Esmalte em excesso prejudica a saúde das unhas?

Esmalte em excesso prejudica a saúde das unhas?

Muito além de estética, as unhas são mecanismos de defesa importantes para o nosso organismo. Portanto, problemas e adoecimentos da estrutura, podem prejudicar toda a nossa saúde. Mas, será que, em excesso, o esmalte prejudica as unhas?

Para tirar essa dúvida e também sobre a esmaltação em gel, produzimos esse conteúdo para te ajudar a manter a saúde de suas unhas em dia. Confira!

Esmaltar unhas prejudica elas?

Um questionamento comum é se a prática de esmaltação - comum e unânime em quase toda a mulher - pode afetar a saúde e beleza delas. Fungos, bactérias, infecções generalizadas e toxinas podem entrar no corpo a partir das unhas, especialmente quando não bem cuidadas.

A resposta é muito simples: tudo em excesso faz mal! Exceto em casos onde já exista uma alergia pré-existente do esmalte, a esmaltação em si não prejudica a unha. Pode, inclusive, protegê-las.

Então, o que efetivamente faz mal e pode gerar graves consequências? Deixar o esmalte por longos períodos nas unhas. Abaixo, separamos alguns dos malefícios que essa prática - infelizmente comum - gera para as estruturas:

  • O pigmento penetra nas camadas superiores, enfraquecendo as unhas, ao secá-las. 
  • Por abafar a “respiração” da unha, se torna um terreno fértil para bactérias e fungos se alastrarem. Alguns deles, podem chegar até a pele e causar infecções locais e generalizadas;
  • Perda da queratina, o que deixa a estrutura mais frágil, propensa a quebras, enfraquecimento e diminuição de sua beleza.

É importante frisar que o termo “respirar” é equivocado, sendo utilizado mais como uma expressão comum para explicar a situação. As unhas não precisam do contato com o ar. Todos os nutrientes e oxigenação, são provindos da corrente sanguínea.

O que ocorre em longas permanências com o esmalte, é o desgaste das camadas superiores, causando os problemas que vimos acima.

E a esmaltação em gel prejudica a unha?

Esse é um assunto muito polêmico, que gera ainda muitas discussões. No caso da esmaltação em gel, alongamentos e blindagens, onde as unhas ficam longos períodos sob o produto, será que os problemas também ocorrem?

A resposta para essa questão é, depende. Quando colocados em profissionais que atendem a todas as técnicas e procedimentos corretos, elas não prejudicam as unhas. Pelo contrário, são muito utilizadas para proteger unhas fracas, ou para ajudar aqueles que tem mania de roer, de parar com o vício.

Como o gel não libera nenhuma substância em contato com a unha, ao contrário do esmalte, que tem o pigmento. Porém, faz parte da técnica - e que deve ser seguida à risca - aplicar um protetor anti fungos e bactérias, evitando surpresas desagradáveis.

E como posso melhorar a saúde das unhas?

saude das unhas

Muitas pessoas desconhecem a importância do cuidado com as unhas. Elas têm funções muito mais importantes, do que apenas um apelo estético. Elas protegem o topo dos dedos, filtrando sujeiras e prevenindo feridas. 

Portanto, além de manter a beleza, ter uma rotina de cuidados com as unhas, é essencial para a sua saúde. Elas são indicadores assertivos do bom e correto funcionamento do organismo. Abaixo, separamos algumas dicas de como colocar isso em prática:

1 - Elas precisam de hidratação

Isso é um dos erros mais cometidos, pela maioria das pessoas. Além de lixá-las e mantê-las sempre certinhas, a hidratação é fundamental para a saúde da sua unha. Isso facilita a chegada de nutrientes e oxigênio para a unha, facilitando que ela cresça mais saudável e forte.

Existem diversos produtos para esse uso, então aposte neles. Ao menos uma vez ao dia, aplique em cada cutícula, massageando em movimentos leves e circulares, até absorver.

2 - Atenção às cutículas

Elas são proteções para as bases da unha contra microorganismos perigosos. Um hábito que ainda é muito comum, é retirar sempre essas peles. Não estamos falando daquelas pelinhas chatas, que ficam na lateral e até machucam.

Mas sim das que ficam na parte superior da unha. Evite ficar tirando, opte por empurrar o excesso delicadamente com uma espátula. Essa prática de retirar tudo, favorece infecções e inflamações graves, prejudicando o crescimento das unhas.

3 - Escolha bem seus esmaltes

Se atente se você não tem alergia ao esmalte. A melhor maneira de descobrir, é procurando um dermatologista. Mas, algumas pistas podem te ajudar a identificar o problema:

  • Coceira na região ao redor da unha, assim que aplicado o produto;
  • Vermelhidão e sensação de dolorido;
  • Unhas que ficam moles e quebram fácil;
  • Em casos graves, bolhas e feridas.

Nesses casos, o ideal é apostar em produtos hipoalergênicos. Eles tendem a ser mais caros, mas são feitos para evitar essas consequências.

Já se você não sofre com esse mal, então escolha marcas renomadas e de qualidade. Esses são os melhores esmaltes para a saúde das unhas, além aqueles que não são apenas pigmentos, mas sim de linhas de tratamento.

4 - Deixe elas descansarem de esmaltes

Para evitar a intoxicação das estruturas, por demasia tempo de esmalte, opte por deixar elas ficarem um bom período sem nada, entre as esmaltações. Nem mesmo bases fortalecedoras, ok?

5 - Cuide de dentro para fora

Conforme já vimos, os nutrientes das unhas vem de dentro. Portanto, seu organismo precisa estar com elas em dia. Aposte em alimentos que sejam antioxidantes e ricos nas vitaminas:

  1. Vitamina C
  2. Vitamina E
  3. Biotina;
  4. Zinco;

Entretanto, se ainda assim sentir que a saúde das unhas não está boa, que tal apostar na suplementação?

Conheça a Belt Nutrition

A Belt é especializada em suplementos vitamínicos e minerais, desenvolvidos exatamente para atender às suas necessidades nutricionais, com todos os benefícios possíveis.

Para as unhas, temos a linha Belt Hair, Nail & Skin. Um polivitamínico feito para devolver a vitalidade, beleza e força dos seus cabelos, unhas e pele. Conheça nosso suplemento e entenda porque ele é a opção certa para fortalecer e cuidar da saúde de suas unhas.



Produtos Relacionados