Conheça os principais mitos e verdades sobre a educação alimentar!

Conheça os principais mitos e verdades sobre a educação alimentar!

A busca por mais saúde, qualidade de vida e bem-estar, é um desejo da maioria das pessoas. Porém, para alcançar tal objetivo, é preciso mudanças de hábitos! Inclusive, no que se refere a comer de forma mais saudável. Mas, na internet, o que não falta são informações que nem sempre são verídicas. Então, para te ajudar, compilamos nesse conteúdo os principais mitos e verdades sobre alimentação.

Mitos e verdades sobre educação alimentar:

Conhecer a (re)educação alimentar, é compreender que nem tudo que é dito, é realmente eficiente e ainda mais - benéfico para a sua saúde!

O que mais existe, são receitas milagrosas, dietas mágicas e informações que são compartilhadas, sem nem saber ao certo se aquilo é real ou ilusão. Para não cair nessa armadilha, confira abaixo alguns dos principais mitos e também verdades sobre educação alimentar.

1 - Dietas restritivas e radicais são a melhor forma de emagrecer

MITO! Uma das maiores inverdades da educação alimentar, é a questão das dietas altamente restritivas e milagrosas. É preciso compreender que é preciso reaprender a comer bem e com saúde. 

Quando se adere a uma dieta extremamente agressiva, que corta tudo que se gosta e está acostumado a comer, é o pior erro de quem deseja emagrecer ou comer de forma mais saudável. E, pode ocasionar o efeito oposto ao que se deseja.

Realmente, em primeiro momento, ela pode ter efeitos muito positivos e de forma rápida. Porém, a longo prazo, seus prejuízos aparecem. Compulsões alimentares começam a ser frequentes, o ganho de peso vem muito mais rápido do que a perda (e fica cada vez mais difícil eliminar de novo) e o corpo pode sofrer sérios prejuízos para a saúde.

2 - Não variar os grupos de alimentos, prejudica a saúde

VERDADE! Para o nosso corpo funcionar bem e da maneira que necessitamos, é preciso que coloquemos em nossa rotina, todas as classes de alimentos. 

Se é mantido na rotina apenas os mesmos tipos, sem variação e preocupação em inserir todos os possíveis, nosso organismo não consegue absorver todos os nutrientes que necessitam. Afinal, cada um desses tipos é rico em determinadas vitaminas e minerais. 

Logo, para ter uma educação alimentar saudável, é necessário se preocupar em inserir o máximo de diversidade possível de alimentos na sua dieta, toda semana.

3 - Adoçantes são melhores que açúcar

MITO! O excesso de açúcar processado, faz mal para a saúde e pode causar doenças crônicas sérias. Mas, acreditar que os adoçantes industrializados são melhores que ele, é uma péssima percepção e um dos maiores mitos.

Adoçantes artificiais, causam danos sérios a médio e longo prazo! Eles atuam diretamente no sistema nervoso, gerando danos e podem aumentar a vontade de consumir doces. Além disso, estão associados a espasmos musculares, dores crônicas como enxaquecas e problemas cognitivos. Prefira os naturais como: estévia, xilitol e eritritol.

4 - Alimentação rica em fibras, auxilia na perda de peso

VERDADE! As fibras são as melhores amigas do bom funcionamento digestivo. Elas são mais “pesadas”, ou seja, sua digestão acaba sendo mais lenta e gradativa. Isso acaba aumentando a sensação de saciedade e prolongando ela.

Além disso, liberam uma substância que age diretamente no hipotálamo, melhorando a sensação de estar satisfeito. As fibras auxiliam também no bom funcionamento do intestino e ainda conseguem absorver gorduras e açúcares.

5 - O ovo é um vilão da boa alimentação

MITO! Por muito tempo foi discutido sobre esse tema e existe ainda um conceito de que ovo faz mal para a saúde e contribui para o colesterol ruim. Mas, isso também não passa de um mito do senso comum!

Apesar de ter em sua composição 213 mg de colesterol/unidade, boa parte disso não é absorvido pelo organismo, especialmente pela atuação da lecitina, que quebra esse colesterol. Em contrapartida, ele é rico em vitaminas A, B, D e minerais como zinco, fósforo e ácido fólico. Fora que é um alimento coringa e que combina com quase qualquer receita, não é?

6 - Dormir pouco influencia no peso e alimentação

VERDADE! Na hora de se preocupar com a educação alimentar, é preciso olhar como está seu sono. Afinal, ele é o processo mais importante para o nosso organismo e manutenção da saúde e qualidade de vida.

É no sono que nosso corpo - literalmente - se cura e reinicia diversos processos essenciais. Com o sono prejudicado, o colesterol e adrenalina ficam altos, o que auxilia no acúmulo de gordura, baixa imunidade, diminuição da absorção de nutrientes e muito mais.

Além da alimentação balanceada, contar com a suplementação é essencial para ter mais equilíbrio

VERDADE! A educação alimentar e bons hábitos, são essenciais para mais equilíbrio e saúde no seu dia-a-dia e garantem um corpo mais saudável. Porém, apenas os alimentos não são capazes de repor todos os nutrientes que seu organismo precisa.

Pensando nisso, conheça o Combo Belt Sênior, um exclusivo kit de multivitamínicos, que conseguem trazer muitos benefícios para sua rotina:

BELT +23 SABOR MOUSSE DE LIMÃO

Ele possui todos os nutrientes completos (de A a Z), mais 23 micronutrientes, repondo 100% da sua necessidade diária de quase todos eles. 

Os minerais presentes estão no formato quelato - que maximizam sua absorção e seus efeitos benéficos. Apresentado na forma de pastilhas mastigáveis, ele é extremamente palatável e permite mais sabor.

BELT VITAMINA B12 SABOR AÇAÍ COM BLUEBERRY

A vitamina B12 é essencial para a nossa saúde. Nosso suplemento conta com a metilcobalamina, uma disposição ativa da vitamina, que permite que ela seja mais rapidamente absorvida, com pouca perda de sua eficácia. Isso porque, ela não precisa ser convertida pelo organismo.

BELT ULTRA ÔMEGA 3

O ômega 3, tem diversos benefícios associados ao bom funcionamento do sistema cardíaco e neurológico. Nosso suplemento, conta com uma alta concentração desse óleo, além de ser certificado pela IFOS. 

E aí, o que está esperando para conhecer nossos produtos. Aposte na escolha certa para ter uma vida com mais saúde e sucesso na sua educação alimentar!



Produtos Relacionados