Coenzima Q10: O que é, para que serve e benefícios

Coenzima Q10: O que é, para que serve e benefícios

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é naturalmente encontrada no corpo. 

É um potente antioxidante que, associado a uma dieta equilibrada e rotina diária de atividade física, melhora a sua saúde física e mental. 

Essa coenzima é responsável pela produção de energia e não apresenta efeitos colaterais. 

Desse modo, podemos entender também que a coenzima Q10 é importante para o cuidado com a pele também, devido a sua ação anti-idade. 

Aqui, vamos detalhar sobre a coenzima Q10, explicando o que é, para que serve, seus benefícios e como a Belt Nutrition pode te ajudar.

Acompanhe a leitura! 

O que é a coenzima Q10?

Foto de médico segurando coenzima Q10

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é uma substância que está presente em todas as células do organismo humano.

Descoberta pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, em 1957, a coenzima Q10 é lipossolúvel e participa dos processos de síntese de energia.

Desse modo, ajuda a diminuir o cansaço físico e melhora a disposição física e mental. 

Embora seja produzido naturalmente pelo nosso corpo, também é encontrado em alimentos e suplementos em cápsulas e comprimidos.

Outra grande característica da CoQ10 são suas propriedades antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proteger as células dos radicais livres.

Assim, pode ajudar no tratamento de diabetes, colesterol alto, insuficiência cardíaca e pressão arterial alta.

Para que serve a coenzima Q10?

Após a descoberta da coenzima Q10, diversos estudos foram realizados envolvendo os seus benefícios e o seu uso em dietas e estratégias de cuidados com a saúde.

De modo geral, uma das principais atividades da coenzima Q10 é realizada dentro das mitocôndrias das células, pois são organelas celulares responsáveis pela produção de energia. 

A coenzima Q10 é vital para a saúde de todos os tecidos e órgãos do corpo. Como as células usam energia de forma dependente, esse composto essencial é necessário para a saúde de todas as células.

É um ergogênico nutricional que tem potencial para melhorar o desempenho físico, auxiliar na recuperação de lesões, auxiliar nas adaptações de treinos e até mesmo auxiliar na reabilitação.

Além disso, a coenzima Q10 possui importante atividade antioxidante que combate os radicais livres, que são moléculas instáveis e com alto poder reativo, capazes de prejudicar o nosso organismo. 

Dessa forma, a coenzima Q10 é imprescindível para o funcionamento do coração, a regulação da pressão arterial, regulação do crescimento e diferenciação celular.

É importante também para o efeito protetor no cérebro por aumentar a circulação de oxigênio, para a regeneração muscular e proteção da pele. 

Quem deve tomar a coenzima Q10?

Foto de mulher tomando coenzima Q10

Como dito anteriormente, a coenzima Q10 está presente nas células do nosso organismo e, principalmente, nos órgãos que demandam mais energia como coração e cérebro.

Ela pode ser ingerida através da alimentação rica em carnes, aves e peixes, mas também pode ser suplementada em casos de dieta insuficiente.

De modo geral, a coenzima Q10 é recomendada para indivíduos que possuem problemas cardíacos, musculares ou que praticam atividades físicas regularmente.

Assim, quem deve tomar a coenzima Q10 são:

Indivíduos com doenças cardiovasculares

Em doenças coronarianas, por exemplo, ocorre a diminuição da produção de coenzima Q10.

Dessa forma, estudos foram realizados sobre o impacto da suplementação nesses casos e o resultado foi positivo.

Pacientes que possuem insuficiência cardíaca, quando suplementam com coenzima Q10, ocorre uma melhora dos parâmetros funcionais cardíacos.

Indivíduos que façam tratamento com estatinas

Indivíduos realizando o tratamento com estatinas, visando a redução do colesterol, podem ter uma menor quantidade de coenzima Q10 no organismo. 

Isso é devido à sintetização da coenzima pela via do mevalonato, que é a mesma via usada para a biossíntese do colesterol. 

Ação antioxidante

Indivíduos que possuem problemas com distúrbios causados por radicais livres, podem estar usando a suplementação de coenzima Q10 para melhora da sua função antioxidante.

Desempenho esportivo

Para atletas ou praticantes assíduos de atividades físicas, a coenzima Q10 age de forma a melhorar a quantidade de energia muscular. 

Assim, há redução da fadiga muscular e esforço, com consequência de melhor desempenho esportivo. 

Envelhecimento

Por sua ação anti-idade, a coenzima Q10 é importante para o cuidado com a pele.

É comum que a concentração da coenzima passe a ser menor a partir dos 20 anos e haja deficiência após os 30 anos.

Dessa forma, a suplementação é necessária para a saúde da pele.

Quem não pode tomar a coenzima Q10?

A coenzima Q10 é muito utilizada no nosso organismo devido à sua principal função, dentro da mitocôndria, de produzir energia.

Nosso corpo é dependente de energia para viver e sem essa produção não haveria a menor condições de vida.

Nesse sentido, a suplementação de coenzima Q10 é segura e natural, mas precisa ser orientada e supervisionada por um profissional médico ou nutricionista.

Isso se deve porque há condições de saúde diversas, doenças ou até mesmo a quantidade limite diária para cada indivíduo.

Por esse motivo é fundamental o acompanhamento para uma prescrição individualizada e assertiva.

Portanto, a coenzima Q10 não possui contraindicações, mas os pacientes com problemas de saúde, que usam outras medicações diariamente, gestantes, alérgicos a componentes da fórmula, lactantes e idosos devem ter cuidado extra antes de ingerir qualquer suplemento.

Nesse contexto, é preciso de um acompanhamento médico ou nutricional antes de ingerir o suplemento, principalmente para ter a dose diária assertiva.

Benefícios da coenzima Q10

Foto de modelo 3D de coenzima Q10

Controle de colesterol

Um estudo realizado com mulheres, todas diagnosticadas com diabetes tipo 2, analisou os efeitos da coenzima Q10. 

Foram separados dois grupos: um utilizando 100 mg/dia da coenzima Q10 e outro utilizando placebo. 

Os achados deste estudo apontaram para maiores reduções na resistência à insulina, ferritina e colesterol LDL no grupo que recebeu o composto. O colesterol HDL aumentou entre os participantes que tomaram o suplemento.

A suplementação com coenzima Q10 reduziu significativamente a quantidade de triglicerídeos no sangue.

Reduz radicais livres

Outro estudo realizado, fez  análise em homens com suplementação de coenzima Q10 por 30 dias.

Os participantes também foram separados em dois grupos: um com suplementação de 200 mg/dia e outro com placebo.

Antes e após exercícios físicos intensos, foi realizada a coleta sanguínea dos participantes.

Os suplementos concederam maior resistência à privação de coenzima Q10 após encontrar a fadiga induzida pelo exercício.

Essa substância reduziu o estresse oxidativo e manteve a integridade genética.

Faz bem para a saúde mental

Como dito anteriormente, a partir dos 20 anos de idade, a quantidade de coenzima Q10 no organismo passa a diminuir, deixando assim, as células suscetíveis a danos oxidativos.

O cérebro é um dos principais locais de células com coenzima Q10 e é um órgão que possui grandes chances de sofrer danos oxidativos devido aos níveis elevados de ácidos graxos e oxigênio.

Em casos assim, a suplementação de coenzima Q10 auxilia na reposição dos níveis saudáveis do composto, fornecendo a energia necessária para as células cerebrais e ainda evita danos oxidativos.

Isso corrobora para a redução de ocorrências de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Faz bem pro coração

A coenzima Q10 é fundamental também para o coração, pois previne a formação de placas ateroscleróticas nas artérias, responsáveis pelo desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Além disso, contribuem para a melhor função cardíaca.

Bom para a fertilidade de mulheres

A suplementação da coenzima Q10 é importante para a melhora da fertilidade de mulheres, pois foi comprovado cientificamente que protege os óvulos femininos de danos oxidativos.

Vale ressaltar que a suplementação é importante para casais de idades mais avançadas que pretendem engravidar. 

Faz bem para a pele

A coenzima Q10 combate os danos oxidativos da pele e ajuda a mantê-la saudável. Também melhora a saúde de todas as células do corpo, ajudando-as a funcionar corretamente.

O composto ajuda as mitocôndrias a produzir mais energia celular, combatendo o estresse oxidativo nas células. Este efeito antioxidante é crucial para manter a juventude da pele, pois reduz a exposição das células ao estresse oxidativo. 

Na prática, isso reduz os danos à pele causados ​​pelas células envelhecidas.

As pessoas continuam em busca de alternativas aos suplementos vitamínicos, além de um movimento crescente no mercado de cosméticos com a adição da coenzima Q10 em diversas linhas de dermocosméticos.

Ajuda no desenvolvimento de massa muscular

Como é fundamental para a produção de energia celular, a coenzima Q10 é essencial para o pleno funcionamento do organismo.

Nesse sentido, a prática de exercícios físicos também é diretamente impactada.

Ao reduzir o estresse oxidativo, que afeta a função muscular, a coenzima Q10 age melhorando o desempenho físico e a fadiga muscular.

Coenzima Q10 emagrece?

Foto de mulher emagrecendo

A coenzima Q10 é um composto que pode ser ligado aos processos metabólicos de queima de gordura. Muitos profissionais de saúde sugerem suplementar pacientes que estão tentando perder peso com esta suplementação.

Um profissional da área da saúde e nutrição é necessário quando o paciente deseja perder peso ou aumentar a massa muscular. 

Assim, eles podem avaliar as necessidades individualizadas e recomendar os melhores suplementos e dieta para obter os melhores resultados.

Como ter uma alimentação rica em coenzima Q10?

A coenzima Q10 é encontrada em muitos alimentos, como amêndoas, nozes, amendoim, carnes, aves e vegetais verdes, como espinafre e brócolis. Também é encontrado em peixes gordurosos, como sardinha e cavala.

No entanto, a dose de coenzima que obtemos dos alimentos, geralmente, não é suficiente para atender às necessidades do corpo. 

Nesse sentido, a suplementação é altamente recomendada.

Antes de escolher um suplemento, lembre-se de buscar o apoio de um profissional de saúde e adquirir suplementos de empresas conceituadas e reconhecidas no mercado. 

Na Belt Nutrition, você encontrará a coenzima Q10 de qualidade, que você pode usar para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Como tomar coenzima Q10?

A dose de consumo da coenzima Q10 pode chegar até 400mg, mas cada corpo precisa de uma quantidade e, por esse motivo, é necessário a intervenção de um profissional médico ou nutricionista.

De modo geral, o melhor horário de ingestão do suplemento é também avaliado pelo especialista.

O ideal é ingerir junto com as refeições, pois a gordura auxilia a sua absorção.

Contudo, somente um profissional deve te indicar a dose de consumo diário e o horário para a ingestão da coenzima Q10.

Como a Belt Nutrition pode te ajudar

Se a suplementação de coenzima Q10 é para você, a Belt Nutrition está pronta para te ajudar com segurança, qualidade e praticidade.

No site, você pode encontrar o composto em cápsulas gelatinosas com alta concentração e pureza.

Além disso, é possível encontrar com preços promocionais em combos de 3 ou 6 unidades.

Vale ressaltar que a Belt Coenzima Q10 oferece 100 mg, por dose, de coenzima Q10 e 250 mg de Vitamina E, o par perfeito de antioxidantes para a sua saúde!

Para adquirir é fácil: selecione sua opção favorita, adicione ao carrinho e calcule o frete com o CEP do endereço de entrega. 

Em algumas regiões ainda é possível retirar o produto presencialmente, sem custos de envio. 

Foto de homem tomando coenzima Q10

Conclusão

Agora que você sabe o que é, para que serve e os benefícios da coenzima Q10, além de sua importância para indivíduos não só que possuem problemas cardiovasculares e cerebrais, mas também indivíduos saudáveis que buscam melhor desempenho no exercício físico e, até mesmo, reduzir o envelhecimento da pele, encontre a sua opção de suplementação! 

Confira nosso site e blog para ficar por dentro de todas as informações nutricionais e de suplementos! 



Produtos Relacionados