Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com hábitos mais saudáveis e em ter mais qualidade de vida. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, esse tema se tornou urgência, especialmente para fortalecer o corpo.

Muito se fala das vitaminas, porém, elas não brilham sozinhas não! Quando o assunto é saúde e equilíbrio no organismo, os minerais também são fundamentais para seu bom e correto funcionamento! Afinal, eles compõem 4% do corpo humano e interferem em todos os processos biológicos.

E, quando o assunto é imunidade, um deles se destaca: estamos falando do Zinco! Para entender melhor sobre ele, saber sobre os benefícios do zinco e onde encontrá-lo, chegou no material certo!

O que é zinco?

O zinco é um nutriente pertencente ao grupo dos sais minerais. Sozinho, ele atua em mais de 300 reações enzimáticas, em quase todas as partes do corpo. Dentre sua principal atuação, destacamos a sua efetividade na produção de células do sistema imunológico e, também, de hormônios importantes.

Como a maioria dos minerais, o corpo não consegue produzir esse nutriente por si só, dependendo 100% da absorção através da reposição. Por sua capacidade de atuar ao nível metabólico, ele se torna fundamental para a maximização de outros nutrientes no organismo.

Para que serve o zinco?

Ele é um nutriente que promove o funcionamento saudável de diversos órgãos e também sistemas, atuando a nível celular. Confira abaixo uma pequena lista das principais atuações desse mineral tão importante e que justificam a importância do zinco no corpo humano:

1. Auxilia na produção e absorção de diversos outros nutrientes

Ele é capaz de aumentar a disposição da vitamina D no sangue, o que maximiza a absorção do cálcio e sua fixação nos ossos. Dessa maneira, ajuda a combater a osteoporose e outros problemas decorrentes da falta do mineral.

Além disso, ajuda na produção e disponibilização de colágeno, nutriente fundamental para a saúde de pele e demais tecidos - como as cartilagens.

2 - Protege o sistema nervoso

Por atuar na produção de neurotransmissores, ele melhora diversos aspectos da saúde mental e cognitiva - ajudando a combater problemas como a depressão e a ansiedade. Agindo diretamente nas células, estimula as sinapses e melhora a reação neuronal.

Esse fator, por si só, já é capaz de prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer. Porém, além disso, o zinco ainda tem a capacidade de ser um poderoso antioxidante, que combate a degeneração e morte dos neurônios.

3 - Tem ação antioxidante 

Além do sistema nervoso, o zinco é um excelente antioxidante em diversas estruturas - especialmente no sistema cardiovascular e também, no combate a doenças como a diabetes. Além disso, por essa característica, ajuda na digestão, uma vez que combate a acidez excessiva e regula a produção do ácido clorídrico.

Por combater os radicais livres, ajuda a combater o envelhecimento precoce e seus efeitos oxidativos no corpo - especialmente no sangue. Isso pode evitar doenças crônicas que se aproveitam desse estado para se manifestarem.

4 - É o mineral que mais fortalece o sistema imunológico

Ele tem essa capacidade, porque age diretamente na glândula timo - que produz os linfócitos T. Essas são as células que ajudam na produção de anticorpos. Além disso, ele ainda consegue acelerar a regeneração dessas importantes estruturas.

Logo, a baixa presença do mineral, pode acarretar em problemas graves na defesa do corpo, uma vez que o organismo começa a perder sua capacidade de repor as células na velocidade necessária.

Principais benefícios do zinco:

Já deu para perceber o quanto esse mineral é importante para (quase) todos os processos metabólicos do corpo, não é mesmo? Então, a lista de benefícios justifica bem a reputação:

  1. Auxilia no processo de cicatrização, especialmente no pós-cirúrgico;
  2. Essencial para o crescimento e fortalecimento ósseo;
  3. Combate processos inflamatórios e oxidantes do corpo;
  4. Potencializa a imunidade e protege contra infecções;
  5. Ajuda na saúde do sistema nervoso;
  6. Melhora a memória, concentração e humor;
  7. Colabora com a boa digestão e aproveitamento de outros nutrientes.

Ufa, quantas vantagens um único nutriente possui, não é mesmo? Mas, será que é fácil saber quais são as principais fontes de zinco?

Onde encontrar zinco?

A alimentação é a melhor fonte para repor todo e qualquer nutriente. A partir dela, nosso corpo consegue absorver exatamente o que precisa e fazer os processos necessários para cada um deles. Sendo assim, é clichê falar, mas é preciso sempre reforçar: aposte em uma dieta saudável, equilibrada e com todos os grupos alimentares necessários. Confira abaixo uma lista das principais fontes do nutriente:

  • Origem animal: carne vermelha, fígado, peixe e ovos;
  • Dos legumes: Legumes: batata-doce, beterraba;
  • Vegetais: alface, cebola (especialmente a roxa) e brócolis;
  • Frutas, normalmente as mais ácidas são ricas no nutriente: abacaxi, morango, banana, maçã;
  • E, por último, a família das leguminosas: grão-de-bico, ervilha e feijão.

Porém, o seu corpo pode ter um aliado importante: o suplemento de zinco

Sabemos que nem sempre apenas a alimentação consegue repor os níveis do mineral. Isso ocorre por muitos motivos, desde uma deficiência alimentar, até restrições e sequelas pós-operatórias. Nesses casos, a suplementação entra como um reforço, para dar aquela ajuda no seu organismo.

Mas, suplemento é conversa séria e você precisa contar com o melhor produto para repor o seu zinco e deixar sua saúde em dia! Recomendamos o Belt Zinco, o suplemento certo para as suas necessidades diárias!

Nosso produto é desenvolvido com a melhor tecnologia e pensando sempre em como maximizar os efeitos dele no seu corpo. Nossa fórmula conta com o zinco quelato: ele é modificado para que se torne mais biodisponível, ou seja, diminua a interação e necessidade de conversão, aumentando sua absorção e eficiência. 

Combatendo doenças imunes e fortalecendo o seu sistema nervoso, a ciência ainda comprovou mais uma grande ajuda: ele combate os sintomas e complicações da temida diabetes. Incrível, não? Não deixe de acessar nosso site e conhecer o nosso produto!