As principais fontes de proteína, são:

  • Alimentos de origem animal: leite, ovos, carne vermelha e branca, peixes e outros.
  • Soja;
  • Leguminosas;
  • Quinoa;
  • Oleaginosas.

Vitaminas do complexo B, essenciais para a energia e atividade corporal

Nosso corpo necessita de uma gama de vitaminas para funcionar corretamente e com saúde. Porém, o complexo B é essencial para a saúde dos nossos órgãos e sistema nervoso.

Mas, quando falamos em fontes de energia para o corpo, a vitamina B1 ganha destaque. Ela atua diretamente em diversas funções cerebrais - especialmente voltadas para a parte cognitiva e motora. 

A vitamina B1, age diretamente nos neurotransmissores que promovem a sensação de disposição e bem-estar. E, além disso, também auxilia na produção de energia no sistema nervoso, voltado para movimentos complexos. Ela consegue fazer, porque aumenta a absorção dos carboidratos no cérebro. Incrível, não? As principais fontes dessa vitamina, são:

  • Grãos integrais - aveia, trigo;
  • Carnes em geral - especialmente rim e peixes;
  • Leguminosas - feijão e ervilha;
  • Oleaginosas - castanhas e nozes.

Potássio, o protetor dos músculos

Sem o sistema muscular saudável, é impossível manter o movimento. Logo, quando pensamos na saúde dos músculos, precisamos falar sobre esse mineral: potássio. 

Ele é essencial para toda a função muscular: desde a contração cardíaca, até a movimentação do músculo cardíaco. Ele atua como um eletrólito, substância capaz de conduzir eletricidade pelo corpo, logo, fornecer mais energia para o seu funcionamento.

Além disso, o potássio combate as dores e desgastes provenientes do tecido. Prevenindo, dessa maneira, as temidas cãibras e luxações.  Outra função pouco explorada do mineral é sua atuação no cérebro - combatendo problemas como enxaquecas e melhorando funções cognitivas.

Alguns alimentos ricos em potássio:

  • Frutas: banana, abacate, melão, sucos cítricos, coco;
  • Tomate;
  • Legumes - como a batata;
  • Peixes - salmão e bacalhau;
  • Frangos
  • Leguminosas.

Mas, além dos alimentos? Como posso ter energia para o corpo

Sabemos que apenas a alimentação, por vezes, não consegue repor os níveis de energia que você precisa para o seu dia-a-dia. Por esse motivo, cada vez mais as pessoas apostam em suplementações, para atingir seus objetivos.

Por isso, é comum a dúvida de qual a vitamina certa para dar energia e disposição para a sua rotina. Fique tranquilo, temos o suplemento certo para a sua necessidade:

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