A estação mais quente do ano, é muito esperada pela maioria das pessoas. Porém, divide opiniões: uns amam de paixão, outros detestam e não veem a hora do friozinho voltar. Mas, não dá para se negar que seja a época que mais leva a diversas atividades e diversões.

Piscina, praia, muito sol e esportes ao ar livre, crescem muito nos meses quentes. Entretanto, nem sempre os cuidados com a pele no verão acompanham esse ritmo. Assim como no inverno, a pele sofre muitos danos e agressões, especialmente dos raios solares e químicas das piscinas e afins.

Por isso, construímos esse conteúdo, contendo as principais dicas de como cuidar e manter sua pele saudável e linda no verão. Vamos lá?

Principais dicas de cuidados com a pele no verão:

O verão e os dias ensolarados, convidam as pessoas a saírem mais de casa, praticando atividades externas. Logo, elas se expõem aos perigosos raios solares - que ficam muito mais intensos nesta época. 

Além disso, o abuso de produtos bronzeadores, contato com substâncias químicas usadas para limpar piscinas e exposição a demais agressões, faz com que a pele sofra muito. 

Esses danos podem levar a graves e irreversíveis consequências: envelhecimento precoce, aumento da suscetibilidade ao câncer de pele e queimaduras que danificam a estrutura do órgão.

Logo, é preciso redobrar ainda mais a cautela e investir em produtos específicos para esse período. A seguir, conheça algumas dicas muito úteis de como manter o cuidado com a pele no verão:

Invista na limpeza e hidratação

Se você acredita que a rotina de skin care, incluindo limpeza e hidratação deve ser feita somente no inverno, você está colocando a saúde da sua pele em sério risco! 

O tempo quente aumenta a produção de suor e, consequentemente, leva a pele a produzir mais sebo e reter mais sujeiras. Isso contribui, por exemplo, para a piora de acnes e demais doenças de pele - como a dermatite e a disidrose. 

O recomendado é tomar até 2 banhos por dia, para tirar o excesso de suor. Entretanto, só é necessário usar o sabonete uma vez, para evitar o ressecamento da pele. Lembre-se sempre de usar um produto de limpeza específico para o rosto!

Após a higienização, utilize um produto de hidratação - novamente, sendo um para corpo e outro específico para rosto. A hidratação, ao contrário do que se pensa, não aumenta a oleosidade, mas sim ajuda a reduzi-la! 

Use e abuse do protetor solar

O uso do protetor solar pode parecer clichê, mas é o erro mais comum das pessoas. Além de proteger a pele dos danos causados pela radiação solar, ele faz parte da rotina de cuidados com a pele no verão, pois ajuda a hidratar.

E seu uso é recomendado mesmo quando não for ter exposição direta ao sol. Isso porque, os raios podem afetar a pele e danificá-la mesmo indiretamente. E não basta aplicá-lo apenas quando sair de casa não! É fundamental levar o produto e reforçar a proteção, especialmente após exposição direta ou banhos de piscina e mar.

Caso você tenha alergia ou não se adapte aos produtos convencionais, sempre existe a possibilidade de manipular, atendendo a sua necessidade. Mas o importante é usar sempre, ok?

Aposte nos tecidos certos e acessórios

Quando existe a necessidade de se expor ao sol, é fundamental contar com acessórios e roupas adequadas. Eles conseguirão dar uma proteção extra e ajudar nos cuidados com a pele no verão.

Tecidos leves e naturais - como o algodão puro - são os mais recomendados. Além de bloquearem a radiação, eles também permitem o respiro da pele e não causam irritações e alergias.

Os chapéus também são grandes aliados. Os de aba mais largas, protegem a pele do rosto e pescoço, evitando queimaduras nessa região sensível. 

Alimentação balanceada sempre!

Os cuidados com a pele no verão, também tem que ser de dentro para fora! Como sempre, alimentação rica é a chave para a saúde de todo organismo.

No verão, alimentos ricos em Vitamina A e betacaroteno (normalmente os de tom amarelo), são excelentes para a saúde da sua pele. Isso porque esse nutriente é um poderoso antioxidante - o que ajuda a combater o envelhecimento precoce e reduz inflamações.

Mas, além disso, ele atua diretamente na produção da melanina - substância responsável pela proteção natural da pele aos raios solares. Esses alimentos, ajudam também quem deseja pegar um bronzeado e, de quebra, se manter protegido.  Alguns dos principais alimentos ricos nesse componente são:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Mamão;
  • Beterraba;
  • Rúcula;
  • Manga;
  • Couve;
  • Brócolis;

Mantenha o corpo sempre hidratado!

Falar da importância da hidratação, parece um disco repetido, porém, que precisa ser lembrado! Mais de 70% do nosso organismo é água e, no verão, produzimos muito mais suor e perdemos a hidratação mais facilmente. 

Ingerir a quantidade de líquidos recomendados para o seu organismo, ajuda a manter a pele hidratada e saudável. Sucos naturais e chás gelados também são recomendados. Entretanto, cuidado com bebidas alcoólicas e refrigerantes!

Essas bebidas auxiliam na perda de água e aceleram o processo de oxidação do corpo, afetando diretamente a pele.

Invista na suplementação de vitamina D

Você já ouviu falar nos benefícios da Vitamina D para a pele? Bom, se deseja aumentar os cuidados com a pele no verão, conhecer esse importante nutriente é essencial!

A vitamina D é reconhecida pela sua eficiência no combate à osteoporose e a transtornos de humor - como ansiedade e depressão. Porém, ela também auxilia a manter a saúde da pele.

Essa vitamina é produzida em baixa quantidade pelo nosso organismo, sendo sua maior produção feita através da síntese pela exposição aos raios solares. Abaixo, conheça os principais benefícios dessa vitamina para sua pele:

  • Ação contra as temidas acnes;
  • Acelera o processo de cicatrização de feridas;
  • Potente antioxidante, auxiliando no combate as rugas;
  • Aceleram a produção de novas células da epiderme.

Incrível não? Porém, além da alimentação e de tomar sol regularmente (nos horários recomendados, óbvio), é importante investir na suplementação certa!

Nós da Belt Nutrition, contamos com a Belt Vitamina D com 2.000UI. Esse número indica que a presença dessa vitamina em nosso suplemento é alta, ajudando na absorção pelo organismo. 

Sabemos que nem sempre é possível absorver todos os nutrientes necessários apenas pela alimentação, portanto, não negligencie sua saúde e insira agora mesmo mais esse cuidado para sua pele no verão!