Quais são os principais cuidados pós-bariátrica?

Quais são os principais cuidados pós-bariátrica?

A cirurgia bariátrica tem sido o principal método para os pacientes que desejam perder peso, mas não conseguem por uma série de razões. Normalmente, o método ainda é recomendado para evitar comorbidades que podem ser causadas pela obesidade, como é o caso dos problemas cardiovasculares ou diabetes. Contudo, assim que você viver essa etapa será preciso tomar alguns cuidados pós-bariátrica, sabia?

Após a cirurgia, existem medidas de curto, médio e longo prazo, que precisam ser praticadas para que o organismo se adapte às suas novas condições e, inclusive, o indivíduo consiga alcançar bons resultados sem comprometer a sua saúde.

A Belt Nutrition quer te acompanhar em todas as fases dessa realização. Por isso, vamos te contar quais são os passos que precisam ser seguidos, além de alguns truques para garantir mais tranquilidade e bem-estar. Vamos lá!

Como funciona o período pós-bariátrica?

Quando realizamos um procedimento cirúrgico, como a cirurgia bariátrica, é comum termos vontade de ver os resultados da intervenção rapidamente. Porém, todo paciente que passa por essa experiência deve ter em mente que este é um processo demorado.

Em média, essa recuperação leva de seis meses até um ano — período este, em que o indivíduo consegue perder até 40% do seu peso inicial. Nos primeiros 30 dias do pós-bariátrica, é comum sentir alguns incômodos, tais quais dores no abdômen, vômitos, náuseas e, até mesmo, diarreia.

Esses quadros podem se tornar mais intensos após as principais refeições, como o almoço ou o jantar. Para evitá-los, é essencial ter cautela com a alimentação e, inclusive, praticar alguns exercícios de respiração para se proteger contra complicações diversas — especialmente, as de cunho respiratório.

A cicatrização do estômago pós-bariátrica

No período pós-bariátrica, também é preciso ficar de olho na cicatrização. Independentemente da técnica utilizada pelo médico, a pessoa ficará com curativos na região do abdômen, que servem para proteger as incisões realizadas.

A recomendação, é que um enfermeiro capacitado consiga avaliar o local para assegurar que não há infecções. E assim que o procedimento completar uma semana, será necessário ir até o médico para trocar os curativos. Ao longo de todo esse período, evite ainda molhar a região. Se não, você aumentará as chances de infeccionar a cicatriz.

Assim que completar 15 dias da cirurgia bariátrica, lembre-se de retornar à consulta médica — desta vez, para remover os pontos ou agrafos. Se não quiser ficar com uma cicatriz muito marcada, um bom truque é passar um creme hidratante diariamente no local do corte.

O estômago também levará um tempo até conseguir se cicatrizar bem. De acordo com os especialistas, o órgão demora quatro semanas para se recuperar 90% — desde que as recomendações de alimentação e repouso sejam seguidas à risca.

Tempo de repouso pós-bariátrica

Como falamos, o processo de recuperação da cirurgia bariátrica pode durar até 1 ano. Porém, a boa notícia é que logo nos primeiros 30 dias, o indivíduo já estará autorizado a sair do estado de repouso e começar a realizar atividades físicas de leve intensidade. Esse hábito ajudará a fazer com que o organismo se recupere e queime as calorias mais rapidamente.

Considere subir escadas ou fazer caminhadas curtas. Tal prática é ótima para minimizar as chances de trombose e permite que o intestino funcione melhor. Aqui, as atividades que envolvem pegar peso ou fazer abdominais devem ser deixadas somente para após 45 dias da cirurgia,ou quando a equipe médica liberar

Fora isso, os médicos indicam que o paciente fique longe do trabalho por, aproximadamente, duas semanas. Também é após esse período que ele estará liberado fazer algumas tarefas típicas do dia a dia, como dirigir ou cozinhar.

Cardápio pós-bariátrica

No pós operatório imediato é permitido somente dieta líquida,esse cuidado deverá ser realizado a cada 20 ou 30 minutos, sempre em poucas quantidades para não comprometer o estômago, ou conforme orientação da equipe médica

Geralmente após 20 dias é que a pessoa começa a tolerar os alimentos de consistência pastosa. Exemplos disso, são os cremes ou caldos. E ao completar um mês do procedimento, será possível começar o consumo de alimentos sólidos, ou claro, de acordo com a recomendação do cirurgião e equipe. É válido lembrar que toda essa adaptação deve ser feita com o acompanhamento de um nutricionista ou médico endocrinologista.

Não podemos deixar de ressaltar que a ingestão dos sólidos precisa acontecer gradativamente. Ou seja: nada de sair por aí comendo o que bem entender. O mais comum, é que o cardápio do paciente só “volte ao normal”, de fato, depois de três meses da cirurgia.

Vitamina pós-bariátrica

Todos os pacientes que passam por esse tipo de cirurgia são indicados a fazer a reposição vitamínica. Em outras palavras, você terá que utilizar um bom multivitamínico pós-bariátrica.

Tal ingestão pode ocorrer entre a terceira ou quarta semana após o procedimento cirúrgico, junto com o início da alimentação pastosa. 

Temos diferentes componentes recomendados para esse período — e os mais comuns são as vitaminas do complexo B, o cálcio e a vitamina D.

Mas não é só isso. Existe mais um quadro constante e que pode ser ignorado por muitas pessoas. No período pós-bariátrica, algumas mulheres apresentam um fluxo menstrual mais intenso. Nessas situações, fazer uma reposição de ferro é imprescindível para evitar complicações de saúde futuras. E a anemia é apenas uma delas.

Por fim, a longo prazo é fundamental que o paciente continue seguindo hábitos saudáveis. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e um acompanhamento prolongado com uma equipe responsável e multidisciplinar são bons exemplos.

Viu só? Esperamos que este post complexo tenha te ajudado a entender como funciona o tempo de recuperação pós-bariátrica e os passos que devem ser tomados para tornar esse momento mais leve e seguro. Não deixe de seguir essas indicações e, sempre que possível, ficar em contato com um médico de sua confiança.

polivitaminicos belt nutrition

E caso não saiba onde comprar suplementos de referência, aproveite para visitar a loja virtual da Belt Nutrition e conferir o nosso portfólio de produtos. Garantimos que eles ajudarão você a ter mais saúde, disposição e bem-estar!



Produtos Relacionados