Confira quais são as propriedades anti-inflamatórias do ômega 3

Confira quais são as propriedades anti-inflamatórias do ômega 3

Os ácidos graxos, também conhecidos como ômega 3 e 6, são essenciais para a manutenção de diversas reações no nosso organismo. Protegem principalmente a saúde cardiovascular e neurológica, atuando como um potente protetor.

Infelizmente, esse nutriente entra na classe daqueles que nosso organismo é incapaz de produzir. Entenda mais sobre ele e conheça as propriedades anti-inflamatórios do ômega 3.

Ômega 3: o que é e quais seus benefícios

Pertencente à família das gorduras poli-insaturadas, ele é um ácido graxo. Simplificando, esse tipo de gordura são saudáveis, pois tem alta capacidade de combater o colesterol ruim (LDL), aumentando o bom (HDL). Sobre o ômega 3, ele é constituído por 3 classes de ácido graxo:

  • Ácido alfa-linolênico (ALA): derivado de plantas - como a canola e linhaça - ele age como um agente metabólico, estimulando a produção de energia nas células e transformação de nutrientes em “combustível”.
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA); com ações anti-inflamatórias, atua diretamente no sistema cardiovascular, protegendo o corpo de condições graves como infarto, AVC e trombose. Encontrado principalmente em peixes de água fria - como salmão e atum.
  • Ácido docosa-hexaenoico (DHA): assim como o EPA, é encontrado em peixes e também em algas marinhas. Também é um importante antioxidante, mas enquanto o EPA age diretamente no sistema circulatório, o DHA é o maior aliado da saúde neurológica e mental, atuando também na proteção ocular e neuronal. 

Cada um dos 3 tipos de gordura poli-insaturada, presente no ômega 3, tem propriedades anti-inflamatórias, porém voltadas para fins específicos. As propriedades anti-inflamatórias do ômega 3 e de seus ácidos graxos, age em regiões extremamente vitais e sensíveis, prevenindo doenças crônicas.

Como o ômega 3 atua no nosso organismo?

Os ácidos graxos presentes no nutriente, agem diretamente nas camadas lipídicas das células. Essas estruturas têm a importante função de proteger a células do ambiente externo, armazenando ou produzindo energia para elas e funcionando como “colas” para moléculas.

Dessa forma, o ômega 3 ativa um funcionamento saudável das reações celulares, garantindo mais energia e acelerando sua recuperação. Com isso, podemos dizer que as propriedades anti-inflamatórias do ômega 3 são antioxidantes e com capacidade de regeneração, de diversas partes do nosso corpo. 

 

Os poderes anti-inflamatórios do ômega 3

Sua principal característica e que colocam esse nutriente como um dos mais importantes para nossa qualidade de vida, é sua capacidade de combater o estado inflamatório e oxidativo do organismo. Estudos comprovam que isso é possível, porque o ômega 3 aumenta a produção de prostaglandina.

Essas substâncias agem como hormônios no corpo, ocasionando reações em cadeia para reduzir e eliminar outros elementos inflamatórios. Abaixo, confira os principais benefícios que essa característica traz para o corpo:

1 - Protege todo o sistema cardiovascular

Conforme vimos anteriormente, o EPA é o ácido graxo mais benéfico para a saúde cardíaca e circulatória. Isso se deve a sua capacidade de combater inflamações causadas pela presença do colesterol ruim, que gera um acúmulo de gordura nas artérias, ocasionando o entupimento.

Como agente anti-inflamatório, ele consegue aumentar o colesterol bom e auxilia no processo de limpeza das artérias, diluindo essas placas de gordura.

O DHA também tem sua parcela de cuidado nessas estruturas. Como ele auxilia na boa atividade elétrica, consegue estabilizar os batimentos cardíacos e estabiliza a pressão arterial. Dessa forma, diversas doenças crônicas podem ser prevenidas:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Hipertensão;
  • Infarto;
  • Derrame/AVC
  • Arritmia e muito mais!

Mas, outro benefício que é desconhecido, é que ambos - EPA e DHA - tem propriedades que impedem a formação de coágulos. Isso porque evitam a formação de coágulos no sangue, impedindo que plaquetas formem essa condição, prevenindo quadros como trombose.

2 - Protege o sistema nervoso e melhora a saúde mental

Uma das propriedades anti-inflamatórias do ômega 3, especialmente o DHA, está na sua neuroproteção e combate ao estresse oxidativo nas células cerebrais. Além de estimular o saudável funcionamento das funções elétricas nos neurônios, aumentando a neuroplasticidade e também funções cognitivas, a saúde mental também se beneficia.

Além de proteger as células, a presença do DHA no sistema nervoso estimula a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, humor e controle das emoções. Serotonina, dopamina e noradrenalina, por exemplo, têm sua presença elevada na presença do DHA.

Com isso, sintomas depressivos e ansiosos podem ser reduzidos, fora o combate dos efeitos nocivos do estresse ao corpo e mente. Sono e libido, também são equilibrados com os efeitos do ácido graxo no cérebro. Outro benefício da ação anti-inflamatória do DHA, mostra que ele pode reduzir as chances de desenvolver o mal de Alzheimer.

3 - Melhora os sintomas de doenças auto-imunes

Essas doenças são caracterizadas por uma triste condição: nelas, uma disfunção nas células de defesa, fazem com que o corpo ataque a si mesmo, destruindo células saudáveis. Doença de Chron, lúpus, artrite reumatoide e psoríase são excelentes exemplos.

Todas têm por característica, inflamações graves em diversas partes do corpo, que geram sintomas graves e dores crônicas na fase intensa das doenças. Alguns estudos avaliaram que, por suas propriedades anti-inflamatórias, o ômega 3 combate a fase crônica das patologias, impedindo que o corpo ataque a si mesmo.

 

Não deixe de contar com os benefícios do ômega 3

Antioxidante e anti-inflamatório, o ômega 3 é aliado de dois sistemas fundamentais para a nossa saúde e qualidade de vida: sistema cardiovascular e nervoso. Ele faz toda essa “mágica”, porque combate a produção e auxilia na eliminação das eicosanóides e citocinas - substâncias inflamatórias do organismo.

Visto todos esses benefícios e propriedades, o ômega 3 se torna um nutriente fundamental para quem quer ter mais qualidade de vida, especialmente quem tem doenças crônicas, como as doenças inflamatórias intestinais e até respiratórias, como asma.

A Belt Nutrition entrega o suplemento de ômega 3 certo para suas necessidades. Com certificado internacional IFOS, que garante a qualidade e pureza do óleo de peixe, ele é rico em EPA e DHA, fundamentais para a sua saúde e bem-estar.



Produtos Relacionados