Dumping pós bariátrica: O que é e sintomas

Dumping pós bariátrica: O que é e sintomas

Cada vez mais as pessoas têm se interessado pela cirurgia bariátrica para combater a obesidade. Esse procedimento cirúrgico é um dos últimos na linha de tratamentos da obesidade grave, que é quando o IMC é superior a 40 kg/m².

Também chamada de “cirurgia de redução de estômago”, essa cirurgia modifica o tamanho/formato do estômago e intestino, reduzindo a sua capacidade de receber alimentos, absorver nutrientes e energia.

Grande parte das cirurgias bariátricas são do tipo bypass, sendo a mais realizada no Brasil (cerca de 75%). Nela, é feito o grampeamento de boa parte do estômago, o que impede o acúmulo de alimentos, e também é feito um desvio do intestino, retirando a parte inicial da ligação com o estômago.

Mesmo sendo a cirurgia considerada mais segura e “fisiológica”, a síndrome de dumping bariátrica ainda é possível de ocorrer! Essa síndrome consiste no esvaziamento gástrico acelerado, provocando uma série de sintomas indesejados.

Conheça tudo sobre esse sério problema que aflige os pacientes durante o pós-cirúrgico, e o que fazer para combater seus sintomas.

O que é dumping?

Podemos classificar a dumping bariátrica como uma síndrome decorrente da ingestão de alimentos em sua maioria ricos em açúcar, que provoca diversos sintomas de mal estar, sensação de desmaio, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente no abdómen.

Como na cirurgia bariátrica ocorre uma modificação da fisiologia do processo digestivo dos alimentos, naturalmente, o corpo irá reagir de forma contrária a essa modificação não fisiológica. 

Com isso, os alimentos são rapidamente passados pelo pequeno pedaço do estômago e parte restante do intestino. A consequência mais marcante disso é o trabalho exacerbado do pâncreas na produção de insulina, provocando uma hipoglicemia.

Alimentos ricos em açúcar como leite condensado, mel, geleia, refrigerante, etc., e ricos em gordura como carnes muito gordurosas, manteiga de amendoim, óleo e azeites, bacon, etc., são os principais responsáveis por provocar a dumping bariátrica.

Vale mencionar que nem todos os pacientes que passam pela cirurgia bariátrica sofrem com o dumping pós-cirúrgico. Cada técnica de redução de estômago apresenta taxas diferentes de chances do surgimento desta síndrome.

Ademais, a alimentação do paciente no período pós-cirúrgico também vai influenciar no aparecimento dessa síndrome. Por esse motivo, é extremamente recomendado o acompanhamento de um nutricionista antes e depois da bariátrica.

Somente após a cirurgia que é possível saber se o paciente tem ou não dumping, e quanto mais rico em açúcar e gordura for o alimento, maiores serão os sintomas decorrentes do dumping.

Mesmo sem haver uma cura, existem formas de conviver com o dumping, aprendendo a evitar certos alimentos, preferindo outros, e planejando toda a sua alimentação durante o dia.

Por que o dumping acontece após a bariátrica?

Como falamos anteriormente, a cirurgia bariátrica provoca uma mudança estrutural do estômago e intestino. Essa mudança leva a uma diminuição do espaço em que o alimento possui para ser digerido e absorvido, acelerando o seu trânsito.

Assim, durante o pós-operatório, pacientes que possuem maus hábitos alimentares possuem maior predisposição para desenvolver o dumping.

Para entender melhor, inicialmente precisamos compreender como é a estrutura de um estômago. O estômago possui dois esfíncteres, que são válvulas, que abrem e fecham a passagem da comida do esôfago para o estômago e do estômago para o intestino.

Esses esfíncteres promovem a digestão da comida dentro do estômago, para só então ser absorvido. Quando há a cirurgia bariátrica, a comida não possui o espaço necessário para ser digerida, e portanto passa rapidamente direto para o intestino, sem o “freio” que os esfíncteres promoveriam.

Quando o alimento chega ao intestino sem ser digerido, as partículas grandes de açúcar e gordura causam sérias alterações, a mais marcante delas é o recrutamento de água. 

Por diferença de osmolaridade, o intestino hipertônico recruta água para dentro do seu espaço, provocando aceleração dos batimentos cardíacos, inchaço, dor de cabeça, queda de pressão e até desmaio.

Sintomas de dumping pós bariátrica

Foto de pessoa sofrendo dumping pós bariátrica.

Geralmente se divide os sintomas da dumping bariátrica em três etapas. Em alguns pacientes essas etapas vão estar presentes, em outros apenas parte delas.

Primeira etapa

A primeira etapa é o início dos sintomas da dumping bariátrica. Geralmente entre 10 a 20 minutos depois de uma refeição, a sensação de náuseas, taquicardia, sudorese e dor no abdômen passam a aparecer.

Segunda etapa

A segunda etapa se inicia de 30 minutos até 1 hora depois da alimentação. O corpo tenta absorver parte dos nutrientes inteiros, com dificuldade. 

Essas partículas permanecem no intestino e começam a ser fermentadas pelas bactérias. Os principais sintomas são a diarreia, distensão abdominal provocada pelos gases e flatulência.

Terceira etapa

De 1 até 3 horas depois da alimentação, o excesso de insulina fabricada pelo pâncreas para tentar absorver o açúcar mal digerido, passa a provocar fraqueza, sudorese, fome, ansiedade, tremor no corpo, dificuldade de concentração e até desmaio.

Conheça abaixo os principais sintomas:

Fraqueza

A fraqueza é provocada principalmente pela hipoglicemia, decorrente do excesso de insulina secretada pelo pâncreas, na tentativa de absorver o açúcar mal digerido.

Taquicardia

Provocada pela mobilização de líquidos da circulação sanguínea devido ao trânsito acelerado de alimentos, o corpo tende a bombear mais sangue para compensar, provocando taquicardia.

Pressão baixa

Uma série de hormônios e mudanças de volemia sanguínea também levam a redução da pressão arterial.

Tontura

A tontura é provocada em sua maioria pela hipoglicemia provocada pelo excesso de insulina na corrente sanguínea.

Falta de ar

O acúmulo de líquidos na cavidade abdominal leva a um pressionamento do diafragma, impedindo que a respiração seja efetiva, provocando falta de ar.

Vômito

O somatório da má digestão, enjôo, tontura, hipoglicemia e acúmulo de líquidos no abdômen, provocam vômitos no paciente.

Diarreia

A diarreia é a consequência do recrutamento de água para o intestino, tornando as fezes mais líquidas.

Cólica

Provocada pela má digestão, produção de gases e acúmulo de líquidos, o intestino passa a ser agredido constantemente com isso e provocar a cólica.

Qual é o perigo do dumping?

Essa síndrome apresenta níveis de perigos diversos a depender dos sintomas de cada paciente. 

Em pacientes que possuem dumping leve, o principal perigo é a desnutrição, visto que o corpo passa a ter dificuldades em obter os nutrientes dos alimentos, somado a vômitos frequentes e diarreia, o corpo passa a ficar cada vez mais enfraquecido.

Em casos mais graves de hipoglicemia e desmaio o paciente pode se acidentar seriamente, e até falecer.

Quanto tempo dura o dumping bariátrica?

Como falamos anteriormente, os primeiros sintomas surgem entre 10 a 30 minutos após uma refeição. Essa etapa é conhecida como dumping precoce, e afeta a grande maioria das pessoas que possuem dumping. 

Cerca de 75% possui o dumping precoce, e a taquicardia, sudorese e náuseas podem durar até 1 hora após a alimentação.

No caso da dumping tardia, que ocorre nos 25% restantes de quem possui síndrome de dumping, ele começa após 1 a 3 horas depois da refeição, e a hipoglicemia é um dos fatores mais importantes, podendo durar por algumas horas, ou até que o corpo consiga normalizar os níveis de insulina e glicose na corrente sanguínea.

O que fazer em caso de dumping?

Ao perceber que o indivíduo possui a síndrome de dumping pós-cirurgia bariátrica, é necessário remanejar toda sua alimentação, optando por preparações leves, sem excesso de condimentos (como temperos e sal), açúcar ou gordura.

Líquidos claros como chá, água e alguns sucos são recomendados, assim como preparações diluídas como sopas, visto que quanto mais concentrada for uma refeição, maior é o risco dos sintomas do dumping. 

Além disso, aos primeiros sinais de hipoglicemia, o indivíduo deve se sentar e limitar seus movimentos. Caso a situação não melhore, um ajuda médica pode ser necessária.

Tratamento de dumping

A boa notícia é que a dumping bariátrica pode ser tratada e amenizada através de algumas estratégias. A primeira delas é que por se tratar de um problema pós-cirúrgico, a reversão da cirurgia é uma forma de dar fim ao dumping. No entanto, nem toda cirurgia bariátrica pode ser revertida.

A outra maneira de tratamento é o tempo. O corpo passa a se adaptar com o tempo, e em alguns meses ou anos a síndrome desaparece, ocorrendo em situações pontuais, onde o indivíduo exagera em alimentos super concentrados.

É importante salientar que a alimentação pós-cirúrgica tem papel fundamental no tratamento e proteção contra a dumping bariátrica. Devendo seguir criteriosamente a dieta adequada e sua evolução, iniciando na dieta líquida, em seguida a semilíquida, pastosa, branda e por fim a dieta normal.

Maneiras de aliviar o dumping

Os sintomas de dumping também podem ser aliviados através de algumas mudanças simples em sua alimentação e hábitos de vida. Conheça alguns deles logo abaixo.

Comer devagar e fracionar as refeições

Primeiramente, o ponto principal do alívio do dumping é reduzir a carga de alimentos que chega à parcela restante do estômago e segue para o intestino. Por esse motivo, todos os alimentos devem ser mastigados lentamente e deglutidos devagar.

Um simples almoço que normalmente duraria 30 minutos para ser consumido, em pacientes com cirurgia bariátrica e com dumping deve levar mais tempo, cerca de 1 hora para ser consumido, ingerindo pausadamente cada garfada.

Além disso, o fracionamento de refeições deve ser estimulado, com 6 a 9 refeições por dia, em pequenos volumes.

Atenção ao volume

Seguindo nessa mesma linha, o volume das refeições é algo a ser repensando. O ideal é volume menor e frequência maior. Você pode dividir o seu almoço em dois horários por exemplo, para conseguir reduzir o volume do que irá ingerir. Dessa maneira você consome os nutrientes necessários, sem impactar o trato gastrointestinal.

Adeus açúcar, gordura e condimentos

É fato. Quem sofre com dumping bariátrica deve evitar os alimentos com muito açúcar, gordura e hiper condimentados. Eles são os vilões da digestão, provocando todos os sintomas da dumping.

Dessa forma, dê preferência aos alimentos integrais, ricos em fibras, como cereais integrais, legumes, frutas, grãos e leguminosas. Para as carnes, prefira os cortes magros. Além de dar mais saciedade, esses alimentos ainda ajudam no emagrecimento, que é o foco da cirurgia bariátrica.

Registro alimentar

Uma dica recomendada por vários nutricionistas para pacientes durante o pós-cirúrgico de uma cirurgia bariátrica é realizar um registro alimentar, também chamado de diário alimentar.

Nele, todos alimentos consumidos durante o dia devem ser anotados, com sua respectiva quantidade e horário em que foi ingerido. Isso facilita no controle das refeições e avalia a evolução do indivíduo.

Existe lado positivo na dumping bariátrica?

Mesmo com todos os sintomas desconfortáveis, ainda sim é possível extrair um lado positivo dessa síndrome, se tornando um aliado no controle da ingestão exagerada de calorias, ajudando na perda de peso.

Toda vez que um indivíduo exagerar no açúcar, gordura ou condimentos, os sintomas da síndrome aparecerão, provocando mal-estar e inconscientemente auxiliando na reeducação alimentar.

No intuito de não sentir mais os sintomas da dumping bariátrica, o indivíduo passa a controlar melhor o que come, evitando doces, frituras, salgadinhos, biscoitos, e outros alimentos ultraprocessados que são responsáveis por atrapalhar o emagrecimento.

Cerca de 50% dos pacientes recuperam parte do peso depois da bariátrica. Por esse motivo, um cuidado com a alimentação é fundamental.

Foto de pessoa pesquisando em computador.

Conclusão

Como observamos ao longo do texto, a síndrome de dumping após a cirurgia bariátrica é um sério risco a saúde e bem-estar dos pacientes durante o pós-operatório, podendo se estender por anos.

Dentre os sintomas mais frequentes estão a náusea, vômitos, dor de cabeça, inchaço abdominal, hipoglicemia, diarreia, cólica, falta de ar, fraqueza e taquicardia.

É possível tratar e amenizar os sintomas da dumping bariátrica através de estratégias simples de mudanças de hábitos alimentares, com a retirada de alimentos ricos em açúcar, gordura ou condimentos, e inclusão de outros ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Junto a isso, um ponto importante do tratamento da dumping é o fracionamento e a redução do volume das refeições, reduzindo o impacto que a alimentação provocaria ao corpo.

Por fim, é de extrema importância o acompanhamento de uma equipe de saúde, principalmente de um nutricionista no período pré e pós-operatório, avaliando a alimentação e propondo estratégias nutricionais para promover a perda de peso saudável.


Para mais informações sobre bariátrica e vitaminas que contribuam com a recuperação corporal e suplementação vitamínica, em geral, visite o nosso site.

 

polivitaminicos belt nutrition