Manter a alimentação infantil completa, com todos os nutrientes para crianças, não é tarefa fácil e sabemos disso! Afinal, é uma fase delicada, que exige mais do que nunca o balanceamento de todos os nutrientes, porém, com um público um tanto quanto exigente e cheio de vontades!

Para te ajudar nessa missão (quase) impossível, montamos esse conteúdo com algumas dicas práticas de como manter uma alimentação infantil balanceada e garantir tudo que o pequeno precisa para crescer forte e saudável. Vamos lá?

 

Quais são os principais nutrientes para crianças?

A infância é o momento mais delicado e importante da nossa vida. É nesses anos de ouro, que nosso organismo está em funcionando a todo vapor:

  1. Na infância, nossos hormônios de crescimento estão a mil e atuam em maior velocidade;
  2. A estrutura óssea e muscular, também é definida nos primeiros anos;
  3. Os neurotransmissores essenciais para combater a depressão e a ansiedade, também são mais estimulados nessa fase.
  4. Para a parte cognitiva, a infância é o terreno mais fértil possível. É nesse momento que a neuroplasticidade ocorre a níveis acelerados (capacidade dos neurônios se replicarem conforme estímulo). Além disso, a parte da memória, aprendizado, fala e movimentos motores, também se estrutura na infância.

Esses são alguns dos principais processos que ocorrem nessa fase tão mágica, mas também delicada. Entretanto, diversas outras reações e tópicos do desenvolvimento, também ocorrem e precisam dos nutrientes certos. Abaixo, separamos alguns deles:

 

  • Proteínas:

 

Elas estão presentes em todas as reações do corpo, desde a formação e regeneração de tecidos, até a geração de energia para o corpo e fortalecimento do esqueleto e músculos. Ela é essencial para a saúde em qualquer época, especialmente no início da vida. As principais fontes desse alimento, são de origem animal, leguminosas e cereais. 

 

  • Cálcio:

 

A principal função do cálcio, é atuar na formação e manutenção de todos os ossos e dentes. Na infância, ele se torna essencial para a estruturação saudável dos ossos, assim como proteção contra fraturas e demais problemas.

Porém, o que muitos não sabem, é que a importância desse mineral não se resume apenas a isso: ele é importante para a troca química entre as nossas células. O cálcio ajuda na coagulação, transmissão neurológica no cérebro, músculo e coração, entre diversas outras funções.

Leite, sementes e vegetais verde-escuros, são as maiores fontes desse nutriente e auxiliam na reposição diária deles.

 

  • Ferro:

 

Fundamental para a formação da hemoglobina - que fixa o oxigênio na plaqueta e permite o transporte de gases pelo sangue - ele também atua em quase todos os processos metabólicos e químicos. É necessário para a formação e absorção das proteínas. 

Além disso, ainda ajuda no metabolismo energético e também na síntese do DNA. Na infância, ele é fundamental porque aumenta a capacidade de aprendizagem, assim como aumenta a imunidade. As principais fontes são as leguminosas - feijão, soja, lentilha - e também os vegetais verde-escuros. 

 

  • Vitamina C:

 

Potente antioxidante, também ajuda na formação das proteínas de colágeno - fundamentais nessas idades. Por combater os radicais livres e possuir ação anti-inflamatória, é grande aliada da imunidade e necessária para aumentar a absorção de ferro.

Ela está presente em diversos alimentos, porém, sua maior concentração é em frutas - especialmente as cítricas. Laranja, morango, abacaxi, acerola e goiaba são exemplos excelentes.

 

  • Vitaminas do complexo B

 

Elas atuam principalmente no metabolismo, especialmente na síntese das gorduras boas e fornecimento de energia - tanto para o corpo, quanto para as células. Fora isso, ainda ajudam na saúde do sistema nervoso, combatem sintomas depressivos e auxilia na prevenção de anemias.

Os alimentos ricos nessas vitaminas são: cereais, raízes (batata, mandioca), fonte animal (carnes, ovos, peixes, laticínios) e vegetais verde-escuros. 

 

  • Vitamina D:

 

Conhecida como a vitamina do sol, ela é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Outras grandes características, são seu auxílio no crescimento saudável, regulação do metabolismo, proteção do sistema imunológico e também nos músculos.

 

  • Ômega 3

 

Conhecido por ser um ácido graxo e uma gordura “boa”, a principal atribuição desse nutriente é agir no cérebro! Ele aumenta a capacidade cognitiva, raciocínio e aprendizagem. Ele é encontrado facilmente em peixes de água fria (como o salmão e atum) e também em cereais.

 

E o que fazer quando a criança não quer comer determinados alimentos?

Apesar de pequenos, eles são seres cheios de vontades e desejos. É natural os pais encontrarem dificuldades e se depararem com questões como “meu filho não gosta de frutas, ou vegetais”. E aí, o que fazer com a criança que não come determinados alimentos?

A primeira coisa é nunca forçar ou obrigar o pequeno a comer algo que não sente vontade ou não gosta. Esse hábito nada saudável de obrigação, faz com que a criança desenvolva traumas que podem evoluir até para intolerâncias futuras.

Se você está passando por esse problema, fique tranquilo! É unânime em quase todos os pais sofrerem com isso, especialmente nos primeiros anos. Pega algumas dicas dadas por especialistas:

  1. Faça com que a alimentação seja um momento descontraído e prazeroso. Brinque, faça comidas divertidas e sempre use o exemplo - coma o que ele comer.
  2. Quando a criança não gosta de algo, tente usar o lúdico: apele para um personagem que gosta, use outras ferramentas;
  3. Aposte em outras apresentações: quando os anteriores falharem, não obrigue! Faça sopas, purês, sucos, smoothies e várias outras ideias. Assim, ele consegue todos os nutrientes, sem causar traumas ou mais resistência!

 

E como posso melhorar os nutrientes da alimentação da criança?

O complemento alimentar infantil foi criado para ajudar os pais a darem tudo que eles precisam para se desenvolver bem. Apesar de existirem maneiras mais fáceis de alimentá-los, nem sempre apenas os alimentos conseguem repor todas as vitaminas e minerais necessários.

Sendo assim, apostar na vitamina infantil para servir de suplemento na nutrição deles, é a melhor saída! Pensando nisso, conheça a Belt Kids Zumba!

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E aí, o que está esperando para turbinar a saúde do seu pequeno e, de quebra, dar um complemento divertido e saudável?