Para o bom funcionamento do organismo, existem vários nutrientes que devem compor uma dieta equilibrada. Com eles, conseguimos manter a saúde em dia, ter mais disposição e, até mesmo, cuidar do visual — uma vez que eles serão responsáveis pela prevenção do envelhecimento precoce e a vitalidade. Agora, uma pergunta rápida: você sabe qual é a função do cálcio?

Como já sabemos, esse elemento é um dos mais importantes que existem para o nosso desenvolvimento e bem-estar. Ao investir em alimentos ricos em cálcio, você conseguirá aproveitar inúmeros benefícios, que vão desde o fortalecimento da estrutura dos dentes e ossos, até o equilíbrio do pH do sangue e muito mais.

Fora isso, é importante tomar outros cuidados para que a absorção seja correta e você se livre dos incômodos que a ausência da substância pode causar. Vamos nos aprofundar no assunto? Para saber mais, veja o post que a Belt Nutrition preparou exclusivamente para quem deseja se cuidar e ficar sempre na mais plena forma!

Qual a importância do cálcio para o organismo?

Fundamental na formação dos ossos, o cálcio (Ca) tem a função de garantir mais resistência ao sistema ósseo e também aos dentes. Considerado um mineral, ele também é classificado como um elemento inorgânico, pertencente à matriz óssea.

Em média, 99% desse componente presente em nosso corpo está armazenado nos ossos, sendo que o cálcio ainda pode ser encontrado em outras áreas, como nas células e no próprio sangue. Ainda podemos dizer que tal mineral é imprescindível para:

  • formar dentes e ossos;
  • realizar a contração da musculatura;
  • promover a coagulação do sangue;
  • manter o funcionamento equilibrado de diferentes enzimas;
  • fazer com que o ritmo cardíaco permaneça normal.

Benefícios do cálcio para a saúde

Do nascimento até a terceira idade — todo e qualquer ser humano irá precisar do cálcio ao longo da vida. Para que você compreenda melhor essa necessidade, reunimos alguns dos principais benefícios que somente esse nutriente poderoso consegue proporcionar. Veja!

Melhor temperatura corporal

O cálcio é excelente para atuar no equilíbrio da termogênese, popularmente conhecida como a temperatura do corpo. Tal controle é importante para manter a chamada homeostase ou estabilidade fisiológica sistêmica.

Controle dos batimentos

Por ser um dos responsáveis pela contração dos músculos, o cálcio também influencia nos batimentos cardíacos. Sem uma boa quantidade desse nutriente, o desempenho do coração pode ser significativamente afetado.

Quebra de gordura

Pouca gente sabe, mas o cálcio trabalha na lipogênese ou “quebra da gordura em glicerol”, O objetivo do processo, é dissolver o excesso de substâncias para obter mais energia durante as nossas atividades diárias.

Dentes e unhas saudáveis

Depois dos ossos, o cálcio também atua na manutenção dos dentes e unhas. Ao consumir a quantidade adequada da substância, você conseguirá ter esses elementos mais fortalecidos, prevenindo-se contra uma série de complicações.

Os principais alimentos com cálcio

Temos uma boa notícia. O cálcio pode ser facilmente encontrado em diversos alimentos — que vão muito além dos leites e derivados. O ideal, é que você invista em uma dieta rica em:

  • sardinha;
  • lentilha;
  • feijão branco;
  • agrião;
  • brócolis.

O que é bom para repor o cálcio no corpo

Ao longo da fase infantil e da adolescência, o cálcio é essencial para o corpo humano — que, por sua vez, acaba absorvendo muito desse componente. Até os 30 anos, esse processo passa por uma certa estabilização e, a partir dos 35 anos, começa a haver uma queda, fazendo com que a pessoa perca gradativamente a sua massa óssea.

E por ser muito inteligente, o nosso corpo percebe rapidamente essa transformação. Assim que ele nota a carência da substância — seja por conta da má ingestão, ou também, pela perda natural que vem com a idade —, ele passa a utilizar uma quantidade reserva, que pode ser encontrada nos ossos.

Entretanto, se nada for feito e essa diminuição for contínua, ocorrerá uma perda muito grande do nutriente, fazendo com que a estrutura óssea seja danificada e enfraquecida, causando inúmeros danos musculares ou aos próprios ossos.

É neste momento que entender como repor cálcio faz toda a diferença. É importante fazer a reposição recorrendo à vitamina D, que pode ser ministrada diariamente, quinzenalmente ou mensalmente. Tomar um pouquinho de sol, todos os dias, também é uma ótima prática para intensificar o seu processo.

De acordo com especialistas, 20 minutos por semana, em média, já são suficientes. Ao tomar sol, é importante não utilizar protetor solar e somente se expor até as 10 horas da manhã.

Tipos de suplementos de cálcio

Assim que perceber a ausência de cálcio no organismo, o melhor caminho é procurar um médico, que ajudará você a encontrar as melhores formas de repor o nutriente. 

Em alguns casos, e se mesmo após a alimentação e a exposição ao sol, os níveis adequados de cálcio não forem alcançados, é provável que o profissional solicite a ingestão de um suplemento próprio para essa finalidade.

No mercado, existem várias opções disponíveis. Uma delas, é o Belt Cálcio Max. Composto em cápsulas, o produto é desenvolvido em Citrato Malato, sendo duas vezes melhor absorvido pelo corpo do que as versões tradicionais.

Ele também possui vitamina D, que é extremamente necessária para o metabolismo do cálcio. Há ainda, a vitamina K e o magnésio, excelentes para potencializar os resultados e fazer com que o seu organismo continue funcionamento perfeitamente — melhorando o funcionamento dos vasos e coração, até a prevenção de fraturas e doenças ósseas.

E mais: existem outras práticas nas quais você pode investir para melhorar a absorção do nutriente. Entre elas, destacamos a realização de atividades físicas com regularidade, a diminuição do consumo de sal e não exagerar nas bebidas com grande concentração de cafeína.

Gostou de conhecer os benefícios do cálcio para a saúde e como repor esse nutriente de um jeito prático e saudável? Então, o que acha de aproveitar a leitura e visitar a loja virtual da Belt Nutrition

Além desse produto, temos outros suplementos que foram desenvolvidos pensando no bem-estar, disposição e energia de nossos clientes. Venha conhecê-los!