TDAH e Obesidade

TDAH e Obesidade

Segundo estudos realizados ao longo dos últimos anos, foi comprovada a relação de aumento na obesidade nas pessoas que possuem o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A compulsão alimentar é um fator recorrente para quem tem TDAH. A pessoa não controla o impulso e come muito, mesmo sem fome, em um curto espaço de tempo. Ela não consegue pensar a longo prazo, e acaba perdendo o controle. Assim, quem tem TDAH tem mais risco de ser obeso e vice-versa. Como a ação da dopamina não é efetiva, ela causa problemas no sistema de recompensa do cérebro. Esse neurotransmissor é responsável pelo autocontrole, por isso o comer impulsivo e compulsivo.

Pessoas com TDAH costumam optar por alimentos mais calóricos e gordurosos, outra teoria é de que açúcar demais no organismo promove a diminuição nos receptores de dopamina. Também existe um gene comum que facilita a obesidade e o TDAH, então a pessoa que tem esse gene, pode ter os dois problemas.

Quem tem obesidade, geralmente, também sofre de apneia do sono, dorme menos e pior e fica mais cansado durante o dia, o que leva a um déficit de atenção secundário à obesidade. Mas, para isso temos uma boa notícia! Estudos comprovam que as pessoas que controlam o distúrbio com remédio e terapia também conseguem emagrecer. Portanto, uma criança com TDAH controlado, não necessariamente será um adulto obeso.

Fonte: Bem Estar



Produtos Relacionados