Como reduzir o desgaste da cartilagem?

Como reduzir o desgaste da cartilagem?

A cartilagem tem papel fundamental para o nosso corpo. Ela é o tecido que recobre os ossos e articulações, garantindo a essas estruturas mobilidade e proteção. A cartilagem é como se fosse um amortecedor do esqueleto, permitindo deslizamento e evitando o contato entre os ossos.

Apesar de sua grande resistência a peso e carga, o desgaste é um processo natural - que pode ser agravado por doenças crônicas e lesões. Se você quer saber mais sobre o tema e como evitar o desgaste da cartilagem, encontrou o conteúdo certo. Confira:

 

O que causa desgaste da cartilagem?

A cartilagem é um tecido, que recobre as áreas que possuem interseção de ossos - como o joelho e ombros, por exemplo. Essas duas regiões são as mais demandadas pelas atividades do cotidiano.

O joelho tem o papel de sustentar o peso do corpo, quando ele está em movimento e em pé, logo, sente essa massa toda sobre si. Já os ombros são responsáveis pela movimentação dos membros superiores e sustentação em caso que exija o uso de força. 

Naturalmente, é comum o desgaste da cartilagem do joelho e ombros. E isso pode ser causado por diversos motivos. Conheça alguns abaixo:

  1. Doenças crônicas hereditárias ou causadas pela longa exposição, como a osteoartrite - doença que faz com que exista um desgaste quase que por completo dessas estruturas. Ela é muito comum no processo de envelhecimento e em pessoas que já tenham a predisposição para doença;
  2. Várias lesões não tratadas e repetidas: atletas de alto rendimento, ou pessoas que já tiveram diversas lesões nas articulações, aceleram o processo de desgaste das cartilagens;
  3. Excesso de peso: um dos principais motivos de desgaste da cartilagem do joelho é o excesso de peso. Isso faz com que essas partes tenham que aguentar muita carga, gerando o problema;
  4. Alterações hormonais: problemas nos hormônios afetam a produção e absorção de nutrientes fundamentais para a saúde da cartilagem, como o colágeno.

Como podemos perceber, vários fatores se tornam de risco, quando não se tem o cuidado certo e prevenção para evitar esse problema que traz graves consequências - especialmente na qualidade de vida.

Mas, o que será que pode ser feito para contornar essa situação? Tem como evitar o desgaste da cartilagem e garantir saúde e segurança para o seu corpo? A resposta é sim!

 

O que é Colágeno e porque ele é fundamental para as cartilagens?

O colágeno é um tipo de proteína e muito provavelmente você já ouviu falar dele e de seus benefícios para a pele. Porém, ele é fundamental para todo tecido e também para os ossos! O nutriente é uma combinação de diversas proteínas, que, quando unidas, formam o tipo de colágeno certo para cada região e cada um possui uma função específica.

Ele é fundamental para a beleza e elasticidade da pele; integridade dos músculos, ligamentos, articulações e cartilagens e também age no fortalecimento ósseo. 

Alguns alimentos - como a carne e sopa de ossos de animais, são fontes ricas do nutriente. As proteínas presentes no ovo e leite, são convertidas em colágeno e depois se transformam em um tipo necessário. Cada um tem sua propriedade e ação própria, conheça todos os tipos de colágeno.

 

Quais são os tipos de Colágeno?

Colágeno tipo 1

Presente na pele, tendões, ossos e dentes, ele tem a estrutura de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões e desgastes.

Colágeno tipo 2

Esse é o melhor amigo das cartilagens. Ele funciona como uma esponja orgânica: absorve água, suporta pressão e volta a sua forma quando a tensão cessa.

Colágeno tipo 3

Proteína que se liga às artérias, músculos intestinais e do útero além do fígado, baço e rins. Também são elásticas e atuam nesses órgãos por sua necessidade desse padrão.

Colágeno tipo 4

Ele possui uma função mais abrangente, não se unindo a nenhuma estrutura específica e funcionando como uma membrana, para filtrar.

 

E a Suplementação de Colágeno?

Outra maneira de repor esse nutriente, é apostando na suplementação. Para eles, a proteína é dividida em 2 tipos e cada uma tem seus benefícios do colágeno:

Tipo 1: 

Conhecido como hidrolisado, esse tipo de colágeno é extraído do osso e da cartilagem de animais. É o mais comum no corpo humano e é o melhor absorvido pelo intestino. Dentre seus benefícios estão:

  • Auxiliar na saúde e beleza da pele, cabelo e unhas;
  • Atuar no fortalecimento articular;
  • Tratar a osteoartrite;
  • Acelerar o processo de cicatrização.

Tipo 2:

Também chamado de não desnaturado, ele atua diretamente nas cartilagens. Esse tipo ajuda a evitar o desgaste da cartilagem e pode ser utilizado no tratamento para combater esse problema. Incrível, não? Conheça os benefícios:

  • Prevenir doenças articulares autoimunes;
  • Combater inflamações e lesões em cartilagens;
  • Ajudar a melhorar a artrite.

A reposição do colágeno para esses fins, ajuda no tratamento de recuperação do desgaste da cartilagem de joelhos e ombros, por exemplo. 

 

E qual o melhor suplemento de Colágeno?

Agora, você deve estar se perguntando: qual o melhor colágeno para evitar o desgaste da cartilagem. Especialmente para quem tem essa necessidade e preocupação, a Belt Nutrition apresenta o incrível Belt Move Colágeno tipo 2!

Produzido com o tipo eficaz contra o desgaste da cartilagem e na prevenção contra doenças como a artrose e osteoartrose, ele é o suplemento certo para a sua saúde e manutenção da qualidade de vida.

Não deixe de conhecer nosso produto e descobrir os benefícios que ele vai fazer por você e suas articulações.



Produtos Relacionados