Dia Nacional da Saúde com a Belt

Dia Nacional da Saúde com a Belt

Na data 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde. E, esse tema, precisa ser levantado e discutido sempre, especialmente frente a momentos tão difíceis e turbulentos que vivemos, depois da chegada da pandemia do novo coronavírus.

A COVID-19, evidenciou  a necessidade de cuidarmos mais da nossa saúde e como esse tema foi, por muito tempo, negligenciado com a correria do dia-a-dia. E quando falamos da saúde, não é apenas física não - a mental precisa ser uma preocupação constante.

Para você entender mais sobre esse tema e conhecer melhor sobre esse Dia Nacional da Saúde, separamos esse texto sobre o Dia Nacional da Saúde. Boa leitura!

 

Dia Nacional da Saúde: o que representa essa data especial?

Criada e inserida oficialmente no calendário brasileiro a partir de 1967, o dia 5 de agosto foi sacramentado como esse marco, por ser o nascimento do importante sanitarista Oswaldo da Cruz. Ele foi um dos protagonistas no combate e esforços para erradicar diversas pestes: como a febre amarela e a varíola, por exemplo.

Essa data é muito além de mais um dia comemorativo, que está no calendário e não recebe atenção. Esse dia foi nomeado pela sua supra importância na conscientização e educação para o povo brasileiro, sobre a importância de cuidar da saúde.

Afinal, a saúde é um direito universal de qualquer ser humano e é fundamental para a manutenção da qualidade de vida e bem-estar. Lembrando que não é apenas o físico da qual nos referimos: a mental também deve ser pauta fundamental nas atitudes preventivas.

Logo, essa data comemorativa, tem como proposta nos fazer refletir e lembrar rotineiramente dos cuidados com nossa saúde e os perigos que podem permear quando isso não acontece.

 

A importância de cuidar da saúde

Se entende por saúde, um estado de equilíbrio e bom funcionamento do organismo, mantendo um estado de bem-estar e qualidade de vida. Ela é essencial para a manutenção da vida, com a melhor performance, dentro de cada fase do ciclo vital.

Sendo assim, cuidar da vitalidade nunca deve ser um assunto de segundo plano: ela precisa ser protagonista na vida de todos. Uma rotina de negligências, pode fazer sua saúde se esvair e problemas sérios e irreversíveis irão tirar sua qualidade de vida. Agora, confira alguns pontos importantes neste tópico:

Importância de cuidar da saúde física:

Nosso corpo funciona como uma verdadeira máquina. Cada parte, sistema e demais estruturas, dependem uma das outras para ter sua funcionalidade preservada. Além disso, o organismo precisa que os nutrientes necessários sejam repostos, para garantir que tudo trabalhe da maneira correta.

Quando algo está fora do normal e adoecido, todo o corpo sente e começa a se desgastar. Por isso, por menor que seja o sintoma, é preciso ficar atento e acionar rapidamente um médico de confiança para realizar os devidos exames. Muitas vezes, os maiores problemas de saúde começam com situações aparentemente simples e que são ignoradas.

Então, para manter sua saúde em dia, listamos algumas dicas preciosas de como manter você pode se prevenir e honrar o Dia Nacional da Saúde e Nutrição:

  • Faça sempre os exames preventivos: Muitas doenças, quando pegas em estado inicial, podem ser totalmente revertidas, ou seus efeitos controlados para manter a qualidade de vida. Além disso, nos exames, é possível verificar se todos os nutrientes estão em níveis suficientes para suprir a necessidade corpórea.
  • Cuide da sua saúde bucal: Você sabia que alguns problemas graves, como os que acometem o coração, podem ser resultado de um mau cuidado com os dentes e boca? Pois é: esse ambiente é rico em bactérias e detritos que ficam ali por conta da alimentação. Se essas bactérias se proliferam e entram na corrente sanguínea, as consequências são gravíssimas. Um exemplo é a endocardite bacteriana;
  • A parte íntima também merece atenção: às mulheres, nesse quesito costumam se preocupar mais e fazem visitas regulares ao ginecologista. Mas, quanto aos homens, infelizmente essa realidade é totalmente oposta. Seja por tabu ou receio, os homens não fazem seus exames de rotina na saúde íntima. Isso impede que diversos problemas crônicos sejam descobertos precocemente, como o câncer de próstata.

Mas, além desses cuidados básicos com a parte física, é preciso ressaltar que outro aspecto merece sua total atenção: o equilíbrio mental. Confira!

 

Importância da saúde mental

Provavelmente você já ouviu o ditado “mente saudável, corpo saudável”. E não é mais um mito dos ditados populares não! Diversos estudos científicos comprovam os efeitos que a nossa energia mental e emocional, podem causar no equilíbrio de todo corpo.

Para tanto, já é comprovado que diversas estruturas e sistemas do nosso organismo são totalmente afetados pelo emocional. Imunidade, sistema circulatório e digestivo, são alguns exemplos. Para tornar isso claro, é só observar:

Quando você fica ansioso, tende a ter dor de barriga, fica enjoado? Ou, quando está em um pico de estresse, observa que algumas alergias de pele e respiratórias ficam intensas? Esses exemplos são os mais básicos, mas para ilustrar o quanto a mente é poderosa.

Infelizmente nossa sociedade ainda despreza o assunto saúde mental. Especialmente por puro preconceito, ignorância e tabu. Mas dados da OMS são aterradores: a verdadeira pandemia do século XXI não é do novo coronavírus, mas sim dos transtornos de humor - especialmente estresse, ansiedade e depressão.

Essa realidade começou a assolar até quem nunca se viu ansioso ou depressivo, por conta da pandemia e isolamento social. E os efeitos sobre a saúde são intensos e destrutivos, especialmente para quem já tem problemas crônicos.

 

Para fortalecer mente e corpo, conte com o parceiro certo

A alimentação saudável e balanceada ainda são as fontes mais ricas de nutrientes. Porém, nem sempre só ela é suficiente para manter o corpo nutrido e funcional. Para ter certeza que sua saúde física e mental estão em dia, um multivitamínico pode ser a escolha perfeita.

Para isso, conte com o Belt +23 Soft Max. Ele é um multivitamínico e polimineral, contendo nutrientes de A a Z e repondo todas as necessidades que seu organismo demanda. Ele atende até 1000% da quantidade diária de cada mineral e vitamina. Conheça nosso produto e se surpreenda.



Produtos Relacionados