Bariátrica e suplementação: por que os polivitamínicos são indispensáveis?

Bariátrica e suplementação: por que os polivitamínicos são indispensáveis?

A cirurgia bariátrica é uma intervenção transformadora que oferece uma nova oportunidade para alcançar uma saúde melhor e uma qualidade de vida mais elevada. No entanto, ela traz consigo mudanças significativas no funcionamento do corpo, especialmente em relação à absorção de nutrientes essenciais.

Para garantir uma recuperação saudável e manter a vitalidade a longo prazo, a suplementação com polivitamínicos se torna uma prática crucial. Vamos explorar por que esses suplementos são indispensáveis após a cirurgia bariátrica e como eles podem beneficiar sua saúde de maneira abrangente.

A cirurgia bariátrica e suas implicações nutricionais

A cirurgia bariátrica pode ter como objetivo a restrição da ingestão de alimentos, a diminuição da capacidade gástrica ou a modificação da absorção de nutrientes, dependendo do tipo de procedimento realizado.

Embora a cirurgia possa proporcionar uma perda de peso significativa, ela também pode comprometer a capacidade do corpo de absorver vitaminas e minerais essenciais. Isso ocorre porque as mudanças anatômicas no sistema digestivo podem afetar a absorção de nutrientes, levando a possíveis deficiências nutricionais.

polivitaminicos belt nutrition

O papel dos polivitamínicos na recuperação e manutenção

Aqui entram em cena os polivitamínicos, desempenhando um papel crucial na sua jornada após a cirurgia bariátrica. Esses suplementos são formulados com precisão para oferecer vitaminas e minerais, equilibrando cuidadosamente as necessidades nutricionais muitas vezes desafiadoras da dieta pós-bariátrica.

Imagine-os como uma rede de apoio para o seu corpo, fornecendo os nutrientes essenciais necessários para a recuperação adequada e o funcionamento ideal. Por exemplo, a vitamina B12 é crucial para a saúde do sistema nervoso, enquanto o cálcio e a vitamina D são essenciais para a densidade óssea. 

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos papéis vitais que os polivitamínicos desempenham na manutenção da sua saúde.

Por que os polivitamínicos são indispensáveis?

Após a cirurgia bariátrica, a capacidade do corpo de absorver vitaminas como a B12, a D, o ácido fólico, o ferro e o cálcio pode ser prejudicada. Essas deficiências podem levar a uma série de complicações de saúde, incluindo fraqueza óssea, anemia, fadiga, enfraquecimento do sistema imunológico e muito mais. 

Os polivitamínicos oferecem uma maneira eficaz de prevenir essas deficiências, garantindo que o corpo receba os nutrientes essenciais de que precisa para funcionar adequadamente. Entre os seus principais benefícios, estão:

  • Prevenção de deficiências nutricionais: após a cirurgia bariátrica, a absorção de nutrientes pode ser prejudicada, tornando os polivitamínicos essenciais;
  • Apoio à recuperação: fornecem nutrientes cruciais para acelerar a cicatrização e a recuperação após a cirurgia;
  • Suporte geral à saúde: além das deficiências específicas, os polivitamínicos fortalecem o sistema imunológico, promovem a saúde da pele e melhoram a função cognitiva.

Vou ter que tomar polivitamínicos a vida inteira?

A suplementação contínua com polivitamínicos não é apenas uma recomendação, mas muitas vezes se torna uma necessidade imperativa para manter a saúde a longo prazo após a cirurgia bariátrica. 

Isso ocorre porque as mudanças no trato gastrointestinal, resultantes da cirurgia, podem continuar a impactar a absorção adequada de nutrientes, mesmo após a recuperação inicial.

Em outras palavras, o seu corpo pode enfrentar desafios persistentes na absorção de vitaminas e minerais essenciais, mesmo anos após a cirurgia. Não se trata apenas de uma fase temporária de suplementação; é um compromisso vitalício com o seu bem-estar.

A necessidade de suplementação com polivitamínicos é algo que você deve entender e aceitar desde o início da sua jornada pós-cirúrgica. Isso não apenas ajudará a prevenir deficiências nutricionais que podem levar a sérios problemas de saúde, mas também garantirá que você tenha uma qualidade de vida elevada e sustentável ao longo dos anos.

Sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado, você poderá determinar a dosagem adequada de polivitamínicos para atender às suas necessidades nutricionais específicas em todas as fases da vida. 

Portanto, encare a suplementação com polivitamínicos não como uma obrigação, mas como um investimento vitalício na sua saúde e bem-estar duradouros.



Produtos Relacionados