Exercícios físicos após a bariátrica: sua vida mais saudável e ativa

Exercícios físicos após a bariátrica: sua vida mais saudável e ativa

A bariátrica representa um marco na vida de muitas pessoas, abrindo caminho para uma nova relação com o corpo e a saúde. No entanto, para alcançar os resultados desejados e garantir o bem-estar a longo prazo, é fundamental combinar a cirurgia com a adoção de hábitos saudáveis, incluindo a prática regular de atividade física.

Aproveitamos a proximidade com as datas do Dia Mundial da Atividade Física, e do Dia da Saúde, para destacar a importância da prática de exercícios físicos para quem passou pela cirurgia bariátrica.

Neste conteúdo vamos explorar os benefícios da atividade física pós-bariátrica, fornecer orientações práticas para quem deseja iniciar um programa de exercícios após a cirurgia, trazer estudos de caso que constataram a importância da atividade física para a saciedade e redução da fome, em destaque para o estudo específico para mulheres que passaram pela cirurgia. 

 

Benefícios que transformam sua vida

A atividade física após a bariátrica vai além da estética, proporcionando uma série de benefícios para a saúde física e mental, como:

  • Corpo em forma, saúde em dia: Redução do peso e prevenção da obesidade, combatendo o acúmulo de gordura e seus impactos negativos.
  • Coração e pulmões mais fortes: Melhora a saúde cardiovascular e respiratória, diminuindo o risco de doenças como hipertensão e diabetes.
  • Adeus, doenças crônicas: Redução do risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão e alguns tipos de câncer.
  • Autoestima nas alturas: Aumento da autoestima e confiança, melhorando a imagem corporal e a qualidade de vida.
  • Mente em equilíbrio: Melhora o humor e a qualidade do sono, combatendo o estresse e a ansiedade.

Saúde Pós Bariátrica

Encontrando a atividade física ideal para você

Com tantas opções disponíveis, encontrar a atividade física ideal para você é fundamental para manter a motivação e alcançar seus objetivos. Caminhadas, natação, hidroginástica, ciclismo, pilates, yoga, musculação e treino funcional são algumas das opções mais populares entre os bariátricos. Lembre-se de sempre buscar orientações específicas ao seu caso particular com a equipe de saúde que o acompanha, assim você aguarda a liberação gradual para atividade física e aproveita todos os benefícios, evitando lesões e outras intercorrências.

Treino de musculação para bariátricos

Os exercícios de musculação são especialmente importantes para bariátricos, pois ajudam a preservar a massa muscular durante o processo de perda de peso e promovem o aumento da força e da resistência. Iniciar com pesos leves e focar em exercícios que trabalham todos os principais grupos musculares é uma boa estratégia.

Treino funcional após cirurgia bariátrica

O treino funcional é uma ótima opção para quem busca um exercício dinâmico e eficaz após a cirurgia bariátrica. Esse tipo de treinamento envolve movimentos que simulam atividades do dia a dia e ajudam a melhorar o equilíbrio, a coordenação e a estabilidade corporal.

Crossfit pós bariátrica

Embora o crossfit possa ser uma atividade desafiadora, muitos bariátricos encontram sucesso nesse tipo de treinamento. É importante adaptar os exercícios de acordo com as limitações físicas e começar com cargas e intensidades mais baixas, aumentando gradualmente conforme a condição física melhora. Comece com segurança para evitar lesões e afastamentos das atividades.

Exercícios Aeróbicos

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são excelentes escolhas de exercícios aeróbicos para pessoas que fizeram cirurgia bariátrica. Comece com sessões curtas e aumente gradualmente a intensidade e a duração conforme sua capacidade.

Exercícios Pós Bariátrica

Dicas para manter a constância nas atividades físicas e criar um hábito

  • Prazer em movimento: Encontre uma atividade que seja prazerosa e que você se identifique, tornando a prática mais natural, e com mais chances de você criar um novo hábito;
  • Metas realistas: Comece com metas pequenas e alcançáveis, aumentando gradativamente sua dificuldade e ambição. Lembre-se de definir comportamentos possíveis de inserir em sua rotina;
  • Seu parceiro de treino: Procure o apoio de um profissional de educação física para te orientar, corrigir sua postura e garantir sua segurança;
  • Exercícios em boa companhia: Faça exercícios com amigos ou familiares para aumentar a motivação e tornar a experiência mais divertida.

 

Atividade física pós bariátrica para saciedade e redução da fome - A Ciência por trás do exercício

Pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) concluiu que a atividade física pós bariátrica está ligada a maior saciedade e redução da fome, isso porque ela atua diretamente em áreas do cérebro ligadas ao consumo de alimentos, contribuindo não apenas para a melhora da forma física, mas também exercendo um papel fundamental na regulação do consumo alimentar e na gestão do peso.

Com uma explicação mais específica pode-se dizer que, os resultados da pesquisa indicam que o exercício físico aumenta a conectividade entre o hipotálamo, responsável pela regulação do apetite e do metabolismo energético, e as áreas sensoriais do cérebro.

Além disso, reduz a ligação entre as estruturas cerebrais relacionadas à tomada de decisões, o que é particularmente relevante em pessoas com obesidade. Isso sugere que o exercício físico pós-bariátrica pode contribuir para a regulação da fome e da saciedade, favorecendo o controle do peso.

 

Exercícios físicos: um aliado a mais para mulheres bariátricas

 

Um artigo publicado no International Journal of Obesity trouxe um estudo onde foi investigado os efeitos combinados da cirurgia bariátrica e do exercício físico nas redes funcionais do cérebro em mulheres com obesidade.

Trinta participantes foram divididas em dois grupos: um grupo submetido apenas à cirurgia bariátrica e outro grupo que recebeu a cirurgia mais um programa de treinamento físico.

Os resultados mostraram que o grupo que realizou exercícios após a cirurgia apresentou melhorias na conectividade entre o hipotálamo e outras áreas do cérebro relacionadas à percepção sensorial, além de uma redução na atividade de redes cerebrais associadas ao modo padrão e à saliência posterior.

Essas mudanças sugerem que o exercício físico pode desempenhar um papel importante na regulação da ingestão alimentar e na melhoria das funções cerebrais após a cirurgia bariátrica, contribuindo para um melhor controle do peso e da saúde geral.

Suplementação: Um aliado para sua saúde

Após a bariátrica, a suplementação é necessária para suprir as necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo. Vitaminas e suplementos específicos para bariátricos podem auxiliar na recuperação muscular, na performance durante os treinos e na saúde geral.

A atividade física é um pilar fundamental para uma vida saudável após a bariátrica. Com planejamento, acompanhamento profissional e a escolha da suplementação adequada, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Acesse o site da Belt Nutrition e conheça nossas vitaminas e suplementos específicos para bariátricos, desenvolvidos para te auxiliar na construção de uma vida mais saudável. Nossos produtos são cuidadosamente desenvolvidos com ingredientes de alta qualidade para auxiliar na otimização da saúde e na manutenção dos níveis nutricionais necessários após o procedimento cirúrgico.

Multivitamínicos Pós-Bariátrica



Produtos Relacionados