Cúrcuma: benefícios e a importância de suplementar na dieta

Cúrcuma: benefícios e a importância de suplementar na dieta

Cúrcuma: benefícios e a importância de suplementar na dieta

Cúrcuma ou Açafrão, como queiram chamar, tem atraído a atenção por diversos benefícios à saúde. É uma planta da mesma família do gengibre. Ela quem adjetiva o Curry, o famoso tempero indiano, deixando a cor, sabor e aroma ainda mais atraentes. Além de ser usado no tempero, há muitos anos é utilizado como erva medicinal.

 

QUAIS BENEFÍCIOS?

Para falar dos benefícios, primeiro é necessário entender mais sobre a curcumina, o principal ingrediente. A curcumina é quem dá a cúrcuma, poder anti inflamatório e que ajuda a prevenir diversas doenças. Também atua como antioxidante e reduz risco de doenças cardíacas e o Alzheimer. Os benefícios não param por aí, a cúrcuma é muito utilizada para melhorar sintomas da artrite e prevenir a diabetes.

 

EXISTE CONTRAINDICAÇÃO?

Apesar de não ser comum desenvolver alergias, algumas pessoas relatam certas reações após exposição solar, com leves sintomas, como coceira e pequenas erupções. Outros sintomas já registrados, foram notados após consumo excessivo da cúrcuma, e são eles: 

Diarréias;

Náuseas;

* Problemas na coagulação do sangue;

* Problemas no fígado e na vesícula;

* Pressão arterial baixa;

* Contrações uterinas em mulheres grávidas;

* Aumento do fluxo menstrual;

* Diminuição drástica do nível de açúcar no sangue, principalmente em diabéticos;

* Dores no estômago;

* Diminuição na absorção de ferro.

 

Existem combinações de medicamentos que também podem não ser compatíveis com o uso da cúrcuma, por isso, é importante a avaliação médica.

 

COMO CONSUMIR?

Muito usada em temperos, uma opção é adicionar cúrcuma nas receitas do dia a dia, mas caso não agrade seu paladar, é possível também suplementar. Você encontra suplementos em cápsulas que vão te ajudar, de maneira mais simples, a obter os benefícios da planta.

 

DEVO SUPLEMENTAR CÚRCUMA?

É uma boa pedida para auxiliar no tratamento da osteoartrite e artrite reumatoide. A ação anti inflamatória e antioxidante auxiliam no processo de digestão e também previnem doenças. Caso você se enquadre em alguma das opções acima, é interessante suplementar. 

 

COMO TOMAR?

Para as cápsulas, a dose diária recomendada é de 2 unidades de 250mg a cada 12h, para ingerir, no total, 1g ao dia. A dose pode variar de acordo com o problema a tratar.

 

Referências:

Claudia Luz, nutricionista ortomolecular do Departamento de Inovação da Via Farma, mestre em ciências pela escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduada em nutrição clínica aplicada a patologias com base na prática ortomolecular pela Fapes (Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área da Saúde)



Produtos Relacionados