Os raios solares são essenciais para a nossa saúde. Afinal, é a partir do contato dos raios com a nossa pele, que nosso organismo sintetiza e estimula a produção de vitamina D. Porém, a longa exposição sem os devidos cuidados e proteção, podem trazer danos. Entenda melhor sobre os perigos do sol para a pele:

Quais os maiores perigos do sol para a pele?

Apesar de ser essencial para a saúde, o excesso e a falta de cuidado com os raios solares, também causam sérios prejuízos. Afinal, é um tipo de radiação que pode gerar danos para o resto da vida.

O Brasil é um país tropical, logo, é abençoado com o sol a maior parte do ano. Mas, a exposição também é alta, especialmente nos dias de verão e tempo muito seco. Abaixo, entenda quais os riscos que os raios ultravioletas podem causar para sua pele:

1 - Queimaduras moderadas e graves

O que pouca gente se atenta é que ficar ao sol por um longo período (especialmente nas horas de alta radiação) e sem proteção alguma, gera lesões profundas na pele.

As queimaduras causadas pelos raios podem chegar até 3° grau. Além da vermelhidão, feridas e ardência, essa condição pode gerar infecções, febres e até sequelas!

2 - Envelhecimento precoce da pele

O sol agride a pele, que começa a perder queratina. A longa exposição, durante anos, faz com que a pele possa ficar com um aspecto muito mais velha do que realmente é.

Em especial o tecido do rosto, que é ainda mais sensível às agressões do dia-a-dia. Sem a queratina para se defender, a pele perde sua capacidade de se manter firme e jovem.

3 - Câncer de pele

Talvez o mais perigoso efeito colateral do excesso de sol para a pele. A falta de proteção e cuidado ao se expor, gera lesões que podem se tornar tumor.

Especialmente para quem já tem predisposição genética para a doença. Essas células podem ser benignas, porém, na maioria das vezes são malignas (como o melanoma).

E como combater esse problema?

O sol pode ser o maior aliado ou o pior inimigo da sua saúde. Os cuidados básicos externos são os recomendados e já sabidos há muito tempo por todos: 

  1. Usar protetor solar no corpo inteiro (mesmo se não for se expor diretamente ao sol) sendo um especial para o rosto;
  2. Evitar exposição nos horários de alto índice de radiação;
  3. E manter a pele hidratada.

Mas, existem cuidados que podem ser tomados de dentro também! A Vitamina C é o melhor amigo do ferro, da imunidade e da sua pele! Isso porque, ele é um poderoso antioxidante, ou seja, combate inflamações e o envelhecimento precoce.

Além disso, o ácido ascórbico é fundamental na síntese do colágeno. Apostar no suplemento certo, vai ser a chave para ter uma pele sempre saudável, jovem e protegida contra os raios de sol.

A Belt Vitamina C Blend, foi feita especialmente para você que almeja alcançar esse objetivo! Nosso suplemento conta com 3 formas desta importante vitamina. Isso faz com que o intestino absorva quase que a totalidade do nutriente, maximizando seus efeitos positivos. Não deixe de conferir nosso combo exclusivo.

Mas, porque tomar sol é essencial para a nossa saúde?

Depois de entendermos os principais perigos do sol para a pele, é fundamental compreender porque ele é importante para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Para que todas as funções corporais funcionem de forma saudável, ele precisa de uma série de nutrientes, especialmente das vitaminas e minerais. Alguns deles, nosso corpo consegue produzir por si só, retirando apenas alguma quantidade de alimentos.

Entretanto, outros dependem de interações externas, como ocorre com a conhecida vitamina do sol - a vitamina D. Nosso corpo é capaz de absorver e armazenar essa vitamina, através da ingestão de alimentos ricos - como peixes e leite. 

Entretanto, por sua composição, ela não consegue ser ativada e ficar disponível para o corpo, na quantidade que ele necessita. 

Mas, porque é fundamental nos expormos ao sol para obter ela?

Nossa pele funciona como um grande painel solar: ao receber a luz ultravioleta, ela desencadeia uma substância chamada colecalciferol - um dos tipos de vitamina D que fica exposta na epiderme. 

Essa exposição, literalmente “acorda” o composto, que é convertido nesse importante nutriente. Abaixo, deixamos uma lista resumida do porque ele é tão importante:

  • Absorção de minerais importantes: a vitamina D age como uma ligação química no intestino, maximizando a absorção de cálcio e fósforo. Ambos são essenciais para a saúde dos ossos e funcionamento neuromuscular;
  • Auxilia na proteção do sistema imunológico e combate doenças crônicas;
  • Tem ação hormonal, especialmente na proteção neurológica;
  • Entre muitos outros benefícios.

E quando ocorre a falta de vitamina D, o que fazer?

Acredito que deu para compreender a importância da vitamina D para o organismo, né? A deficiência por longos períodos, pode gerar osteoporose, piorar transtornos de humor, afetar a imunidade e muito mais.

Mas, e quando tomar a quantidade recomendada de sol não é possível? Quando isso ocorre, recorrer para os suplementos é a melhor alternativa! Para te ajudar a manter os níveis de vitamina D em dia, nós temos o Belt Vitamina D (2.000UI).

Nosso produto, possui uma alta disposição de vitamina D (2000 UI), garantindo dessa forma que o seu organismo terá a quantidade que ele necessita para o seu bom funcionamento. Conheça a Belt agora mesmo e descubra o que podemos fazer pela sua saúde!