Um dos fatores que mais assustam os pacientes que desejam passar pelo processo de cirurgia bariátrica é a questão dos cortes que são realizados nas cirurgias bariátricas. Para tornar a cirurgia menos invasiva, surgiu a bariátrica através da videolaparoscopia, onde são feitos de 3 a 5 furos pequenos no abdômen do paciente. A operação é realizada através destes furos, evitando cortes maiores, como feito habitualmente na cirurcia tradicional. 
A principal vantagem deste tipo de procedimento é a cicatrização rápida e a diminuição dos riscos de infecção.

Porém, existe uma nova técnica que pode facilitar ainda mais este tipo de procedimento que é a Gastroplastia Endoscópica. Nela, são feitos pontos em pontos estratégicos do estômago, diminuindo seu volume. Segundo o site Gastronet, este procedimento "deve ser feito em ambiente de centro cirúrgico com anestesia geral". 

Além disso, é importante ressaltar que, apesar de ser um processo cirurgico, não é necessário ficar internado. O paciente só precisa passar o dia no hospital, e recebe alta após o término do procedimento. 

Quem pode fazer a Gastroplastia Endoscópica?

Pacientes que possuem IMC entre 28 e 35, ou mais, podem fazer a cirurgia. Quem possui IMC maior que 35, é importante estar ciente de que este tipo de cirurgia pode não ser tão eficiente, pois a redução de peso com a Gastroplastia Endoscópica é menor do que com as cirurgias indicadas para pacientes com IMC acima de 40.

Pacientes com IMC a partir de 28 a 35.

Ou pacientes acima destes valores que não podem fazer a cirurgia por algum motivo clínico. 
É muito importante o paciente que tem IMC acima de 35 estar ciente das limitações do método. Muitas vezes cria-se uma expectativa de grandes perdas de peso com métodos endoscópicos. O procedimento que leva a grandes perdas de peso é a cirurgia bariátrica. 

A gastroplastia endoscópica é uma ferramenta poderosa e traz resultados excelentes, desde que usada de forma adequada.

Restrições

Pessoas que já foram submetidas a cirurgias no estômago ou ainda cirurgias no abdômen superior em órgãos próximo ao estômago. Pessoas com distúrbio de coagulação , hérnias de hiato grandes, varizes de esôfago e varizes gástricas, insuficiência hepática e outras doenças. 

Durante a consulta faremos uma avaliação minuciosa para saber se você é candidato ou não ao procedimento.

Confira os produtos da Belt Nutrition Suplementos indicados para bariátricos. 

Fonte: Gastronet