Rotina de cuidados com a pele: qual a sua importância?

Rotina de cuidados com a pele: qual a sua importância?

Com o passar dos anos, o nosso corpo sofre uma série de mudanças — seja por conta da idade ou, até mesmo, de fatores externos, como a poluição, o sol ou o frio. Ou seja, todos esses elementos acabam deixando os seus vestígios em nossa cútis. Por isso, é fundamental entender a importância dos cuidados diários com a pele e como essa prática consegue preservar a região por mais tempo.

De uns tempos para cá, muitas mulheres já entenderam a relevância desse hábito e vêm investindo em cosméticos e demais produtos capazes de tratar e proteger a face. Esse é o caso de hidratantes faciais, géis de limpeza e, até mesmo, alguns suplementos próprios para essa finalidade.

E aí, está a fim de saber mais? Então, continue com a gente. Neste post, contamos tudo a respeito das práticas de skincare, os seus benefícios e alguns truques para realizá-la daqui para frente. Acompanhe!

A importância dos cuidados diários com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Sendo assim, por que não tratar dela da mesma maneira que damos atenção aos demais órgãos e funções de nosso corpo, como o coração, o sistema respiratório e por aí em diante?

Basicamente, a sua função é proteger os chamados “tecidos subjacentes”, regular a temperatura e preservar inúmeras terminações nervosas.

Fora isso, a pele atua como a principal barreira contra diferentes agressões do dia a dia. Ou seja, nada melhor do que retribuir um pouco dessa proteção, investindo em uma completa rotina de cuidados.

Ao investir nessa ideia, você conseguirá aproveitar muitos benefícios. O primeiro, obviamente, está na parte estética. Assim que começar a ser bem tratada, a pele passará a ter um visual jovem, saudável e bonito. A prática também é uma excelente saída para quem deseja evitar o envelhecimento precoce, que pode surgir sob a forma de rugas, manchas escurecidas ou linhas de expressão.

Em linhas gerais, podemos dizer que a rotina de cuidados com a pele pode oferecer diversos pontos positivos para a sua saúde e bem-estar. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • você terá uma cútis saudável e pronta para passar pelo processo de regeneração celular;
  • a prática correta consegue remover diversas impurezas, como a oleosidade e a poluição do ar;
  • é uma excelente solução para evitar o surgimento de cravos, espinhas e demais inflamações;
  • a textura da região ficará bem macia e aveludada;
  • você conseguirá ficar com o visual jovem por mais tempo.

Como cuidar da pele: 5 truques básicos

Chegou a hora de deixar o preconceito de lado e entender que seguir uma rotina de cuidados com a pele não é um bicho de sete cabeças. Para tanto, você precisará investir em alguns truques básicos — e que devem ser praticados logo pela manhã e antes de dormir. Veja abaixo o nosso passo a passo.

Limpeza

No topo da lista do skincare, está a limpeza facial. Essa fase é essencial para eliminar de vez todas as impurezas presentes na região. Entre elas, destacamos as células mortas, a poluição, a sujeira que se acumula com o passar das horas e, claro, a maquiagem.

Aqui, é recomendado utilizar um bom gel higienizador — que deve ser escolhido de acordo com as necessidades de sua pele. Há, por exemplo, versões próprias para cútis secas e normais; já outras, são exclusivas para quem sofre com oleosidade.

Esfoliação

A esfoliação serve para retirar todos os resíduos de cremes, maquiagens e demais elementos. O processo é excelente para promover a renovação das células e deve ser realizado com cautela. A indicação é esfoliar a cútis somente a cada 15 dias, para evitar irritações ou machucados.

Tonificação

Os tônicos faciais servem para melhorar o tônus muscular, fechar os poros e manter o pH da pele equilibrado. Eles ainda podem ser aplicados diariamente no rosto, sempre após a etapa da limpeza ou esfoliação.

Hidratação

Com a pele já pronta, é essencial não se esquecer de hidratar. E existem várias maneiras de cumprir bem essa tarefa, sabia? Normalmente, a rotina é feita com a aplicação de máscaras hidratantes ou de cremes específicos — os chamados dermocosméticos, que prometem um resultado prolongado e mais eficiente.

Proteção contra os raios solares

Não pense que o protetor solar deve ser utilizado somente quando vamos à praia. Muito além disso, o produto deve ser aplicado diariamente no rosto — mesmo durante a temporada de outono/inverno ou nos dias nublados. Uma vez presente na face, ele ajudará a proteger a região contra diversos danos, que vão desde manchas, ressecamento e até o temido câncer de pele.

Os indispensáveis produtos para pele

Como vimos até aqui, existem vários produtos para pele que devem ser utilizados em uma rotina de skincare. Sabonetes faciais, tônicos, esfoliantes, séruns e hidratantes fazem parte desse processo.

Ao adquirir os seus cosméticos, procure investir em fórmulas livres de parabenos e, de preferência, que não tenham sido testadas em animais.

Também gostaríamos de aproveitar o post para ressaltar a importância de cuidar da pele — só que “de dentro para fora”. Além de investir em uma alimentação saudável e beber bastante água ao longo do dia (no mínimo, 2 litros), existem algumas vitaminas e nutrientes que podem ser ingeridos para manter o desempenho do seu organismo.

Entre eles, destacamos o Belt Hair Nail and Skin PLUS — um produto composto por biotina e outros elementos essenciais para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. Ao utilizá-lo, você poderá:

  • melhorar a imunidade;
  • promover o crescimento dos fios;
  • ter uma pele mais jovem e viçosa;
  • combater o envelhecimento precoce.

Outra opção, é o Colágeno Plus Hidrolisado. Caso você não saiba, o colágeno é uma proteína fundamental para compor as fibras responsáveis pela sustentação da pele, das unhas e dos cabelos.

Com o passar do tempo, a sua produção passa por uma redução, sendo necessário investir na suplementação do nutriente. Inclusive, tal produto possui óleo de semente de uva, um ativo com propriedades antioxidantes e que ajudam a fazer com que a cútis se mantenha íntegra e impecável.

Gostou? Essas duas alternativas podem ser encontradas em nossa loja virtual. Acesse agora mesmo o site da Belt Nutrition e aproveite os benefícios que esses itens conseguem oferecer. 



Produtos Relacionados