Vitamina C e a saúde da pele.

Vitamina C e a saúde da pele.

Vitaminas e minerais são os nutrientes responsáveis pela manutenção das funções fisiológicas do organismo, garantindo que elas sejam realizadas de forma saudável e correta. Entre essa gama de substâncias, a vitamina C merece destaque.

Ela é um potente antioxidante, que auxilia na absorção e atuação do ferro no organismo e ainda é a maior aliada da saúde da pele. Conheça para que serve a vitamina C e, porque, você precisa dela se o seu objetivo é ter uma pele mais bonita e jovial.

 

Para que serve a vitamina C?

Ela é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, dissolve em água. Esse tipo de vitamina, por essa característica, não é produzida naturalmente pelo corpo, se tornando então necessária a reposição diária para seus efeitos benéficos.

O ácido ascórbico - outra denominação para esse nutriente - tem propriedades reconhecidas pela ciência como um forte antioxidante. Ele atua diretamente na proteção e combate ao estresse oxidativo do corpo - ocasionado pelos radicais livres.

Suas atribuições e importância para a saúde são inúmeras e é difícil nomear todas as funções que ela atua. Mas, como principais, podemos citar algumas:

  • No intestino, converte o íon férrico, em íon ferroso. Isso aumenta a biodisponibilidade do ferro e maximiza sua absorção pelas células, aumentando sua ação no organismo;
  • Combate a acidez no sangue, reduzindo efeitos inflamatórios e fortalecendo estruturas de proteção - como o sistema imunológico;
  • Ajuda a controlar o cortisol - hormônio do estresse - e estimula a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer;
  • É o nutriente mais associado à saúde da pele: o ácido ascórbico estimula a produção de elastina e colágeno, que são as substâncias responsáveis pela beleza e resistência da derme. Além de combater as ações dos radicais livres, que promovem o envelhecimento precoce.

 

Vitamina C é a resposta de como melhorar a saúde da pele?

A resposta não é tão simples. Ao mesmo tempo que sim, não é o único fator que vai definir a beleza e vitalidade da sua pele. É preciso entender que a derme é o maior órgão do corpo humano e o mais exposto à agressão rotineira.

Logo, o ácido ascórbico é o nutriente que pode ajudar a melhorar o aspecto da sua pele e prevenir problemas como envelhecimento precoce, manchas e rugas. Mas, é preciso que sejam adotados, em simultâneo, diversos hábitos saudáveis de cuidado com a sua pele, especialmente do rosto. Confira:

1 -  Limpeza e hidratação são fundamentais

Poluição, produtos de beleza, acúmulo de impurezas da própria pele e tecido morto, são efeitos cumulativos e prejudicam a beleza da derme. Uma rotina diária de limpeza e a utilização de esfoliantes regularmente, ajudam a eliminar essas impurezas.

Além disso, manter o tecido sempre hidratado - e com os produtos certos para a delicada pele do rosto - ajuda a controlar problemas como acne, rugas e manchas.

2 - Protetor solar sempre

Um dos cuidados que as pessoas mais negligenciam, é com o uso de protetor solar. Quando usam, acreditam que é necessário apenas ao se expor aos raios solares diretos, mas isso é um engano.

Luzes artificiais também queimam e danificam as fibras da pele, causando manchas e acelerando linhas de expressão. Seguir as recomendações dos especialistas, ajuda a proteger sua pele dos perigos não apenas do sol, mas da emissão de luzes diversas.

3 - Alimentação balanceada e saudável

Apesar da vitamina C ser um dos nutrientes mais recomendados para o tratamento e cuidado com a pele, ele não brilha sozinho. O ferro, por exemplo, é o mineral mais atuante na produção do colágeno e elastina, especialmente o que é utilizado para manutenção da estrutura dérmica. 

Fora que, comer bem ajuda a proteger o corpo dos perigos do estresse oxidativo, que afetam diretamente a pele e sua beleza, acelerando problemas crônicos - como o envelhecimento precoce.

 

Para que serve a vitamina C para o rosto?

Para complementar os cuidados com a pele, especialmente a do rosto - onde existe uma maior preocupação com sua vitalidade e beleza - muitas pessoas estão usando ácido ascórbico no rosto.

Ela atua como uma barreira física, ou seja, além de agir de dentro para fora através do nutriente presente no organismo, ela protege também externamente. Por ser antioxidante, minimiza os efeitos perigosos dos radicais livres, ocasionados pela poluição, exposição solar, estresse, entre outros.

Quais são as principais fontes de vitamina C

A alimentação rica e equilibrada, é a melhor fonte de nutrientes para o seu corpo e pele. Em especial a vitamina C, que precisa ser reposta diariamente, uma vez que não é produzida naturalmente pelo corpo. A boa notícia, entretanto, é que o ácido ascórbico é encontrado em diversos alimentos:

  • Frutas, especialmente as ácidas: abacaxi, acerola, laranja, kiwi, morango e outras;
  • Verduras: brócolis, couve, salsa;
  • Legumes: pimentão.

Manter uma alimentação equilibrada e com todos os grupos alimentares necessários, é a melhor fonte de nutrientes, especialmente a vitamina C e outros que auxiliam na beleza e saúde da pele.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à saúde do corpo? Acesse nosso site e confira em nosso blog informações que vão transformar sua saúde.



Produtos Relacionados