Saúde Masculina: Quais são os principais cuidados?

Saúde Masculina: Quais são os principais cuidados?

Os cuidados com a saúde, ajudam a prevenir diversas doenças e problemas que possam vir a prejudicar a qualidade e o tempo de vida. Quase todos os problemas, quando descobertos preventivamente, podem ser tratados, curados ou controlados. Mas, infelizmente, o público masculino é o que mais tem dificuldade em aceitar isso.

Por esse motivo, é fundamental que o foco seja a saúde do homem em debate. Afinal, a expectativa deles é consideravelmente mais baixa e, as principais doenças que os afetam são totalmente preveníveis e com alta chances de recuperação. Entenda mais a seguir:

Saúde do homem em debate: quais são os principais cuidados?

Assim como as mulheres, os homens tendem a desenvolver patologias específicas, mas com consequências graves e alto índice de mortalidade. Infelizmente, essas condições - como o infarto e câncer de próstata - podem ser evitados com o acompanhamento e exames preventivos.

Mas, isso não é o que ocorre na realidade. Seja por problemas culturais, medos, inseguranças e até tabus, os homens em sua grande maioria, não tendem a ter esses bons hábitos. Associado isso a uma tendência maior de consumir substâncias prejudiciais em grande quantidade, como o álcool, a saúde vai ficando em segundo plano.

E, mesmo quando eles vão ao consultório, é com a pressão ou acompanhamento de uma mulher, seja ela sua parceira ou familiar. Além do risco de mortalidade, essas doenças (fora todas as outras), tendem a causar sequelas graves e uma perda total, ou parcial, da qualidade de vida.

 Então, fique de olho, coloque a saúde do homem e foco e não perca tempo. Afinal, ele é precioso e pode se tornar a chave para que sua vitalidade seja garantida. Confira algumas dicas de cuidados com a saúde do homem:

As consultas médicas e exames preventivos, não são opcionais.

Grande parte das condições que debilitam e são mais comuns em homens, são consideradas silenciosas. Ou seja, não possui sintomas tão agudos e claros para gerar uma preocupação precoce e buscar ajuda médica.

Quando os sinais aparecem, pode ser tarde demais. A qualidade de vida já foi prejudicada e as sequelas sendo gravíssimas - isso quando não evolui para mortalidade. As principais condições que afetam esse público são:

  • Infarto: fumo, pressão alta, colesterol, estresse e tabagismo, são fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares. Atualmente, são a principal causa de morte no Brasil, especialmente entre os homens.
  • Diabetes: causada pela incapacidade do pâncreas produzir insulina, os tipos de diabetes causam inúmeras consequências, inclusive amputação de membros quando não bem tratada.
  • Câncer: o de próstata e de pele, são os mais comuns e com alta taxa de mortalidade. O primeiro, é totalmente descoberto no início. Mas por tabu e inseguranças, os homens não procuram o médico para realizar os exames. Já no outro, os homens tendem a não usarem protetor solar, o que aumenta a incidência desse problema.

A consulta médica e exames, permitem que todas essas doenças sejam descobertas no estágio inicial, ou até mesmo, antes do aparecimento delas em si. Reduzindo as chances de desenvolver os problemas e minimizando os impactos na saúde do homem.

Exercícios físicos regulares e alimentação balanceada

exerciocios fisicos para saude masculina

A alimentação é a melhor fonte de nutrientes e ajudam a manter o corpo saudável. Já ouviu aquele ditado: você é aquilo que você come? Essa é uma realidade que precisa ser dita! Os alimentos são fonte de vitaminas e minerais, entre outras substâncias fundamentais para o equilíbrio e vitalidade do organismo.

Além disso, nossa fisiologia demonstra que fomos criados para estarmos em movimento. Diversas funções metabólicas são melhoradas significativamente, com a prática de exercícios físicos regulares. Hormônios que combatem o estresse e ansiedade são liberados. Toxinas são filtradas e eliminadas. A saúde cardiovascular é fortalecida e diversos outros benefícios que ficaríamos dias relatando.

Saúde mental não é motivo de preconceito

Por falar em estresse e ansiedade, como está a sua saúde mental? Os homens são impactados da mesma forma que as mulheres, quando o assunto são transtornos que acometem o emocional. Estresse agudo, ansiedade e depressão, são tão recorrentes nesse público, quanto no feminino.

Porém, se já existe um preconceito para realização de consultas e exames físicos, quando o tópico é cuidados com a mente, a situação fica ainda pior. A questão é que, os problemas emocionais têm consequências graves sobre a saúde do homem como um todo.

Estresse e ansiedade, são fatores de risco para desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Depressão, se torna um terreno fértil para as condições inflamatórias e outras doenças crônicas.

A mente não é uma estrutura separada do resto do corpo. Ela tem tantos efeitos sobre a qualidade de vida e funcionamento biológico, quanto qualquer outra. Procure um terapeuta e de abertura para cuidar de si, os benefícios são inúmeros e sua saúde agradece.

Controle e elimine vícios e maus hábitos 

O tabagismo e o álcool são fatores de risco para o desenvolvimento de inúmeras doenças. Mas, ao mesmo tempo, são socialmente aceitos e até incentivados - especialmente nos grupos de amigos.

Esses vícios são inflamatórios e se tornam fatores de risco para diversas doenças. Câncer, cirrose, infarto e problemas renais, por exemplo, são apenas alguns deles. Especialmente para homens com predisposição para algumas condições.

Se você tem dificuldades com esses problemas, procure ajuda médica e compreenda quais fatores te levam a esses vícios.

Conte com a Belt para fortalecer sua saúde

Os homens têm necessidades especiais de nutrientes, para prevenir problemas e ajudar a fortalecer a saúde.

A Belt Nutrition tem linhas específicas para os cuidados com a saúde do homem. Confira nosso site e escolha a vitamina certa para você!



Produtos Relacionados