Aprenda como melhorar o desempenho do Sistema Imunológico?

Aprenda como melhorar o desempenho do Sistema Imunológico?

Qual a função do sistema imunológico? A imunidade, é composta por células de defesa, que tem 2 objetivos principais: 1 - identificar possíveis invasores e riscos para o corpo, gerando a resposta de defesa e 2 - criar uma espécie de “memória” daquele microrganismo, para que futuramente o corpo já tenha uma resposta pronta para aquela ameaça.

Essa sempre foi uma preocupação da maioria das pessoas e só aumentou com a chegada do novo coronavírus (COVID-19). A seguir, explicaremos melhor sobre o que é essa importante função é responder à questão de “como melhorar o meu sistema imunológico”.

 

O que é sistema imunológico e como ele funciona?

Nosso organismo é exposto a todo momento, a organismos estranhos. Vírus, bactérias e diversos micróbios, entram em contato com nosso corpo. Alguns são inofensivos, mas outros têm um poder gigantesco de causar graves consequências.

O sistema imune é tão complexo, que muitas pessoas pensam que ele é composto apenas por células de defesa. Mas, na realidade, ele é muito mais complexo do que isso: é composto também por órgãos e tecidos, com a importante missão de combater os invasores e impedir que doenças se instalem.

Sobre as células, todo o sistema é composto por 5 grupos. Conheça cada uma delas e como elas atuam na função do sistema imunológico:

  • Linfócitos: os mais populares e conhecidos, são as células alteradas de acordo com a infecção que atinge o corpo, garantindo uma reação específica para cada. Nesse grupo, temos o tipo B, T e NK (Natural Killer), cada qual com funções distintas.

 

  • Monócitos: circulando de forma temporária, também são reconhecidos nos macrófagos, combatendo diretamente o agressor;
  • Neutrófilos: possui maior quantidade e são a primeira linha de defesa do corpo, responsável por identificar e causar as primeiras reações;
  • Eosinófilos: assim como os monócitos, aparecem em concentração reduzida, porém, conseguem se replicar em fortes reações alérgicas ou em presença de parasitas, bactérias ou fungos;
  • Basófilos: por fim, mas não menos importante, essas células também possuem uma circulação reduzida, mas assim como o anterior, reage a alergias e/ou inflamações extensas.

 

Quando existe um elemento agressor, o sistema imune irá produzir sua resposta de defesa de forma coordenada, conforme o tipo e gravidade da infecção.

E como ele (re)age?

A partir do momento que o organismo identifica a presença de um corpo estranho e potencialmente perigoso, o sistema imunológico identifica o agressor e começa a reação. Ela, é subdividida em 2 reações:

 

  • Resposta Inata: a primeira linha de defesa, é composta pela reação primária do organismo, onde tenta se combater o agente e eliminá-lo;
  • Resposta adaptativa: composta com células de defesa de “memória”, entra em ação quando a hinata não consegue combater a infecção.

 

 

E como melhorar o sistema imunológico

Conforme você pode perceber, nosso corpo é uma verdadeira máquina e preparado para lidar com as adversidades. Porém, quando a imunidade não é bem cuidada, ela sofre um desgaste grande e sua saúde fica comprometida a ataques mais perigosos.

Apesar da sua capacidade de regeneração, o sistema imunológico precisa de cuidados e esforços para deixá-lo forte e fortalecê-lo. Sem isso, as células não são repostas e você está em risco. Alguns fatores são críticos para o seu sistema de defesa:

  • Transtornos de humor - estresse, ansiedade, depressão;
  • Alimentação pobre e sem nutrientes;
  • Insônia, afinal, é durante o sono profundo que as células de defesa são renovadas;
  • Baixa hidratação;
  • Pouco exercício físico;
  • Corpo em estado inflamatório por longos períodos, entre outros.

Então, para mudar esse cenário, é preciso renovar seus hábitos e entender que a imunidade te protege se você também cuidar dela. Confira algumas dicas práticas e funcionais de como deixar seu sistema imunológico forte:

1 - Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Alimentação balanceada e saudável, sempre vai ser a melhor alternativa para transformar sua qualidade de vida. E com a imunidade, isso não difere, afinal, ela depende de nutrientes específicos.

Portanto, insira na sua dieta regular, alimentos que possuam grupos de vitaminas e minerais que ajudam a aumentar seu sistema imunológico. A lista deles são:

  • Ômega 3 - presente em peixes de águas frias;
  • Selênio - oleaginosas, ovo, sementes, farináceas, frango;
  • Zinco - frango, peixe, grãos integrais;
  • Vitamina C - frutas ácidas, brócolis, batata, tomate;
  • Vitamina E - semente de girassol, azeite de oliva, molho de tomate;
  • Vitamina A - presente em alimentos com pigmento amarelo, ovo e alface.

E não basta consumir esses alimentos apenas quando está doente. Eles precisam fazer parte da sua rotina se o seu objetivo é melhorar o sistema imunológico sempre, não apenas para recuperação.

2 - Beba muita água e adote hábitos saudáveis

Nosso corpo é composto por praticamente 75% de água. Logo, ela tem uma função importantíssima no corpo, além da hidratação. Agir como um filtro de impurezas e ameaças, ajudando a eliminá-las.

Exercícios físicos também ajudam, uma vez que reduzem inflamações no corpo e otimizam a produção de hormônios que auxiliam a melhorar a imunidade. Além disso, também combatem os problemas emocionais que afetam a sua defesa.

3 - Aposte na suplementação

Por diversos motivos, nem sempre os alimentos são capazes de repor todos os nutrientes. Nessa hora, apostar na suplementação é a melhor escolha para garantir que sua imunidade esteja alta. 

E a melhor vitamina para o sistema imunológico, você acabou de encontrar: O Belt Immune foi desenvolvido para potencializar sua imunidade e combater as doenças que podem te afetar. 

Rico em vitamina C, E e vitaminas do complexo B, consegue atuar junto às células de defesa, regenerando suas defesas. Mas, além disso, age como um potente antioxidante, junto ao zinco, prevenindo anemias e outras condições. Conheça todos os benefícios desse composto e todos os outros que produzimos, acessando nosso site.



Produtos Relacionados