O corpo precisa de diversas vitaminas e minerais para ter o seu correto funcionamento. Cada um, tem a sua devida função e importância. E hoje, vamos falar do ferro e vitamina C.

Existem diversos estudos que comprovam que ambas, combinadas, podem trazer benefícios imensuráveis para o corpo e sua saúde. Entenda a seguir um pouco sobre cada uma e, porque a combinação é sua melhor aliada:

Qual a função do ferro e vitamina C no nosso organismo?

Todos já ouvimos - principalmente das mães - que é preciso consumir alimentos ricos em ferro para evitar anemia. Já, quanto a vitamina C, que ela é boa para prevenir e também curar doenças - principalmente as infecciosas. 

Mas, será que sua importância realmente se resume a apenas isso? A resposta é bem simples: não. Conheça agora sobre cada uma delas e suas principais funcionalidades.

O importante mineral ferro:

A função mais conhecida do ferro, é prevenir a anemia. Mas, você já parou para se perguntar como que isso ocorre e por qual motivo? Bom, vamos lá.

Esse é a substância mais presente no planeta, perdendo apenas para o oxigênio e mais três elementos. Logo, não é de se estranhar que ele tenha sua presença em nosso organismo.

O ferro é o principal fator que compõe a hemoglobina - proteína presente nas hemácias, responsável por transportar oxigênio. 

Mas, além disso, ele também é fundamental na síntese do DNA (em outras palavras, a duplicação dele), auxilia no metabolismo energético e auxilia na conversão da vitamina A para ser absorvida pelo organismo.

Esse mineral pode ser facilmente encontrado em produtos de origem animal - vísceras principalmente -, mas também em leguminosas, grãos e folhas (quanto mais verde escuro, melhor).

A vitamina C, grande aliada do processo de cura do corpo

O ácido ascórbico, vulgo vitamina C, é fundamental para inúmeros processos do nosso organismo, não apenas para curar uma gripe. 

Essa vitamina é um importante antioxidante, que de forma resumida, é essencial para evitar que as células envelhecem ou desgastam de forma rápida por conta dos radicais livres. Só essa função já é essencial, certo? Mas ela faz muito mais do que isso.

  • Auxilia na formação dos vasos sanguíneos e músculos;
  • Ajuda na formação da cartilagem dos ossos;
  • Tem ação no processo de cura e combate a inflamações;
  • Aumenta a imunidade, pois, ajuda a produzir as células de defesa do corpo;
  • Auxilia na absorção do ferro pelo organismo.

A vitamina C é considerada um super nutriente, pela sua capacidade de auxiliar principalmente na defesa e cura do corpo. Os principais alimentos que podemos encontrar o ácido ascórbico, são especialmente as ácidas, como: frutas cítricas e vermelhas, batatas, brócolis e etc.

Porque a associação de ferro com a vitamina C é tão poderosa?

No tópico anterior, já demos um pequeno spoiler, falando que a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo. Mas, existe uma razão pela qual isso acontece.

Apesar de possuírem funções específicas no corpo, a interação de vitaminas com os minerais é a melhor combinação que um organismo poderia pedir.

Isso ocorre porque, as vitaminas ao interagirem com os minerais, aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes para o organismo. Ou seja, de forma mais simples, permite que a absorção dos nutrientes presentes nesses elementos seja maior.

Algumas comidas típicas do nosso Brasil, como a feijoada, são um exemplo de alimentos que ao comer, estamos consumindo os dois nutrientes. Isso, porque, o ferro está presente no feijão e na couve - que possui o ácido ascórbico. 

Ao combinar essas duas fundamentais substâncias, nosso corpo recebe uma bomba de nutrientes. Ambos, ao atuar em conjunto, trazem diversos benefícios:

  • Melhora a oxigenação do sangue e ajuda a prevenir a anemia, além de outras doenças;
  • Combate o envelhecimento precoce das células;
  • Ajuda a metabolizar mais rápido e libera mais energia para as células;
  • Combate o estresse e a ansiedade;
  • Aumenta a imunidade;
  • Combate doenças oftalmológicas e muito mais!

A importância da suplementação para complementar a dieta

É fundamental para nossa saúde que a rotina alimentar contenha todos os macro e micronutrientes, fundamentais para o funcionamento do nosso organismo.

Para isso, é preciso garantir que seja consumido diariamente todos os grupos presentes na pirâmide alimentar. Porém, é sabido que nem sempre isso é suficiente para entregar todas as vitaminas e minerais para o organismo.

Muitas vezes, existe-se uma pré-disposição que leve a pessoa a não absorver determinado nutriente somente da alimentação. Por esse motivo, que é recomendado a suplementação, para garantir que o corpo tenha tudo o que necessita, na medida certa.

Conheça a seguir a melhor vitamina para repor o ácido ascórbico e o ferro, combinados em uma única cápsula:

Belt Ferro, Vitamina C + Ácido Fólico

Nossa vitamina composta de Ferro, Vitamina C e Ácido Fólico aqui da Belt Nutrition, é um poderoso suplemento vitamínico e mineral, para garantir que seu corpo tenha esses importantes elementos e absorva de maneira mais rápida.

Juntamente com o ácido fólico, além de aumentar a oxigenação e seu transporte no sangue, nosso produto também ajuda a combater e prevenir a temida anemia. 

Combinamos esses três elementos, principalmente o ferro e a vitamina C, para que o mineral seja mais facilmente sintetizado no organismo e facilmente absorvido - fator que é aumentado pela presença do quelato.

O quelato não permite que interações com alimentos como o leite - que quebram a molécula do ferro e prejudique sua absorção - ocorram.
Nosso complexo também oferece outros benefícios para sua saúde, como: aumento da capacidade cardiovascular, melhora do aspecto da pele, auxilia na produção endógena de colágeno/elastina e diversas outras vantagens.

Agora que você entende melhor sobre a importância do ferro e da vitamina C e conhece porque a interação entre eles é fundamental, que tal conhecer nossa vitamina e aproveitar de seus benefícios?