Para crescerem fortes e saudáveis, os pequenos precisam consumir diversas substâncias fundamentais para o bom desempenho do organismo. Por isso, muitos pais preferem complementar a alimentação dos seus filhos com uma vitamina para criança.

Isso se dá, porque, infelizmente, o corpo humano não consegue produzir todos os nutrientes necessários para o seu pleno funcionamento. E, em muitas situações, não é fácil fazer com que o público infantil tome uma quantidade suficiente de ingredientes ao longo dos dias. É nesse momento que a vitamina faz toda a diferença e pode ser utilizada como uma verdadeira fonte de disposição e bem-estar.

Não sabe quais são esses componentes nem onde pode encontrá-los? Tudo bem! Continue no post e entenda tudo sobre o assunto!

crianças comendo

Qual a importância das vitaminas infantis?

Não são apenas os pequenos que necessitam de vitaminas — todos os indivíduos, em alguma fase da vida, necessita desses nutrientes para manterem a sua saúde em dia.

Contudo, em relação ao público infantil, esse cuidado deve ser redobrado, uma vez que eles se encontram em fase de desenvolvimento e precisam do máximo de elementos para que organismo consiga desempenhar muito bem as suas funções, seja em relação aos órgãos ou na formação dos tecidos.

Consumindo a quantidade e as vitaminas adequadas, a criança terá mais facilidade de passar por um processo de cicatrização, começará a apresentar maior resistência óssea e, até mesmo, terá mais energia e disposição para absorver conhecimento. Ou seja, só existem benefícios!

E a suplementação infantil?

É claro que uma alimentação balanceada faz toda a diferença nessa etapa. Seguindo um cardápio rico em verduras, frutas e legumes, os pequenos terão acesso às principais substâncias necessárias para a sua saúde.

Agora, vamos falar a verdade: não é difícil encontrar uma criança que tenha problemas para comer. Normalmente, o paladar infantil apresenta um interesse maior para degustar doces ou outros tipos de alimentos, como os ultraprocessados, dificultando consideravelmente a ingestão de alimentos ricos em fibras, proteínas e vitaminas.

Nessas ocasiões, os pais precisam investir na vitamina infantil, garantindo que os elementos necessários continuem sendo consumidos pelo organismo de seus filhos, sem apresentar deficiências ou, até mesmo, desenvolver certas doenças, como a anemia.

As principais vitaminas infantis e suas funções

Ainda hoje, existem pessoas que se perguntam: “criança pode tomar vitamina?” — a resposta, como você já pode imaginar, é SIM.

São diversos componentes necessários para o bom desempenho infantil, cada qual indicado para uma faixa etária. Abaixo, elencamos quais são eles e os melhores momentos para administrá-los.

1. Vitamina para criança de 1 ano

Entre um a três anos, a vitamina C é a mais indicada para as crianças. Para tanto, você precisará escolher a quantidade certa, sem cometer exageros para comprometer a saúde do pequeno — e, de acordo com os especialistas, a medida máxima é 400 mg por dia. Caso você não saiba como administrar vitamina C para criança, considere conversar com um nutricionista.

Além da suplementação, que pode ser realizada por meio de gomas mastigáveis, há a possibilidade de complementar o cardápio com frutas e legumes ricos nesse nutriente. Esse é o caso da laranja, do morango, da acerola e do brócolis. Também existe a possibilidade de inovar nas receitas, preparando sucos e vitaminas.

2. Vitamina para criança de 2 anos

A vitamina A é ideal para as crianças que já passaram da fase do aleitamento materno. A sua função é ajudar na manutenção da pele, dos ossos e, consequentemente, dos dentinhos.

Outro ponto que vale destaque, diz respeito aos olhos. A vitamina A é bastante conhecida por atuar na visão, ajudando o indivíduo a distinguir corretamente as cores.

Ela ainda consegue auxiliar a prevenir inúmeras complicações de saúde, como as condições infecciosas e que tendem a atingir o sistema respiratório. Entre os alimentos com alto teor desse nutriente, destacamos:

  • lácteos;
  • ovos;
  • couve, alface, brócolis e espinafre;
  • carnes;
  • cenoura e abóbora;
  • arroz integral.

3. Vitamina para criança de 3 anos

Assim que consumir os componentes mais indicados para cada idade, é fundamental lembrar da importância da vitamina D.

Ideal para garantir ossos e dentes fortes e intensificar a absorção do fósforo e do cálcio, ela não pode ser deixada de lado em nenhuma fase da vida — ainda mais, na infância.

A principal fonte natural da vitamina D é o sol, mas, sabemos que muitos pequenos não podem se expor com frequência; enquanto muitos pais não possuem tempo suficiente para levá-los a todo instante para tomar um “banho de luz solar”.

Em todas essas circunstâncias, o nutriente pode ser encontrado em alguns alimentos, porém em menor quantidade. Veja:

  • leite e derivados;
  • cereais;
  • peixes;
  • ovos.

Vitamina para criança engordar

Muitos pais vivem em busca de alternativas para fazer com que os seus filhos ganhem peso. Isso pode ocorrer porque a criança não se alimenta adequadamente, fazendo com que o seu peso seja muito inferior ao dos seus coleguinhas.

E, muitas vezes, isso não quer dizer que seja preciso dobrar a quantidade de alimentos oferecidos ao longo do dia, mas sim, investir em opções mais nutritivas.

Quando isso acontecer, as vitaminas do complexo B são essenciais. Formado pelas vitaminas B1, B2, B6 e B12, esse grupo de nutrientes consegue manter o equilíbrio de energia e produzir o número adequado de glóbulos vermelhos. Elas também são ótimas para o coração e atuam no sistema nervoso e digestivo, podendo combater a ansiedade.

O melhor? Ao começar a consumi-las, será possível observar uma boa melhora no apetite — o que pode ser uma ótima saída para o público infantil. Tais elementos estão presentes, essencialmente, no clássico “arroz e feijão”, além de outros alimentos, sendo:

  • peixes;
  • carnes;
  • folhas escuras;
  • frutas secas;
  • legumes.

bebê comendo

Onde encontrar vitamina infantil

Temos uma boa notícia: em todos esses casos, você pode encontrar a vitamina para criança em suplementos desenvolvidos especialmente para esse público. A Belt Kids Zumba é um deles. Produzido em versão de gominhas mastigáveis e com zero adição de açúcar, o produto é completo e pode ser utilizado diariamente, como um complemento na dieta dos pequenos.

Ao consumi-lo, o seu filho terá mais energia e conseguirá absorver melhor os nutrientes presentes nos alimentos ingeridos durante a semana. Também é possível encontrá-lo em diferentes sabores: morango, maçã verde e abacaxi. É um jeito leve e divertido de cuidar de quem você mais ama!

Conta para nós: gostou de descobrir a importância da vitamina para criança e como levar esses nutrientes para a alimentação do seu filho?

Se quiser ter mais facilidade nessa missão, uma última dica é acessar a loja virtual da Belt Nutrition e conferir a nossa linha de produtos Kids. Praticidade é a palavra-chave. Experimente!