Para que o nosso organismo continue saudável e com excelente desempenho, ele necessita de uma série de nutrientes especiais, como a Vitamina B12. No entanto, é muito comum que os bariátricos comecem a apresentar uma certa deficiência do componente, uma vez que, após o procedimento cirúrgico há uma queda nessa absorção.

E o resultado de tal mudança? Não poderia ser diferente: o indivíduo fica deficiente do nutriente e passa a desencadear diversos sintomas nada agradáveis, que são os grandes vilões de uma rotina tranquila e proveitosa. Sendo assim, todo cuidado é pouco! 

Se você deseja saber como driblar o problema e se manter saudável, confira o post que preparamos especialmente sobre o assunto e comece a repor, desde já, a sua Vitamina B12!

O que é a Vitamina B12 e qual a sua importância

Considerada hidrossolúvel e tecnicamente chamada de cobalamina, a Vitamina B12 possui diversos papéis importantes no corpo humano. A princípio, ela auxilia na manutenção do metabolismo do nosso sistema nervoso, assim como, serve para garantir que as células vermelhas sanguíneas permaneçam saudáveis. 

Mas não termina por aí. Entre as suas funções, ela age na redução do risco de complicações no DNA e, de quebra, oferece diversos benefícios aos nossos músculos. 

Vale destacar, que o nutriente também é ideal na prevenção da anemia perniciosa e pode ser altamente atrativo para o público da terceira idade, uma vez que consegue evitar o encolhimento do cérebro. 

Logo, podemos dizer que a Vitamina B12 oferece uma série de benefícios para os indivíduos de qualquer idade. A seguir, te contamos quais são os principais deles:

  • possibilidade de preservar o DNA; 
  • aumento do chamado "colesterol bom"; 
  • regeneração muscular; 
  • previne a anemia perniciosa;
  • melhora significativa no sono; 
  • mais disposição e energia no dia a dia; 
  • diminui os riscos do indivíduo desenvolver depressão.

As principais fontes de Vitamina B12 

Para evitar a deficiência de Vitamina B12, é importante que todo indivíduo siga uma dieta rica em alimentos compostos por esse nutriente. 

As fontes naturais do componente são de origem animal, como é o caso dos ovos, leites e derivados, ostras e peixes de águas frias, sendo o atum um deles. Se preferir, existem também alguns produtos de soja ou cereais que possuem uma boa concentração do nutriente, caso seja enriquecido, pois a principal fonte é de origem animal

De qualquer forma, tal detalhe faz com que as pessoas veganas e vegetarianas tenham mais dificuldade em absorver esse elemento, sendo necessário investir em um suplemento de Vitamina B12 para continuar oferecendo a quantidade exata que o organismo precisa.

Ainda é necessário destacar que existem alguns hábitos capazes de diminuir a absorção desse elemento no no corpo, como o tabaco e o álcool. 

Por que ocorre a deficiência de Vitamina B12 no pós operatório de cirurgia bariátrica?

Não é raro encontrar pacientes com deficiência de Vitamina B12 que acabaram de passar por uma cirurgia bariátrica — principalmente, aqueles que reduziram bastante o estômago. 

Normalmente, isso ocorre por volta de oito meses após o procedimento, devido à alimentação limitada e dificuldade na absorção de diversos nutrientes. Dito isto, é importante que o indivíduo invista em hábitos alimentares saudáveis e faça um acompanhamento constante com um nutricionista capacitado. 

Como fazer reposição Vitamina B12?

Às vezes, mesmo ingerindo os alimentos corretos e investindo na reeducação alimentar, é necessário partir para o uso de um suplemento de Vitamina B12, como o Belt B12 + Açaí Com Blueberry.

Prático e de sabor agradável, o produto conta com 30 unidades e foi criado para atender além de suas necessidades diárias, fornecendo 9,94 mcg de B12 em formato de metilcobalamina — a forma ativa de Vitamina B12, que consegue ser absorvida de um modo mais completo pelo corpo humano. 

Feito no formato de pastilhas mastigáveis, ele pode ser administrado com total praticidade. Basta mastigar ou chupar 1 unidade ao dia. O recomendado é ingerir uma unidade por dia, mas não se esqueça de sempre consultar um médico ou nutricionista para garantir que está no caminho certo. 

Durante a consulta, é provável que o especialista ainda solicite alguns exames para averiguar o seu quadro clínico e, a partir disso, ter mais segurança na para te indicar a dosagem correta. 

Cuidado com os excessos 

Não se engane: o excesso da Vitamina B12 pode causar certos incômodos. Ao ser encontrada em grandes quantias no organismo, a substância consegue interferir no desempenho do baço, além de promover alterações nos linfócitos. Isso pode ocorrer tanto por meio da alimentação, quanto após o uso da suplementação sem o devido acompanhamento. 

Sintomas de falta de Vitamina B12 no organismo

Quando o organismo não possui a quantidade necessária de Vitamina B12 no sangue, é provável que uma série de incômodos comecem a surgir. 

Em alguns casos, eles também podem estar relacionados a outras complicações de saúde — por isso, é muito importante investir em um acompanhamento médico para mapear as suas principais necessidades do momento. 

De qualquer modo, os principais sintomas de deficiência de Vitamina B12 são:

  • dificuldade para respirar tranquilamente; 
  • sensação frequente de cansaço; 
  • fadiga muscular; 
  • momentos depressivos; 
  • fraqueza nos ossos; 
  • complicações no sistema digestivo; 
  • falhas de memória; 
  • dificuldade para se concentrar, etc.

Viu só? Após conferir todas essas informações, ficou claro a importância da Vitamina B12 e a sua atuação em nosso organismo. 

Daqui para frente, procure sempre ingerir alimentos ricos nesse componente e não se esqueça de investir em suplementos de qualidade, para conquistar os melhores resultados possíveis. 

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