Seu filho está sempre doente? Cuidado com a imunidade!

Seu filho está sempre doente? Cuidado com a imunidade!

Idas ao hospital com o pequeno têm se tornado frequentes? Então confira algumas dicas importantíssimas para impulsionar a imunidade dos pequenos.

Se você tem filhos, sabe: o inverno é o maior vilão da saúde das crianças, e isso fica ainda mais evidente se elas frequentam a creche e escola. Gripe, tosse, dor de garganta, otite, febre, sinusite e tantas outras enfermidades são muito comuns entre os pequenos, e isso se deve ao sistema imunológico, que ainda não está totalmente formado na infância

Quando começam a frequentar a escolinha, os baixinhos entram em contato com os colegas e a propagação de vírus e bactérias acontece com frequência. Segundo a médica Natalia Cemin, pediatra da Clínica Megamed, de São Paulo, no primeiro ano no colégio, as crianças podem chegar a ter de 8 a 12 infecções, que variam de acordo com as estações. No verão, os casos de diarreia e vômito são mais comuns.

Entretanto, no outono e o início do inverno são os períodos de maior incidência de doenças respiratórias, pois o frio e o ar seco aumentam a produção de muco e secreção nasal e os ambientes fechados propiciam a disseminação de vírus como os do resfriado e da gripe. A boa notícia é que atitudes simples podem fortalecer a saúde das crianças e protegê-las das enfermidades. Veja abaixo algumas dicas:

1. Amamentação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável que os bebês amamentem exclusivamente até os seis meses e, depois desse período, o aleitamento deve ser complementado por comidinhas até os dois anos de vida ou mais.

“O leite materno possuí a quantidade correta de calorias, proteínas e nutrientes que são matéria-prima para a construção de um bom sistema imune. Além disso, é por meio dele que a mãe passa para o filho os anticorpos que ela já produziu, protegendo-o de uma série de doenças”, informa Natalia.

E os benefícios não param por aí: a amamentação também ajuda os pequenos a se recuperarem mais rapidamente quando ficam enfermos e, segundo a pediatra, fornece os nutrientes necessários para uma boa produção das células de defesa do organismo, prevenindo problemas como diabetes e hipertensão.

2. Vacinação

As gotas e picadinhas do bem aparecem nos primeiros dias de vida do bebê e não devem ser negligenciadas. “As vacinas protegem contra as formas graves de muitas doenças que podem levar à morte ou causar graves sequelas. Apesar da ocorrência rara de efeitos adversos, nenhum deles é tão grande quanto a enfermidade que a imunização protege”, explica a pediatra.

Ao deixar de preservar os seus pequenos, os pais os expõem a problemas como sarampo, meningite e varicela. Além disso, ainda é preciso pensar no bem-estar das outras crianças. 

3. Alimentação

Oferecer comidas saudáveis e ricas em nutrientes é uma maneira eficiente de deixar o sistema imunológico dos baixinhos mais resistente. Nesse momento, os pais devem focar na variedade e qualidade dos alimentos e não necessariamente na quantidade.

“Para uma produção adequada e bom funcionamento das células de defesa, o nosso corpo precisa de vitaminas presentes nas frutas, o zinco e o ferro presente nas carnes, peixes, ovos e leite“, ressalta Natalia. Vale lembrar que a hidratação também é fundamental.

4. Higienizar as mãos

Essa recomendação antiga ainda é uma medida eficiente para evitar infecções. Na maioria das vezes, nós ficamos doentes porque colocamos as mãos contaminadas na boca, nos olhos e no nariz. Com as crianças, a incidência disso acontecer é ainda maior. Por isso é essencial explicar para elas a importância de manter o hábito antes das refeições e após as necessidades fisiológicas.

5. Dormir bem

Uma boa noite de sono é fundamental para o fortalecimento da saúde dos adultos e do pequenos. A falta de sono causa um aumento do cortisol – hormônio do estresse que causa uma importante diminuição na imunidade.

6. Exposição solar

A não exposição ao sol pode trazer consequências para a saúde infantil. "Brincar no sol em horários adequados – até às 10h e depois das 16h – ajuda na produção da vitamina D, cuja deficiência está associada com problemas – desde queda da imunidade até a obesidade“, explica a pediatra.

7. Consultas com o pediatra

Levar o pequeno periodicamente ao médico, para que o profissional possa acompanhar de perto o seu desenvolvimento, também é cuidado essencial. A especialista da capital paulista lembra que essas consultas ajudam a prevenir doenças e aumentar a imunidade dos baixinhos. Também são nesses momentos que os pais podem esclarecer as dúvidas.

-

Se você se preocupa com a saúde do seu filho, você precisa conhecer a Linha Infantil (ou kids) da Belt Nutrition Suplementos, que traz polivitamínicos e poliminerais ideais para complementar a alimentação do seu filho e ajudar no desenvolvimento, bom funcionamento cognitivo, sistema imunológico, metabolismo e outras funções do organismo das crianças. Os suplementos infantis e vitaminas para criança da Belt Nutrition Suplementos podem facilmente fazer parte do dia a dia das crianças, trazendo todas as vitaminas para um bom crescimento e desenvolvimento saudável.  

Fonte: Bebê.com.br



Produtos Relacionados