Riscos da cirurgia bariátrica

Riscos da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, assim como qualquer outro procedimento cirurgico pode trazer riscos à saúde. Por isso, é necessário um acompanhamento rigoroso no pré e no pós-cirúrgico. Quer saber quais são os riscos da cirurgia bariátrica? Confira abaixo:

Vida nova, cuidados novos!

Se engana quem pensa que com a cirurgia bariátrica só ocorre a redução da fome. Os pacientes passam a ingerir menos comida e absorvem muito menos vitaminas e minerais do que antes do procedimento. Tanto o pós quanto o pré-cirúrgico necessitam de cuidados e atenção redobrada, pois os efeitos são imediatos e de longo prazo que, sem acompanhamento, podem acarretar problemas fisiológicos, ósseos e até neurológicos.

Mas quais são os riscos da cirurgia?

Segundo relatos de pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica, alguns sintomas como cansaço, dificuldade de equilíbrio, ressecamento da pele, queda de cabelo, unhas quebradiças são frequentes. Isso se deve a menor absorção de ferro, cálcio e vitaminas como B12 e D. 

Os mais graves, porém menos comuns, são:
•  fragilidade nos ossos e osteoporose precoce,
• perda de dentes,
• anemia,
• amnésia e outras deficiências neurológicas.

O acompanhamento adequado é fundamental, pois sem ele, o paciente pode ficar com sequelas neurológicas, lesões graves. Segundo Caetano Marchesini, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a má alimentação unida ao sedentarismo e à menor absorção de nutrientes acaba levando a uma série de dificuldades.

Efeitos colaterais fazem parte do processo de recuperação, mas isso depende do tipo de cirurgia. Logo após o procedimento, nos primeiros meses, pode ocorrer a  perda leve de memória, irritação e insônia. Mas isso melhora com o decorrer dos anos.

Além disso, o reganho de peso pode ocorrer se não houiver um acompanhamento correto de um nutricionista, psicólogo ou psiquiatra, endocrinologista e fisioterapeuta, além do próprio cirurgião. Esses são alguns dos profissionais que devem ser consultados com regularidade até que ocorra a total readaptação alimentar, física e mental. 

Conheça os produtos da Belt Nutrition Suplementos indicados para bariátricos.

Fonte: Bariátricos



Produtos Relacionados