Quais são as sequelas da cirurgia bariátrica?

Quais são as sequelas da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como redução do estômago, é um procedimento voltado para o tratamento de problemas relacionados com o excesso de peso corporal.

Embora traga ganhos positivos para saúde do corpo e da mente da pessoa operada, essa cirurgia também pode causar diversas sequelas, mas pouco se fala sobre isso. Por esse motivo, iremos abordar tudo que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica no decorrer deste artigo.

Acompanhe a leitura para saber o que é a cirurgia bariátrica, quais são os efeitos colaterais após a cirurgia, bem como as possíveis sequelas desse procedimento e como lidar com elas.

Existem sequelas na cirurgia bariátrica?

A bariátrica é complexa e pode ter complicações e sequelas, sobretudo por modificar a fisiologia do paciente. Sendo assim, confira agora qual pode ser o lado ruim da bariátrica.

Deficiência nutricional

O corpo humano precisa de nutrientes que são obtidos através da alimentação. Como a bariátrica pode diminuir consideravelmente a ingestão alimentar e/ou interferir na absorção de nutrientes, é extremamente importante ter cuidado com possíveis deficiências nutricionais. 

Alguns nutrientes merecem atenção especial em relação a isso, devido à forma e o local onde são absorvidos, além disso, o tipo de técnica utilizada também aumenta as chances de deficiências nutricionais.

Embora o bypass gástrico seja o procedimento mais utilizado e mais eficaz, já existem estudos mostrando que há maior deficiência de nutrientes nos pacientes submetidos a essa cirurgia em comparação com outras técnicas. 

Ferro

O ferro é um mineral responsável por diversas funções no organismo e sua carência pode levar à anemia. No caso das mulheres isso merece atenção ainda maior, pois durante o período menstrual há perda desse nutriente.

A necessidade de maior atenção em relação ao ferro é porque esse nutriente precisa de um ambiente ácido para ser transformado em uma forma mais fácil de ser absorvida e isso geralmente ocorre no estômago. 

Vitamina B12

A vitamina B12 (cobalamina) é importante para o sistema nervoso e sua deficiência pode causar problemas cerebrais. Há também um tipo de anemia causada pela carência de cobalamina chamada anemia perniciosa. 

No estômago existe uma proteína chamada fator intrínseco que é responsável por facilitar a absorção de vitamina B12, mas as pessoas que fazem cirurgia bariátrica deixam de ter essa proteína ou têm em quantidade menor que o necessário.

Cálcio

O cálcio é um mineral fundamental para a saúde óssea e também faz parte de outros processos no organismo. Sua deficiência aumenta o risco de osteoporose e fraturas. 

Esse nutriente, assim como o ferro, precisa de um meio ácido como o do estômago para facilitar sua absorção. Logo, pessoas que passam pela cirurgia bariátrica podem ter deficiência de cálcio devido à dificuldade em absorvê-lo. 

Vitamina D

A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio. Embora seja uma vitamina obtida a partir da exposição aos raios solares, também é possível ingerir a vitamina D através dos alimentos. 

O local de absorção dessa vitamina é o intestino delgado e, como vimos, na técnica de by-pass gástrico, que é a mais utilizada, uma parte do intestino deixa de ser utilizada, desse modo, há maior risco de deficiência de vitamina D. 

Possíveis perda de memória e concentração

Lembra que mencionamos que a deficiência de vitamina B12 pode causar problemas cerebrais? Mas não é só ela, outras vitaminas do complexo B como a tiamina e a piridoxina são importantes para o sistema nervoso e pacientes que fazem a bariátrica podem apresentar deficiências.

Problemas como cansaço, perda de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica foram observados em artigos e possuem relação com a deficiência de vitaminas.

Efeitos colaterais após a cirurgia

Atualmente já existem estudos científicos mostrando que podem ocorrer algumas complicações após a bariátrica, as mais comuns:

A fístula, que é uma conexão anormal entre órgãos ou estruturas diferentes, por exemplo, quando uma veia se liga a uma artéria. Em pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica isso pode causar a embolia pulmonar e levar a dificuldades para respirar.

O sangramento gastrointestinal também pode acontecer, assim como reconstrução incorreta da alça de Roux no caso do by-pass, além de obstrução intestinal, diarreia, vômitos, infecções e estenoses (estreitamento de um canal, pode acontecer em artérias, por exemplo). 

Como lidar com as sequelas da bariátrica?

A cirurgia bariátrica pode ajudar muito na perda de peso e com isso melhorar a qualidade de vida, mas é um procedimento que merece cuidado redobrado, sobretudo após a cirurgia.

É importante contar com o acompanhamento profissional com médico, nutricionista e psicólogo para lidar com as sequelas metabólicas, nutricionais e  psicológicas.

Nesse sentido, como vimos no decorrer deste artigo, a cirurgia bariátrica está diretamente relacionada com a ingestão e absorção de nutrientes, por esse motivo, a suplementação é recomendada pela Abeso

De acordo com a Abeso, a suplementação de polivitamínicos e minerais deve ser mantida pelo resto da vida após a cirurgia de redução do estômago. A Abeso destaca a importância dos seguintes nutrientes: ferro, cálcio, vitamina D, zinco e vitaminas do complexo B.

Dada a importância dos nutrientes para a manutenção do estado nutricional, principalmente depois de uma intervenção cirúrgica, saiba que na Belt Nutrition você encontra os melhores suplementos, inclusive uma linha voltada especificamente para bariátricos

Nossa linha conta com o Belt+23 Bariatric PLUS Multivitamínico e Multimineral, cuja formulação foi elaborada a partir das evidências de que pacientes bariátricos têm a absorção de diversos nutrientes prejudicada. Por isso, é o produto ideal para essa situação. 

Por fim, cabe destacar que os cuidados em relação às sequelas da cirurgia bariátrica devem começar no período pré-operatório, no intuito de fortalecer o sistema imunológico e garantir a quantidade adequada de nutrientes no organismo para que o procedimento possa ser feito.

Portanto, você já deve pensar nas sequelas antes mesmo da cirurgia, essa é a melhor maneira de evitar desfechos negativos e garantir o sucesso do procedimento.

Você pode contar com nossos produtos tanto no pré, quanto no período pós-operatório, conforme as orientações do seu médico e nutricionista.

Alguns dados sobre a obesidade no Brasil

Antes de entrarmos de forma mais detalhada no tema da cirurgia bariátrica, que tal entender brevemente por que essa intervenção vem sendo tão utilizada nos últimos anos? 

De acordo com dados da pesquisa Vigitel de 2019, realizada através de um inquérito telefônico, o percentual de pessoas obesas no Brasil em 2019 era de 20,3%. 

Para você ter noção da gravidade desse número, em 2006 o percentual de obesos no país era de 11,8%, ou seja, 72% a menos. 

Como os números indicam, a obesidade é um problema de saúde pública no mundo e também no Brasil, uma vez que o excesso de gordura corporal favorece uma série de alterações e o surgimento de diversas doenças.

Entre os problemas de saúde mais associados à obesidade estão a diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença renal crônica, além do aumento nas chances de fraturas, problemas respiratórios e dislipidemia (alterações nos níveis de colesterol e triglicérides). 

Isto posto, podemos compreender que estratégias para redução do peso corporal são extremamente importantes, chegando à necessidade de intervenções cirúrgicas como é o caso da cirurgia bariátrica. 

O que é cirurgia bariátrica?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a cirurgia bariátrica é um procedimento que conta com um conjunto de técnicas comprovadas cientificamente, voltadas para a diminuição do estômago em pessoas com obesidade grave.

Tal cirurgia também tem sido indicada para pessoas obesas com doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal ou doenças que podem ser agravadas pela obesidade. 

Geralmente o procedimento é recomendado quando as estratégias convencionais para perda de peso (atividade física, modificações na dieta e até mesmo uso de medicamentos) não têm mais efeito.

Caso essas alternativas para perda de peso tenham falhado, são avaliados diversos critérios, entre eles a idade do paciente, o índice de massa corporal (IMC) e a presença de outras doenças; a partir daí surge a possibilidade de ser feita a cirurgia para redução do estômago.

Os critérios para indicação da cirurgia bariátrica, conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) são idade maior que 18 anos e menor que 65 anos, IMC maior que 40 pontos ou maior que 35 associado a presença de doenças como diabete e hipertensão.  

Tipos de cirurgia bariátrica

Atualmente são utilizados três tipos de cirurgia bariátrica e elas se diferenciam pela forma de funcionamento no organismo. 

Esses procedimentos podem ser feitos por videolaparoscopia, robótica, por abordagem aberta e no momento está em estudo a realização por procedimento endoscópico. 

Os diferentes tipos de bariátrica se dividem em métodos restritivos e dissabsortivos, mas há também as cirurgias mistas. Confira a seguir como é feita a bariátrica.

Os métodos restritivos, como o nome sugere, reduzem a capacidade do estômago, por isso o indivíduo passa a ingerir uma quantidade menor de alimentos. Além disso, esses métodos promovem a saciedade e reduzem a fome.

Os métodos dissabsortivos, por sua vez, modificam pouco o tamanho e a capacidade do estômago, mas interferem na absorção dos nutrientes, que ocorre no intestino. Consequentemente, a menor absorção leva ao emagrecimento. 

As cirurgias mistas apresentam os melhores resultados e são as mais realizadas no Brasil e ao redor do mundo. Basicamente é uma técnica de redução de estômago combinada com uma menor absorção dos nutrientes. 

Anel gástrico

A técnica do anel gástrico, também conhecida como banda gástrica, é um procedimento restritivo e atualmente é pouco utilizado, representando apenas 1% das cirurgias bariátricas realizadas no Brasil. 

Neste procedimento, é instalado um anel inflável e ajustável de silicone no estômago, que aperta o órgão, desse modo é possível controlar o esvaziamento do estômago. O emagrecimento após o uso de anel gástrico corresponde a cerca de 50% do excesso de peso.

Embora seja uma técnica segura e eficaz para a perda de peso, a presença do anel pode causar problemas e complicações na região abdominal. 

Bypass gástrico

O bypass, ou gastroplastia com desvio intestinal em Y de Roux, é a técnica mais utilizada no Brasil atualmente, devido à sua eficácia e segurança, sendo responsável por 75% das cirurgias bariátricas feitas no país. 

O bypass é uma técnica mista, na qual é feito o grampeamento de uma parte do estômago, que diminui o espaço para os alimentos. 

Além disso, é feito um desvio do intestino inicial, que resulta no aumento dos hormônios que promovem a saciedade e reduzem a fome.

A combinação de menor ingestão de alimentos e maior saciedade é responsável pelo emagrecimento, por isso o sucesso do procedimento, capaz de promover a perda de até 70% do excesso de peso.

Uma curiosidade: a costura do intestino que é desviado fica em formato semelhante à letra Y e Roux é o sobrenome do médico que criou a técnica, por isso o nome Y de Roux. 

Gastrectomia vertical

Também chamada de Sleeve, essa cirurgia faz parte dos métodos restritivos, pois o estômago é transformado em um tubo, cuja capacidade passa a ser de apenas 80 a 100 ml. Nesse caso não são feitas alterações no intestino. 

Para você ter noção da diferença, a capacidade normal do estômago é em torno de 1 litro durante as refeições, pois ele se expande para caber uma quantidade maior de alimentos e pode chegar até 4 litros.

Normalmente a gastrectomia vertical é indicada para os pacientes que apresentam um quadro de obesidade menos grave. Seu uso vem crescendo bastante nos últimos anos, mas ainda é menos recomendado que o bypass.

É possível fazer cirurgia bariátrica pelo SUS?

Com o crescimento elevado da obesidade e o aumento de doenças relacionadas a ela, a bariátrica pelo SUS é um dos procedimentos mais procurados pela população. 

Porém, os pacientes precisam atender aos requisitos obrigatórios e o tempo entre a avaliação e o surgimento de uma vaga para realização da cirurgia pode demorar bastante.

Na rede privada, o preço de uma cirurgia bariátrica é em torno de 40 mil reais, mas isso varia bastante. Ademais, são necessários diversos exames antes do procedimento, cujos valores diferem, então o gasto total é bastante variável.

Conclusão

Agora que você possui as informações essenciais sobre a cirurgia bariátrica, pode avaliar melhor os prós e contras desse procedimento e ter maior consciência ao optar por ele ou não. 

Se o conteúdo foi útil para você, saiba que temos outros artigos aqui no blog voltados para a alimentação e sua relação com a saúde, então continue nos acompanhando.

Não deixe de conferir nosso catálogo de produtos, todos formulados no intuito de melhorar a saúde e promover praticidade e maior qualidade de vida para você.

polivitaminicos belt nutrition



Produtos Relacionados