Conheça quais são os melhores nutrientes para o crescimento de cabelo

Conheça quais são os melhores nutrientes para o crescimento de cabelo

Cabelos cheios, vistosos e com saúde: esse é o sonho de muitas pessoas, sejam homens ou mulheres. Logo, é comum existirem diversas dúvidas, entre elas quais são os nutrientes necessários para o crescimento de cabelo.

Essas estruturas são, entretanto, extremamente sensíveis a mudanças internas e externas, que podem afetar diretamente a beleza e força dos fios. Para te ajudar a entender mais sobre esse tema, confira abaixo:

 

Cuidados com o cabelo e alguns fatores que prejudicam sua saúde

Os cabelos são uma forma de expressão social de cada indivíduo. Eles demonstram a personalidade, estilo, escolha e até crenças que cada pessoa carrega consigo. E isso é transmitido através das gerações e remete à história desde as primeiras civilizações.

O cuidado com os fios e sua saúde, sempre foi uma prioridade para o público feminino. Porém, os homens também começaram a se atentar aos cabelos, investindo mais tempo e cuidados na sua cabeleira.

Entretanto, é uma das estruturas do corpo mais sensíveis a mudanças e hábitos nada saudáveis. Abaixo separamos alguns dos motivos que mais prejudicam a saúde do seus fios:

Maus hábitos alimentares e vícios

A falta de uma alimentação balanceada e saudável, é o principal vilão para você que deseja ter cabelos mais bonitos e cheios. Afinal, é através dela que o seu organismo consegue repor grande parte dos nutrientes que precisa para manter seu funcionamento.

E o couro cabeludo precisa desses nutrientes para produzir fios saudáveis, resistentes e com a beleza que busca.

Má alimentação, associado com vícios, já se torna uma verdadeira receita de Chernobyl para os seus cabelos. Isso porque, especialmente o tabagismo e o álcool, prejudicam a produção das substâncias que seu couro cabeludo precisa.

Transtornos de humor persistentes

Estresse crônico, ansiedade e depressão, são patologias que afetam o corpo como um todo, especialmente na produção de hormônios e neurotransmissores. Alguns desses hormônios são os responsáveis pela fabricação dos nutrientes que atuam nas fibras capilares.

Com a persistência desses problemas, o corpo fica estressado (no sentido físico) e em estado inflamatório, o que causa problemas graves como a perda da beleza dos fios. 

Em casos mais graves e duradouros, doenças como a alopecia - que causa perda significativa de cabelo em áreas grandes do couro cabeludo - podem se tornar realidade.

Medicações e produtos cosméticos

Anti-inflamatórios, antibióticos e outros medicamentos pesados, também são responsáveis pelo enfraquecimento e perda de vitalidade dos fios. Eles também afetam a produção e distribuição das proteínas e demais nutrientes que alimentam o couro cabeludo e seus fios.

Produtos cosméticos, especialmente shampoos, também podem ter efeitos adversos e prejudicar seu cabelo. Especialmente se você tem sensibilidade ou alergia a determinados componentes.

Esses fatores são alguns dos principais motivos pela diminuição da beleza e força do seu cabelo. Porém, podem existir diversas situações ou doenças que possam estar por trás desse problema. Se está te incomodando e preocupando, sempre procure orientação médica e faça exames para descartar causas mais graves.

 

E quais são os nutrientes necessários para o crescimento do cabelo?

Agora que você entendeu sobre a causa raiz dos problemas, deve estar curioso para saber quais são os nutrientes para crescimento de cabelo, não é mesmo? Confira abaixo os melhores nutrientes para o cabelo:

1 - Proteínas

A proteína é a responsável pela produção de colágeno (a proteína que dá resistência, beleza e estrutura para pele e cabelo) e queratina. Essas substâncias são encarregadas de dar o brilho, elasticidade e proteção a fatores que possam prejudicar os fios.

Elas também funcionam como uma barreira física contra os raios UV e poluição, que afetam a saúde capilar. As principais fontes desse nutriente estão nos alimentos de origem animal e gelatinas.

2 - Vitamina A

Essa vitamina é um potente antioxidante e combate os efeitos dos radicais livres no organismo, especialmente no cabelo. Mas, sua importância não se resume apenas a isso.

A vitamina A age na produção de sebo, realizada no couro cabeludo pelas glândulas sebáceas. Esse “óleo” natural que protege o cabelo e o mantém hidratado, acelerando seu crescimento. Encontra-se esse nutriente nos alimentos com pigmento amarelo, como cenoura, batata-doce e manga, por exemplo.

3 - Vitamina C

Além de ser um dos melhores antioxidantes, o ácido ascórbico é o nutriente que mais participa ativamente da produção e distribuição de colágeno no nosso corpo. Além de maximizar a absorção de ferro, mineral fundamental para o colágeno também.

Com sua função antioxidante, combate o estresse oxidativo no corpo, aumentando a circulação de sangue no couro cabeludo. Os alimentos ricos nessa vitamina são especialmente os mais ácidos, como a laranja, abacaxi, brócolis e outros.

4 - Vitaminas do complexo B

Essas vitaminas têm como principal atuação, fortalecer e atender as necessidades metabólicas em geral, especialmente na produção de energia para a manutenção das funções fisiológicas.

Para a saúde capilar, damos atenção especialmente para a vitamina B7 - a biotina - que atua na produção e fixação da queratina no cabelo. Essa substância que dá resistência aos fios e acelera seu crescimento.

 

Como repor nutrientes no cabelo?

Acima você conheceu os principais nutrientes essenciais para o cabelo. Mas, nem sempre apenas a alimentação consegue repor todos esses nutrientes, na medida que seu organismo precisa para manter a saúde do seu cabelo.

Quando isso ocorre, existe sempre uma alternativa viável e segura: a suplementação vitamínica. Ele consegue repor os nutrientes para queda de cabelo e manutenção de sua beleza e vitalidade.

Conheça a Belt - sua loja de suplementação

A Belt possui diversas linhas, desenvolvidas para fortalecer sua saúde e garantir mais qualidade de vida. Para a vitalidade e beleza dos seus fios, apresentamos a linha Belt Hair, Nail & Skin.

É uma linha completa, com pastilhas mastigáveis, cápsulas gelatinosas, líquido e gominhas sem açúcar. Você escolhe a melhor composição para garantir que seu cabelo tenha o cuidado e beleza que precisa. 

Contém todas as vitaminas e minerais que seus fios precisam, com o plus de auxiliar no bom funcionamento metabólico na totalidade. Conheça agora mesmo e se encante com os resultados.



Produtos Relacionados