Manter uma relação saudável é um tarefa difícil, ter a vida compartilhada com outra pessoa talvez seja uma missão árdua para algumas pessoas. Mas é possível sim fugir das crises e construir um relacionamento duradouro e sólido, claro, não há fórmulas mágicas, mas é necessário ter certas habilidades emocionais para manter uma relação a dois.

Vários fatores podem afetar relacionamentos como: falta de tempo, estresse, excesso de trabalho e falta de respeito com o parceiro (a). Não pense que o compromisso e a iniciativa de melhorar os relacionamentos devem ver apenas das mulheres, os homens precisam dar mais atenção nesse ponto e são peça fundamental. Não é vergonha admitir que o relacionamento talvez precise de ajustes e o se o intuito é fortalecer e ter um relacionamento duradouro dê uma olhada nessas dicas:

1- Ouça mais seu parceiro

Talvez mais importante que falar é saber ouvir, é uma maneira simples de manter seu relacionamento. Entender melhor o que o outro pensa e saber ouvir é uma demonstração de afeto e principalmente de respeito. Dê atenção quando ele (ela) está falando ou contando algo, mostre que você o respeita prestando atenção em suas palavras.

2- Comunique-se

Comunicação é importante em qualquer convívio social, em um relacionamento não é diferente. Não tenha medo de falar sobre você, suas angústias e principalmente sobre vocês dois. A comunicação é essencial, é importante manter o afeto no contato, como que um casal que não conversa vai saber o que o outro pensa ou que de errado pode estar acontecendo no relacionamento? Seja sincero e honesto em tudo que dizer, sempre com educação e empatia.

3- Tenha confiança

Um relacionamento sem confiança não vai para frente, não é sustentável e na maioria das vezes é estressante. A insegurança é um ponto que dever ser analisado, se você é inseguro reveja todo seu relacionamento, a falta de confiança pode ser por falta de comunicação. O simples fato de você desconfiar destrói a confiança que seu parceiro (a) tem em você.

4- Valorize seu parceiro (a)

Aproveitar o tempo a dois é essencial, manter ele (a) único naquele momento é demonstração de carinho.  Valorizar as qualidades, elogiar e mostrar os pontos positivos demonstra o quanto você se importa, não importa quanto tempo vocês estejam juntos o legal é sempre você demonstrar um interesse sincero. Respeito, honestidade e surpreender com momentos inesperados, como um jantar ou um presente mostra o quanto você valoriza o relacionamento e se preocupa que seu parceiro (a) sinta-se especial.

5- Esteja relaxado, descansado e sem estresse

Que o estresse afeta negativamente nosso organismo e pode nos trazer diversos sintomas ruins já sabemos, mas ele também afeta os relacionamentos e convivência de uma forma não saudável. Isso é comprovado cientificamente, portanto, se você anda estressado com o trabalho e desconta em seu parceiro (a), saiba que, isso pode causar o fim do relacionamento.

Para uma relação saudável seu corpo também precisa estar equilibrado, analise as causas do estresse, alimentar-se corretamente, praticar exercícios físicos e sempre dividir suas angústias com seu parceiro são atitudes que ajudam a descansar a mente e corpo.

Quer saber como ter uma vida sexual mais ativa? Confira nosso post sobre o tema:

10 dicas para uma vida sexual mais ativa